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Boletim Informativo do

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Apresentação em tema: "Boletim Informativo do"— Transcrição da apresentação:

1 Boletim Informativo do
ABRIL 2010 Boletim Informativo do Curso de Odontologia A acadêmica Kelly Rodrigues do 4°ano da UEM apresentou no “23º Congresso Odontológico de Bauru (COB) – Profª Drª Maria Fidela de Lima Navarro”, nas dependências da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), o Trabalho: Uma nova alternativa de selamento coronário no clareamento dental interno". Disputou com 11 trabalhos e ganhou menção honrosa em 1°lugar. A acadêmica foi orientada pelo prof. Dr. Carlos Alberto Herrero de Morais. O evento ocorreu no período de 19 a 22 de maio de 2010 em Bauru - SP.

2 Boletim Informativo do Curso de Odontologia
MAIO 2010 Boletim Informativo do Curso de Odontologia No dia 12 de maio de 2010, no período da manhã, aconteceu no DOD a terceira reunião do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH). Na ocasião, foram discutidas diversas propostas visando melhorar: - O atendimento ao usuário - A relações humanas - O ambiente de trabalho - A valorização dos trabalhadores O GTH do DOD constitui uma iniciativa pioneira na área de Odontologia, além de ser um importante espaço para diagnosticar as dificuldades vivenciadas no cotidiano de nosso trabalho e planejar metas resolutivas. Toda a comunidade DOD/COD está convidada a participar do próximo encontro que ocorrerá no dia 02 de Junho de 2010 das 8:00 às 10:00hrs em nosso Departamento.

3 Boletim Informativo do
JUNHO 2010 Boletim Informativo do Curso de Odontologia Evento do PET-Saúde Maringá e PET-Enfermagem Os participantes do Programa de Educação para o trabalho em Saúde (PET-Saúde) promovido e do Programa de Educação Tutorial da Enfermagem (PET- Enfermagem) da UEM promoveram um curso de extensão no segundo semestre de 2009, intitulado “A construção de uma práxis interdisciplinar em saúde”. Este curso reuniu 104 participantes, incluindo acadêmicos, docentes e servidores públicos e teve como objetivo a reflexão e a discussão a respeito das lacunas existentes na graduação tendo como base a realidade vivenciada pelo profissional atuante no serviço público, utilizando a estratégia de mesa redonda. Foram realizados cinco encontros entre os meses de setembro a novembro de 2009, com exposições da grade curricular pelos alunos dos cursos participantes do PET-Saúde (medicina, enfermagem, farmácia, educação física, odontologia e psicologia), apresentações da realidade da unidade básica Pinheiros, expostas pelos servidores e por fim, o último encontro que teve como finalidade confeccionar uma carta aberta à Maringá expondo as questões levantadas no decorrer do curso. O evento também serviu de base para a construção futura de um material de apoio à coordenação pedagógica dos cursos de saúde e aprovou o indicativo da reedição do curso em A Profa. Mitsue Hayacibara e o Prof. André Gasparetto participaram dos encontros como tutores dos alunos da Odontologia dos municípios de Maringá e Marialva, respectivamente. A seguir encontra-se a carta elaborada no quinto encontro.

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JUNHO 2010 Boletim Informativo do Curso de Odontologia “Nós, alunos do Programa de Educação Tutorial (Pet-Enfermagem), do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (Pet-Saúde), trabalhadores e professores, defensores do Sistema Único de Saúde (SUS), envolvidos com a formação e prestação de serviços de saúde à população, reunidos no I Curso de Extensão - “A construção de uma práxis interdisciplinar em saúde” - publicamente manifestamos que: As discussões realizadas entre os meses de julho a novembro indicaram que um dos problemas mais comuns encontrados é a dissonância entre a formação acadêmica e as reais necessidades de saúde da população e dos serviços de saúde; A atenção básica (AB) é apresentada aos alunos de graduação, majoritariamente, nas séries finais dos diferentes cursos da saúde, sendo seus conteúdos tratados perifericamente, sem o entendimento da essencialidade deste nível assistencial; Os profissionais, em geral, ainda apresentam dificuldades para atuar em equipe multiprofissional, dominam parcialmente os instrumentos necessários para a gestão do cuidado e atuam de forma limitada na promoção da saúde, entre outros, por deficiência na formação, que ainda privilegia a atenção curativa. Frente a isso e ao fato da população ser usuária do SUS e este constituir-se como importante campo de trabalho, consideramos que: É necessária a ampliação do diálogo entre os diversos atores (alunos, docentes, profissionais, comunidade, gestores) envolvidos na formação dos profissionais da saúde,bem como a criação de colegiados de gestão dos diferentes serviços

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JUNHO 2010 Boletim Informativo do Curso de Odontologia As alterações curriculares devem visar à permanência e vivencia dos alunos, elevando a sua participação, de acordo com os níveis da assistência, quer na baixa, media e alta complexidade, estimulando o trabalho em equipe multiprofissional; Os recursos e postos de trabalho devem ser melhor distribuídos, institucional e regionalmente, e os serviços de qualidade disponíveis a toda a população, desde a AB até a mais alta complexidade; A AB não pode ser confundida com atenção primitiva, ou seja, atenção de baixa qualidade para pessoas de baixo poder aquisitivo; É urgente e necessária a mobilização de todos, para juntos batalhar pela formação dos profissionais de saúde e pela oferta de serviços capacitados para o enfrentamento dos reais problemas de saúde da população. Maringá, 28 de novembro de 2009”.


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