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Vanessa do Carmo Dias Lorena
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Melhoria da atenção à saúde bucal de escolares de 6 a 12 anos das escolas da área de abrangência da UBS Vila Penteado São Paulo/SP Vanessa do Carmo Dias Lorena Orientadora: Claudiane Mahl Natal – Junho 2014
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Os estabelecimentos municipais
São Paulo - SP Mais de 11 milhões de habitantes 70% utilizam os serviços de estabelecimentos vinculados ao SUS Os estabelecimentos municipais 19 Hospitais 16 Unidades de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro 439 Unidades Básicas de Saúde Serviço especializado em DST/ AIDS e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
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UBS Vila Penteado 7 equipes de saúde da família
3 equipes de saúde bucal 1 equipe NASF Grupo da melhor idade: Alongamento, Dança e Caminhada Grupo de artesanato Grupo de reeducação alimentar Aurículo Terapia Terapia comunitária Horta comunitária
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Principais problemas de saúde bucal em saúde pública
Câncer bucal, fendas ou fissuras lábio palatinas, doenças peridontais e a cárie dentária. Estudos epidemiológicos realizados entre 1998 e 2002: Alta prevalência de cárie no passado x doença periodontal: adultos mutilados. Estratégia: ações coletivas e individuais para redução do índice CPO-D aos 12 anos
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Objetivo Melhorar a atenção à saúde bucal de crianças de 6 a 12 anos das escolas da área de abrangência da UBS Vila Penteado – São Paulo/ SP
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Objetivo Específicos Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Melhorar registro das informações Promover a saúde bucal dos escolares
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Metodologia Termo de Consentimento Ficha espelho e Odontograma
Planilhas de coleta de dados Planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações (OMIA) Triagem de risco e orientações para cárie Escovação supervisionada com flúor Higienização e Nutrição Tratamento clínico
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Objetivos Metas Resultados
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1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares 1. 1
1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares 1.1. Finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 10% dos escolares de seis a 12 anos de idade das escolas Atingimos 99,5% dos escolares cadastrados na intervenção. Indicador sem referências anteriores.
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1.2. Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico para 10% dos escolares Primeira consulta em 100% dos alunos
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1.3. Realizar primeira consulta odontológica em 90% dos escolares classificados como alto risco para doenças bucais 95% de escolares avaliados
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2. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal 2. 1
2. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal 2.1. Fazer busca ativa de 60% dos escolares com primeira consulta programática faltosos às consultas Realizamos a busca ativa de 100% dos escolares
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3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal 3. 1
3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal 3.1. Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 90% dos escolares Escovação supervisionada em 99,5%
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3.2. Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental em 90% dos escolares de alto risco para doenças bucais Aplicação realizada em 97,5%
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3.3. Concluir o tratamento dentário em 50% dos escolares com primeira consulta odontológica Concluímos 86,7% dos tratamentos iniciados a partir da intervenção
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4. Melhorar registro das informações Mantivemos durante a intervenção 100% dos registros atualizados
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5. Promover a saúde bucal dos escolares 5. 1
5. Promover a saúde bucal dos escolares 5.1. Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares Orientamos 99,5% dos escolares
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5.2. Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% dos escolares Orientamos 99,5% dos escolares
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5.3. Fornecer orientações nutricionais para 100% dos escolares Orientamos 99,5% dos escolares
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Discussão Integração entre equipes
Vínculo entre as secretarias da educação e da saúde Ações planejadas e sistematizadas Redução dos índices de cárie da população de 6 a 12 anos
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Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem
Afastar-se da zona de conforto Atenção ao planejamento e execução das atividades Diferenças e divergências de opiniões Transformação
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Até breve!
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