A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Millet Clique. Millet Clique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Millet Clique. Millet Clique."— Transcrição da apresentação:

1

2 Millet Clique

3 c – Retrato de Amand Ono

4 Jean-François Millet nasceu a 4 de Outubro de 1814 na vila de Gruchy em La Hague na Normandia, filho de camponeses, e morreu a 20 de Janeiro de 1875. Foi um pintor realista e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural. Mudou-se para Paris em Apesar de ter recebido uma formação académica da parte de Paul Delaroche e Jérome Langlois, após 1840 decide abandonar o Academismo e fica sob a influência de Daumier. Em 1849 abdica definitivamente de Barbizon para se dedicar por inteiro às suas representações de trabalhadores rurais das mais diversas áreas. Millet foi contemporâneo de Van Gogh (1853 – 1890) com uma considerável diferença de idade. Este considerava-o como um pai, no sentido de orientador como artista, como guia do seu próprio pensamento, assim como um ídolo. Um ano antes de morrer e tendo Millet já falecido mais de uma década antes, Van Gogh comentou que a sua compulsão em fazer releituras de Millet se devia a considerá-lo como um lider espiritual. O facto é que são frequentes as releituras. Millet era um homem de campo e retratou as cenas do campo, o trabalho rural no seu aspecto mais duro e sacrificante. Foi tido como um agitador revolucionário, mas, na verdade, apenas retratava a verdadeira vida no campo.

5 1851 – A Caminho do Trabalho

6 C 1855 – Mulher a Lavar Roupa

7 1856-57 – Mulher provavelmente com um ancinho

8 Pastora com o seu Rebanho

9 Cercado de Ovelhas ao Luar, Musée d’Orsay, Paris

10 O Angelus

11 1857 – As Respigadoras, Musée National du Louvre, Paris

12 Millet, conservador por natureza, não punha na sua arte qualquer intenção de reforma política: antes a colocava ao serviço da constante reiteração das obscuras emoções despertadas pelo eterno ciclo das sementeiras e das colheitas daqueles camponeses que viviam da terra onde repousavam os corpos dos seus antepassados. O quadro mais famoso de Millet e o que melhor exprime a sua arte realista – o Angelus – é uma recordação directa da atitude devota de sua avó, à tardinha, ao toque das ave-marias, embora contenha igualmente muito de indirecto e artístico. Através dele, Millet aproxima-se, por exemplo, daquele simbolismo vulgar na pintura do século XIX, cuja expressividade pretendia captar tudo aquilo que menos facilmente englobamos na nossa visão do mundo. Tudo quanto nos pode parecer convencional ou oleográfico no seu famoso Angelus ou no humilde esforço das Respigadoras, sob o sol, obra que eleva cenas de um impiedoso sofrimento a um heroísmo quase épico, transformando a vida dos camponeses em actos de nobreza e coragem num flagrante realismo, é compensado por outros quadros, além de outras paisagens primaveris de grande e grave força colorística e vasta estruturação; ou em compacta síntese compositiva, como em A Mulher a Lavar Roupa.

13 O Lar da Família Millet em Grouchy

14 A Leiteira Norman de Gréville

15 Primavera

16 1871 – A Rajada de Vento

17 1871 – 1874 – A Igreja de Gréville

18 1871 – 74 – O Ramo de Margaridas, Musée d’Orsay, Paris

19 O Cavalo

20 A Lição de Tricot

21 Formatação: Anabela de Araújo
Fundo musical: Concerto para violino - Johannes Brahms, ( ) Pesquisa e produção:Anabela de Araújo e Mario Capelluto Formatação: Anabela de Araújo Reiniciar Sair


Carregar ppt "Millet Clique. Millet Clique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google