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Logística Reversa

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Apresentação em tema: "Logística Reversa"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL  Logística Reversa

2 LOGÍSTICA REVERSA

3 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Administrar de maneira rentável, os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de manuseio, movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos acompanhados do fluxo de informações.  CONCEITO :

4 LOGÍSTICA EMPRESARIAL ALMOXARIFADO RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO ON LINE DO PEDIDO DO CLIENTE RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO ON LINE DO PEDIDO DO CLIENTE FABRICAÇÃO FABRICAÇÃO EXPEDIÇÃO EXPEDIÇÃO FLUXO DE MATERIAIS E PRODUTOS NA QUANTIDADE, QUALIDADE E NO MOMENTO CERTO FLUXO DE MATERIAIS E PRODUTOS NA QUANTIDADE, QUALIDADE E NO MOMENTO CERTO FORNECEDOR FLUXO DA INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA ( EM ALGUNS CASOS ) FLUXO DA INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA ( EM ALGUNS CASOS ) ARMAZEM OU CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

5 LOGÍSTICA E O MEIO AMBIENTE CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS DESCARTE DESCARTE RUÍDO – EMISSÃO ATMOSFÉRICA – EFLUENTE LÍQUIDO – RESÍDUOS SÓLIDOS

6 LOGÍSTICA REVERSA Conceito Conceito Segundo o Autor Leite (2005, p. 16-17) define:  Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

7 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS FORNECEDOR TRANSPORTADOR FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO CONSUMIDOR LOGÍSTICA REVERSA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA OPERAÇÕES SUPRIMENTOS

8 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS Responsáveis pela comercialização e entrega de produtos ao consumidor ou cliente final.

9 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS Constituem todas as etapas ou meios nece Constituem todas as etapas ou meios necessários para o retorno de uma parcela dos produtos comercializados. Possíveis motivos de retorno:  defeitos de fabricação;  prazo de validade vencido;  ciclo de vida útil encerrado;  reaproveitamento de embalagens;  reciclagem;  destruição; etc.

10 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS Classificação : Pós - consumo  Pós - consumo Pós - venda  Pós - venda

11 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS PÓS-CONSUMO  Produtos adquiridos e descartados pelo consumidor. pelo consumidor.  Constituem-se pelo fluxo reverso de produtos ou materiais que de produtos ou materiais que surgem no descarte dos mesmos surgem no descarte dos mesmos e que retornam ao ciclo produtivo e que retornam ao ciclo produtivo

12 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSO PÓS-CONSUMO

13 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS NO PÓS-CONSUMO Canais reversos ReciclagemReusoDesmanche

14 CANAIS REVERSOS DE RECICLAGEM Processo de reciclagem envolve várias etapas: Processo de reciclagem envolve várias etapas:  Coleta de material ou produto  Seleção do item que será reaproveitado  Preparação para reaproveitamento  Processo industrial  Retorno ao processo produtivo (matéria-prima)

15 Etapas do processo de reciclagem

16 Canais Reversos de Reuso Diz respeito à reutilização de produtos ou materiais classificados como bens duráveis, cuja vida útil estende-se por vários anos. Diz respeito à reutilização de produtos ou materiais classificados como bens duráveis, cuja vida útil estende-se por vários anos. Exemplo: Exemplo:  Comércio de automóveis usados;  Leilões de carros apreendidos;  Materiais em feiras de barganha.

17 Canais Reversos de Desmanche O processo de desmanche é típico de bens de pós-consumo duráveis, geralmente veículos e máquinas de diversos tipos. O processo de desmanche é típico de bens de pós-consumo duráveis, geralmente veículos e máquinas de diversos tipos. Trata-se de uma atividade rentável e muito explorada, principalmente por pequenos comerciantes Trata-se de uma atividade rentável e muito explorada, principalmente por pequenos comerciantes. carro reconstruído

18 LOGÍSTICA REVERSA MOTIVOS PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL OBJETIVOS ECONÔMICOS DIFERENCIAL COMPETITIVO MARKETING VERDE

19 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL Consciência Ecológica do Consumidor :  Consciência Ecológica do Consumidor : Dar preferência a produtos de empresas que demonstram preocupação com a preservação ecológica

20 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL  Consciência Ecológica do Consumidor: Legislação adaptada aos modos de produção e consumo sustentáveis, que visam minimizar aos Impactos das atividades produtivas ao meio ambiente.

21 LOGÍSTICA REVERSA  O reaproveitamento de materiais é um dos processos que fazem parte da dinâmica da logística reversa.  possibilidades para agregar valor aos materiais retornáveis no processo inverso. OBJETIVOS ECONÔMICOS

22 DIFERENCIAL COMPETITIVO Aumento da eficiência e da competitividade das empresas.  Aumento da eficiência e da competitividade das empresas.  Mudança na cultura de consumo por parte dos clientes também tem incentivado a logística reversa.  Consumidores exigindo um nível de serviço mais elevado.  As empresas buscam a diferenciação e a fidelização dos clientes. LOGÍSTICA REVERSA


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