A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades de Laboratório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades de Laboratório"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de Laboratório
Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 10 Morfofisiologia Vegetal Armênio Uzunian Ernesto Birner

2 35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal
BANCAS DE VEGETAIS COMESTÍVEIS Materiais – alguns alimentos: brocólis, alface, couve-manteiga, rabanete, palmito, almeirão, abacate, banana, batata-doce, batata-inglesa, mandioca (ou mandioquinha), couve-flor, cenoura, repolho, pimentão, berinjela, jiló, beterraba, aspargos, tomate, cebola, alho, laranja, uva, pepino, ervilha, vagem, espiga de milho, salsa, limão, alcachofra, feijão, arroz, amendoim sem casca, chuchu, rúcula, azeitona, grãos de trigo integral, escarola Como proceder • Organize seis bancas (sementes, frutos, inflorescências, folhas, raízes e caules) e distribua os alimentos disponíveis por elas.

3 35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal
1. Em relação aos alimentos relacionados, em que banca você colocaria cada um deles? 2. Uma salada contendo palmito, ervilha, alface, azeitona, tomate e couve-flor, teria representantes de qual(is) das bancas formadas por você? 3. Em uma pizza de escarola, os ingredientes principais são a massa, escarola, molho de tomate, azeitonas e cebola. De qual(is) das bancas que você formou teriam sido retirados alimentos ou derivados, que serviriam para a confecção da pizza?

4 35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal
PAPEL DOS MACRONUTRIENTES NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL Materiais – duas plantas jovens envasadas, da mesma espécie, de mesma idade e que não tenham sido adubadas recentemente – solução de adubo contendo nitrato (solicite auxílio a quem possa fornecer solução de adubo contendo apenas esse nutriente) Como proceder • Adicione à terra de uma das plantas a solução de adubo contendo nitrato. Não acrescente essa solução à outra planta. • Mantenha as duas plantas lado a lado, em local iluminado e apenas irrigue periodicamente, se necessário, durante quatro semanas, em época favorável para o crescimento (de preferência, durante a primavera).

5 35 Os órgãos vegetativos e a nutrição vegetal
1. Como foi o crescimento das duas plantas no período em que a atividade foi realizada? 2. A planta que não foi adubada apresentou algum sinal externo revelador da ausência de nutrientes minerais? 3. Qual o papel da planta que recebeu adubo nessa atividade?

6 36 As trocas gasosas e o transporte vegetal
CONDUÇÃO DE ÁGUA EM VEGETAIS Materiais – quatro hastes de cravo branco – quatro tubos de ensaio – um balde de plástico com água até a metade – corantes (anilina ou tinta de caneta de várias cores ou azul de metileno) – um ventilador – suporte para tubo de ensaio – água – lupa Como proceder • Encha os tubos de ensaio com água e acrescente, em cada um deles, um corante diferente (tinta de caneta de várias cores, azul de metileno, anilina etc.). • Corte cada haste de cravo branco sob a água do balde e, rapidamente, introduza-o em cada tubo de ensaio contendo solução de corante. • Deixe – de 24 a 48 horas – os tubos de ensaio no suporte apropriado, próximos à janela, para que recebam luz direta e mantenha o ventilador ligado, com o vento incidindo diretamente nos cravos. Observe os resultados. • Faça um corte transversal em uma das hastes, obtendo uma pequena fatia e observe em uma lupa.

7 36 As trocas gasosas e o transporte vegetal
1. Por que os cortes nas hastes devem ser efetuados sob a água do balde? 2. Qual o papel do ventilador nessa atividade? 3. Que mecanismo explica a coloração das pétalas? 4. A água contendo o corante foi conduzida para as pétalas pelo xilema ou pelo floema? Como justificar sua resposta a partir da observação do corte obtido na haste? 5. No caso dessa atividade ser mal-sucedida, sugira as prováveis causas do insucesso.

8 37 Crescimento e desenvolvimento
AÇÃO DOS MERISTEMAS NA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA Materiais – um vaso contendo uma violeta adulta – quatro pequenos copos de plástico (de cafezinho) – água Como proceder • Coloque água nos copos de plástico. • Retire quatro folhas de violeta do vaso. • Coloque uma folha em cada copo de plástico, inserindo-a na água pela extremidade do pecíolo. Mantenha em local iluminado (no beiral de uma janela, por exemplo). Aguarde três semanas, renovando a água do copo sempre que possível. • Registre suas observações.

9 37 Crescimento e desenvolvimento
1. Que resultados você observou nas folhas mantidas na água dos copos? 2. Como explicar os resultados obtidos? 3. Os mesmos resultados poderiam ser obtidos com mais rapidez? Em caso afirmativo, explique de que maneira isso poderia ser feito. 4. Qual o tecido responsável pelos resultados obtidos nessa atividade? 5. Para propagar plantas é preciso utilizar sempre fragmentos de folha ou caule? Explique.

10 37 Crescimento e desenvolvimento DOMINÂNCIA APICAL Materiais
– duas plantas envasadas de Coleus sp, de mesmo tamanho – lâmina de barbear de boa qualidade Como proceder • Com a lâmina de barbear, corte a extremidade apical de um dos Coleus sp. A outra planta deverá ser mantida intacta. • Deixe as duas lado a lado por três semanas, em local iluminado (por exemplo, um jardim ou casa de vegetação) e irrigue permanentemente. • Faça observações diárias durante a duração do experimento. Registre suas observações.

11 37 Crescimento e desenvolvimento
1. Que resultado foi obtido na planta que teve o ápice removido? 2. Que resultado foi obtido na planta que não teve o ápice removido? Que papel desempenhou essa planta na atividade executada? 3. Como explicar o resultado observado na planta que teve o ápice removido? 4. Qual a substância envolvida no comportamento observado na planta com ápice removido? 5. Por que a planta que não teve o ápice removido não apresentou o mesmo comportamento observado na planta com ápice removido?


Carregar ppt "Atividades de Laboratório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google