A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferentes Modalidades do Trabalho Científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferentes Modalidades do Trabalho Científico"— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes Modalidades do Trabalho Científico
Prof. Ms. Patricia T. Soler

2 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Monografia é uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente escrito por apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto científico.

3 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de uma investigação pouco complexa e sobre tema único e bem delimitado. Raramente a monografia é elaborada com base em pesquisa original ou apresenta resultado de estudo experimental.

4 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Normalmente é estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa geralmente à obtenção do título de bacharel ou especialista, sendo usada ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.

5 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Em geral é produção de cerca de 60 páginas, variando pouco esse número. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente.

6 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
É desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. Raramente tem defesa pública. Dicionário Aurélio: monografia é um estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito.

7 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Graduação Monografia Mestrado Dissertação Doutorado Tese Tecnólogo Artigo Humberto Eco: uma monografia se refere a textos de trinta a duzentas páginas redigidos durante uma disciplina ou curso por uma ou várias pessoas, sobre um tema referido aos estudos nos quais deve se aprofundar.

8 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A monografia: é construída a partir de inúmeras regras. essas regras visam basicamente o melhor tratamento da ideia ou assunto tratado. e ainda homogeneidade em relação à metodologia utilizada para sua criação. se baseia a partir de fatos ou ainda conceitos, devendo-se fundamentar o assunto de modo a que se obtenha uma coerência e relevância científica ou filosófica.

9 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Necessita ser elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, que irão fundamentá-la. ou ainda a partir de resultados práticos de pesquisa científica. Apresenta: elementos textuais: são elementos do trabalho científico, propriamente dito. elementos não-textuais: Capa, folha de rosto, dedicatória, resumo, sumário... (ABNT)

10 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O corpo do texto pode ser dividido em três partes: Introdução Desenvolvimento Conclusão.

11 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A Introdução: é a indicação dos objetivos ou problema (hipótese, delimitação ou contextualização da área de estudo), a identificação das disciplinas científicas afins ou os sistemas teóricos no qual se enquadram os objetivos problema da monografia. A justificativa especialmente aspectos éticos e relevância do tema pesquisado devem ser mencionados.

12 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Desenvolvimento: É a parte mais relevante do estudo. Deve ser dividido em tópicos. Geralmente consiste numa revisão de literatura sem a pretensão de chegar ao estado da arte no tema. Bases de dados eletrônicas: Medline Embase Lilacs Cochrane Controlled Trials Database SciSearch.

13 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Desenvolvimento: O TCC, ao contrário da tese de Doutorado, não exige uma descrição detalhada do desenho ou estratégia de investigação e identificação de variáveis. Limita-se a algumas notas metodológicas.

14 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
deve necessariamente remeter-se a idéia principal, recapitulando os diversos tópicos do desenvolvimento. Pode incluir recomendações quanto a lida com o objeto de estudo e sugerir novos estudos.

15 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Monografia é um documento técnico-científico, que, expõe a reconstrução racional e lógica de um único tema. Sua qualidade é evidenciada pela originalidade e pela criatividade mostrada pelo aultor quando expõe sua leitura e interpretação do conteúdo tematizado (MARTINS; LINTZ, 2000).

16 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Tipos: Monografia de Copilação Monografia de Pesquisa à campo.

17 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Monografia de Copilação: Trabalho de copilação: consiste na exposição do pensamento de vários autores que escreveram sobre o tema escolhido. O estudante necessita demonstrar que examinou o maior numero possível de obras publicadas sobre o assunto versado, sendo capaz de organizar as várias opiniões, antepo-las logicamente quando antagônicas, harmonizar os pontos de vista existentes na mesma direção.

18 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Monografia de Copilação: O aluno deverá ainda ser capaz de apresentar um panorama das várias posições, de maneira clara e didática. Deve também dar sua opinião sobre os pontos relevantes, bem como suas conclusões.

19 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Monografia de Pesquisa a Campo: É uma pesquisa empírica. Realiza-se pela observação que o aluno faz dos fatos ou da indagação concreta das pessoas envolvidas e interessadas no tema de estudo. Tipos: Amostral Estudo de caso.

20 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Roteiro: Pré-textual: Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos Epígrafe (opcional) Resumo ...

21 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Roteiro: Pré-textual: ... Lista de figuras (se houver) Lista de tabelas (se houver) Lista de siglas (se houver) Sumário

22 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Textual: Introdução Desenvolvimento Conclusão Pós-textual: Referências Bibliográficas: Glossário (opcional) Apêndices ou anexos Índice (opcional)

23 Artigo Científico É um relato analítico de informações atualizadas sobre um tema de interesse para determinada especificidade. É o resultado de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa, podendo ser através de um projeto de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão. Seu objetivo é divulgar os resultados de um estudo realizado procurando levar ao conhecimento do público interessado, as novas idéias e abordagens.

24 Artigo Científico Ao escrever um artigo é importante utilizar uma linguagem clara, correta, concisa, objetiva e fidedigna. Devem ser evitados os adjetivos inúteis, rodeios e repetições desnecessárias. Geralmente é publicado em revistas, jornais ou outros periódicos especializados e científicos.

25 Artigo Científico “consiste em um texto escrito para ser publicado em uma revista especializada” (AZEVEDO, 1999) Pode se apresentar de 2 formas: Original: quando apresenta novos enfoques no assunto. De revisão: quando analisa e discute as informações já publicadas.

26 Artigo Científico Sugere-se como contribuição para a elaboração de qualquer tipo de artigo científico, o fichamento de cada um dos textos que o formarão.

27 Artigo Científico/ Estrutura
1) Investigação experimental ou pesquisa de campo: Capa. Folha de rosto. Folha de aprovação. Resumo com palavras chave. Abstract and keywords. Introdução: (revisão da literatura, justificativa, objetivos e relevância da pesquisa) Metodologia: (materiais, métodos, coleta de dados, tratamento de dados). Resultados Discussão dos resultados. Conclusões e recomendações. Referências.

28 Artigo Científico/ Estrutura
2) Revisão bibliográfica: Capa. Folha de rosto. Folha de aprovação. Resumo com palavras chave. Abstract and keywords. Introdução: (revisão da literatura, justificativa, objetivos e relevância da pesquisa) Resultados Discussão dos resultados. Conclusões e recomendações. Referências.

29 Artigo Científico/ Etapas
Parte Pré Textual: Capa: É a cobertura que reveste o trabalho. Deve conter: Nome do aluno Título Cidade e ano

30 Artigo Científico/ Etapas
Parte Pré Textual: Folha de rosto: É a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve conter os seguintes dados: Nome do aluno Título Nota (indicando a natureza acadêmica do trabalho e os objetivos (aprovação na disciplina, grau pretendido etc...), nome da instituição, disciplina, área de concentração, nome do orientador ou professor da disciplina.) Cidade e ano

31 Artigo Científico/ Etapas
Parte Pré Textual: Sumário: É a relação dos capítulos das sessões de trabalho, na mesma ordem em que a aprecem no texto. Não deve ser confundido com índice, que é a relação detalhada de assuntos, nomes, geográficos e outros. Geralmente apresenta-se em ordem alfabética, aparecendo ao final de livros e capítulos etc. É opcional em trabalhos acadêmicos. Recomenda-se não elaborar listas com sessões inferiores a 5 itens.

32 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Texto: Parte do trabalho em que o assunto é representado e desenvolvido. É dividido em capítulos, ou seções. Divide-se em:

33 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Resumo: Máximo de 250 palavras. Seguido da respectiva versão em inglês (abstract).

34 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual/ Resumo: Para pesquisas experimentais ou de campo: objetivos do estudo, procedimentos básicos empregados (amostragem, metodologia, análise dos dados), resultados principais do estudo (dados concretos e estatísticos) conclusões do estudo (destacando os aspectos mais relevantes da pesquisa).

35 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual/ Resumo: Para pesquisas de revisão bibliográfica: objetivos, justificativa da escolha e relevância científica do estudo, resultados principais do estudo (dados concretos e estatísticos) conclusões do estudo (destacando as aspectos relevantes da pesquisa).

36 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Palavras-chave: Após o resumo. No máximo 5 palavras-chave (ou unitermos) que facilitem a indexação do artigo. Abstract/ key words Resumo e palabras-chave em inglês.

37 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Introdução: O autor deve apresentar de forma clara: as razões da escolha da temática, a relevância da pesquisa desenvolvida em relação ao referencial teórico Utilizado. o (s) objetivo (s) a ser (em) atingido (s) ao final da realização do trabalho.

38 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Introdução Deve conter: O tema do trabalho O estabelecimento do assunto de forma suscinta A delimitação e extensão do tema Os objetivos do trabalho A relevância do assunto a ser Tratado.

39 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Materiais e Métodos: O autor deve descrever o estudo conduzido de forma que permita a outro pesquisador replica-lo, se o desejar.

40 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Materiais e Métodos: Deverá conter: as características da amostra, seus critérios de escolha, forma de amostragem, os equipamentos e recursos utilizados com as respectivas especificações,

41 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Materiais e Métodos: Deverá conter: o âmbito da pesquisa bibliográfica, as condições de realização de pesquisa, os procedimentos de coleta de dados, a forma de tratamento de dados e ainda o tipo de abordagem feita pelo pesquisador (descritiva e/ ou estatística).

42 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Resultados e discussões: Os resultados tanto em pesquisas experimentais e de campo, como em pesquisas de revisão bibliográfica podem ser apresentados em tabelas, gráficos e/ ou de forma descritiva.

43 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Resultados e discussões: A discussão apresentará a interpretação analítica feita pelo autor dos resultados, fundamentada em dados existentes na literatura, ou seja, os resultados do estudo devem ser confrontados com dados existentes na literatura.

44 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Conclusões: O autor deve apresentar suas deduções lógicas baseado em tudo que estudou e nos resultados da sua pesquisa. As conclusões podem ser suscintas e, além disso, devem encontrar respaldo na apresentação e discussão dos resultados apresentados anteriormentes.

45 Artigo Científico/ Etapas
Parte Textual: Conclusões: O autor pode ainda apresentar recomendações e sugestões de procedimentos, de novos estudos ou ainda ampliação de sua pesquisa sob outros pontos de vista ou considerando outras variáveis

46 Artigo Científico/Etapas
Parte Textual: Considerações finais: Destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir sugestões e recomendações para outras pesquisas da área.

47 Artigo Científico Parte Pós-Textual: Apêndices e Anexos
Material adicional Apêndice: material adicional elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação (estatísticas elaboradas pelo autor, questionários...)

48 Artigo Científico Parte Pós-Textual: Apêndices e Anexos
Material adicional Anexos: documentos que não são do autor e que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração (estatísticas retiradas de fontes oficiais, questionários validados, leis, mapas, figuras...)

49 Artigo Científico Parte Pós-Textual: Glossário:
Relação de palavras de uso restrito, acompanhada das respectivas definições, colocadas após o texto para esclarecer o leitor sobre o significado dos termos empregados no trabalho.

50 Artigo Científico Parte Pós-Textual: Referências Bibliográficas:
Relação de fontes citadas no texto. Bibliografia: Relação das fontes consultadas, porém não citadas no texto.

51 “A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito."
(Ralph Waldo Emerson)


Carregar ppt "Diferentes Modalidades do Trabalho Científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google