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Prof. Dr. Rui Carlos Botter

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Rui Carlos Botter"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Rui Carlos Botter e-mail: rcbotter@usp.br
Redes de Transporte e Operador Logístico Prof. Dr. Rui Carlos Botter

2 Conceito Opções de desenhos de redes
Redes de Transporte Conceito Opções de desenhos de redes

3 Conceito de Rede de Logística e Transportes
Um conjunto de cadeias de suprimento que descrevem o fluxo de produtos ou serviços desde sua origem até o consumidor final; envolvendo ligações laterais, fluxos reversos, fluxos com sentido duplo, diferentemente do que acontece com as cadeias de suprimento simples, que apresentam modelos lineares e unidirecionais de interligações (Lamming 2000) .

4 Milk Run Uma rota de “ MILK Run” é aquela na qual um caminhão tanto realiza entregas de um único fornecedor para múltiplos destinos, ou vai de de múltiplos fornecedores para um único destino. A segunda alternativa é muito utilizada pela indústria automobilística. O conceito e a expressão “Milk Run” ou corrida do leite, é muito bem ilustrada coma a figura de um caminhão (ou carroça) que passa nas portas das fazendas, fazenda a fazenda, em horários rígidos (janelas de agendamento) recolhendo os frascos de leite e levando para uma entidade processadora. O conceito é mais teórico do que aplicável. Uma ótima operação de Milk Run é muito difícil de ser aplicada.

5 Fornecedores/ Fábricas
Cross-docking (XD) Consolidação de produtos acabados para racionalizar distribuição Não há estoques nem armazenagem de produtos Fornecedores/ Fábricas XD Cliente

6 Centro de Distribuição (CD)
Armazenamento dos produtos acabados para racionalizar distribuição CD fica mais próximo dos clientes: Redução de custos de transporte: (veículos maiores fazendo a transferência Fábrica – CD) Redução de custos de entrega (melhora aproveitamento dos veículos) Melhoria do nível de serviço (estoque que diminui tempo de resposta)

7 Transit-Point (TP) Função similar ao CD em termos de transporte
TP fica mais próximo dos clientes: Redução de custos de transporte: (veículos maiores fazendo a transferência CD– TP) Redução de custos de entrega (melhora aproveitamento dos veículos) Não há estoque de produtos Não requer instalações físicas

8 Rede de Embarque Direto
Os embarques são feitos diretamente para os clientes (retail). Fornecedores Clientes (Retail)

9 Rede de Embarque Direto com Milk Run
Milk Run é uma rota na qual um caminhão entrega produtos de um único fornecedor para multiplos clientes, ou o inverso. Fornecedores Clientes Fornecedores Clientes Milk Runs de Multiplos fornecedores ou Multiplos Clientes

10 Embarques via CD utilizando Milk Run
Milk Run pode ser usado a partir de um CD se os lotes a serem entregues forem pequenos, neste caso Milk Run diminui o custo de outbound. Fornecedores Clientes (Retail) Todos os clientes são atendidos via Centro de Distribuição e Milk Run

11 Rede Via CD com Cross-Docking
Os embarques são feitos, via Centro de Distribuição com Xdock. As cargas são embarcadas de um centro de distribuição em caminhões lotação (FTL), até um ponto próximo aos clientes, a carga é transbordada diretamente para caminhões menores (LTL) e com estes aos clientes finais. Fornecedores CD XDock Clientes Cliente Final XDOCK CD Coleta Distribuição Transferência

12 Operador Logístico Conceituação

13 O Operador Logístico É uma pessoa jurídica capacitada para administrar o subsistema de recepção de matérias primas, o subsistema de despacho de produtos acabados, os níveis de estoque, além de interagir de forma constante e integrada com os setores de compras e vendas da empresa a fim de conseguir maiores ganhos no transporte integrado dos produtos

14 O Operador Logístico O gasto em atividades de logística no Brasil excede o produto interno bruto de vários países, como Chile, Bolívia, Portugal. Gasta-se com Transporte 10% da economia brasileira (US$50 bilhões em 1999). Dados do banco Mundial. O estudo não inclui os custos de armazenagem, administração logística e carregamento de estoques.

15 Pirâmide de Serviços Logísticos
Fonte: Booz Allen Hamilton

16 Um Operador Logístico “terceirizado” disponibiliza informações precisas e objetivas; busca diminuir os custos do sistema. São razões para terceirizar e focar em seu negócio principal Fonte: Booz Allen Hamilton

17 Barreiras para a terceirização
Nota: Percentual de respostas à questão de pesquisa: "Enumere as principais barreiras para a prestação de serviços logísticos no Brasil" (N=67) Fonte: Pesquisa BAH - CEL/COPPEAD 2001

18 O Operador Logístico Provedores Nacionais de Serviços Básicos
Provedores Regionais de Serviços Básicos Integradores Logísticos Nacionais Parciais Integradores Logísticos Regionais Parciais Provedores de Serviço Expresso Integradores Orientados Fonte: Booz Allen Hamilton

19 Fonte: Booz Allen Hamilton

20 Fonte: Booz Allen Hamilton

21 Algumas Empresas... Provedores Nacionais de Serviços Básicos Rapidão Cometa, Itapemirim, MRS, CVRD Provedores Regionais de Serviços Básicos Mercúrio; ALL; Gafor; Integral, Araçatuba Integradores Logísticos Nacionais Parciais Transportadora Julio Simões, Cesa Integradores Logísticos Regionais Parciais Schio; Transamazon Provedores de Serviço Expresso DHL, TAM, Fedex Integradores Orientados Exel, Ryder, TNT, Cotia Penske, Danzas

22 Classificação em dois grupos
Provedores Nacionais de Serviços Básicos Provedores Regionais de Serviços Básicos Integradores Logísticos Nacionais Parciais Integradores Logísticos Regionais Parciais Provedores de Serviço Expresso Integradores Orientados O tamanho do círculo representa o tamanho do grupo no mercado Fonte: Booz Allen Hamilton

23 Excelência Operacional X Soluções Integradas
Investimentos e Soluções TI Relação com o Mercado Fonte: Booz Allen Hamilton

24 Buscando Alcançar o Cliente
Fonte: Booz Allen Hamilton


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