A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 04 ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES DA UNIDADE DE SAÚDE VILA RAMOS NO MUNICÍPIO DE FREGUESIA DO Ó-SP Tatiana Escabia Rodrigues Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno

2 Introdução O papel da Atenção Primária à Saúde
O Programa de Saúde Bucal A importância da intervenção

3 Introdução O município: Localização: Freguesia do Ó – Zona Norte de SP
População: habitantes A Atenção Primária no município: UBS Vila Ramos - PSF

4 Introdução A UBS Vila Ramos
Localizada na Freguesia do Ó – zona norte de SP com uma população de habitantes em nossa área de abrangência, sendo homens e mulheres. Esta UBS trabalha no modelo de Atenção da Saúde da Família, sendo composta de 5 ESF e 1 ESB . Contamos com o apoio de um CEO de dois PS com atendimento bucomaxilofacial e um com atendimento odontológico básico 24h.

5 Introdução Antes da intervenção a situação era de uma frequência de atendimentos de urgência em escolares. Havia o trabalho com escolares mas sem riqueza de registros, Faltava vínculo maior com a escola, não havia capacitação dos profissionais em saúde bucal há 3 anos.

6 Objetivos Objetivo Geral: Objetivos Específicos:
Qualificar a atenção à saúde bucal dos alunos da Escola Pedro Américo da área de abrangência da UBS Vila Ramos. Objetivos Específicos: 1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares da escola EMEF Pedro Américo de 6 a 12 anos de idade matriculados nesta Escola de abrangência de nossa UBS; 2. Melhorar a adesão ao atendimento em Saúde Bucal do Escolar ; 3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares e ampliar o atendimento dos que necessitam; 4. Melhorar registro das informações dos escolares; 5. Promover a saúde bucal dos escolares e seus responsáveis além dos professores das escolas; 6. Mapear os riscos de saúde bucal destes escolares afim de identificar risco para problemas de saúde bucal.

7 Metodologia – Ações realizadas
Capacitação dos profissionais ACS/ESF/ESB – distribuir atribuições Cadastramento dos escolares de 6 a 12 anos Realização da avaliação de risco odontológico dos escolares. Convocação a primeira consulta odontológica. Realização das primeiras consultas. Alimentação das planilhas de controle das crianças. Levantamento e busca ativa dos faltosos.

8 Metodologia – Ações realizadas
Participação em grupos de crianças na UBS e na nossa Área de abrangência. Realização de escovação supervisionada a todos. Realização da ATF em escova dental nos escolares classificados como alto risco. A conclusão de tratamentos ou encaminhamento para o CEO dependendo da necessidade observada.

9

10

11 Logística A capacitação dos profissionais foi realizada pela CD.
Utilizamos uma ficha espelho além dos odontogramas anexado em prontuário. Utilizamos a lista de presença para auxilio da anotações dos riscos a princípio. Nossa agenda as quartas nos ajudou a contabilizar os faltosos. O rastreamento de risco foi realizado com a CD/ ASB/ ACS. Em todas as atividades houve entrega de kit de higiene dental distribuídas pelo gestor municipal.

12 Logística O agendamento é realizado pela TSB/ASB e entregue às professoras de cada turma. Os grupos na UBS contaram com a participação da TSB/ ASB e ACS e os grupos na área foram realizados pela ASB e ACS. As ações coletivas nas escolas tiveram a participação da TSB e ACS. Levantamento dos faltosos realizado pela ASB. Busca ativa realizada por todos os profissionais da ESF, mas principalmente pelos ACS. O atendimento da CD aos escolares ocorreu as quartas feiras- meio período.

13 Proporção de escolares examinados na escola
Resultados Meta 1: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 50% dos escolares de 6 a 12 anos de idade das escolas da área de abrangência. Proporção de escolares examinados na escola Dos 525 alunos pertencentes à escola, obteve-se um total de 459 avaliações

14 Resultados Meta 2: Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 70% dos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Proporção de escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde com primeira consulta odontológica. De 459 crianças , 411 tiveram sua primeira consulta odontológica realizada.

15 Resultados Meta 3: Realizar primeira consulta odontológica em 80% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais. Proporção de escolares de alto risco com primeira consulta odontológica Dentre os 186 escolares de alto risco para doenças bucais, 145 receberam a primeira consulta.

16 Resultados Meta 4: Fazer busca ativa de 50% dos escolares da área, com primeira consulta programática, faltosos às consultas. Proporção de buscas realizadas aos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde. De um total de 67 alunos faltosos às consultas, todos receberam busca ativa.

17 Resultados Meta 5: Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 80% dos escolares. Proporção de escolares com escovação dental supervisionada com creme dental Do total de 525 crianças cadastradas 459 tiveram a escovação supervisionada realizada.

18 Resultados Meta 6: Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental em 80% dos escolares de alto risco para doenças bucais. Proporção de escolares de alto risco com aplicação de gel fluoretado com escova dental. Das 186 crianças classificadas como alto risco, 160 participaram da aplicação tópica de flúor

19 Resultados Meta 7: Concluir o tratamento dentário em 50% dos escolares com primeira consulta odontológica. Proporção de escolares com tratamento dentário concluído De 411 tratamentos iniciados, 358 foram concluídos.

20 Resultados Meta 8: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares da área. Proporção de escolares com registro atualizado Das 411 crianças atendidas todas tiveram seus registros realizados.

21 Das 525 crianças pertencentes à escola, 459 receberam as orientações.
Resultados Metas 9, 10 e 11: Fornecer orientações sobre higiene bucal, cárie dentária e nutrição para 80% dos escolares. Proporções de escolares que receberam orientações sobre higiene bucal, cárie dentária e nutricionais. Das 525 crianças pertencentes à escola, 459 receberam as orientações.

22 Discussão A importância da intervenção para ESB foi de crescimento profissional e a participação na mudança de um futuro em saúde bucal desta comunidade. Para a odontologia, houve a criação de um vínculo maior com os demais profissionais e o apoio na concretização do projeto, o qual foi fundamental e fez toda diferença. A comunidade pôde ter acesso maior a informação e ao setor odontológico , com direito a tratamento para os casos necessários.

23 Discussão A intervenção foi bem vinda a nossa rotina de trabalho e bem aceita pela população a partir do momento que era explicado o projeto aos demais usuários e aos atendimentos de urgência. As mudanças que faria seriam algumas modificações em planilhas e dar início ao trabalho no começo de cada ano escolar, assim teremos o levantamento fechado anualmente e um maior tempo/prazo para sua realização .

24 Reflexão Crítica As expectativas iniciais em relação ao curso e todo o trabalho foram superadas. Não imaginava poder concluir este trabalho e nem alcançar as metas, fazer as anotações e preenchimentos das planilhas. Para minha profissão o curso foi de grande aprendizado , experiência e crescimento a cada caso que era solucionado. Além da gratificação dos meus pacientes que para mim é de grande valia. Para o projeto cada etapa do curso foi essencial e fez toda diferença para que o mesmo fosse realizado com qualidade. O mais relevante em todo curso para mim foram, os casos clínicos e estudos da pratica clínica. Onde havia dificuldade era onde íamos nos aprofundar e melhorar nossos conhecimentos.

25 Referencias BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n.17. Saúde Bucal. 2008 BRASIL. Portaria N.º 267, de 06 de março de Anexo I. Plano de reorganização das ações de saúde bucal na Atenção Básica. Seção 1, pagina 67. Disponível em : < Acesso 16 de abril 2014. BRASIL. Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Coordenação de desenvolvimento de Programas e Políticas de saúde- CODEPPS - Área Técnica DE Saúde Bucal. São Paulo Disponível em: < Acesso em 16 de abril 2014.

26 OBRIGADA!

27 Equipe de Saúde Bucal da UBS Vila Ramos


Carregar ppt "Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google