Carregar apresentação
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
PAULO ROBERTO LEITE
2
OBJETIVO ESTRATÉGICO MODERNO
“Identificar e desenvolver habilidades que constituem um diferencial competitivo e que sejam difíceis de serem imitadas” (Martel e Vieira, 2008)
3
O QUE QUEREM OS CLIENTES?
PERFORMANCE ATENDIMENTO PREÇO RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL CLIENTE FINAL ( CONSUMIDOR) SERVIÇOS DE VALOR VISÍVEL RELACIONAMENTO COLABORATIVO CUSTOS ADEQUADOS CLIENTE INTERMEDIÁRIO ( NA CADEIA DE SUPRIMENTOS)
4
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS ATUAIS
COMPETIR -COLABORAR - INOVAR Vantagem em Custos Vantagens em Valor Perceptível ao Cliente / Consumidor DIFERENCIAÇÃO EM SERVIÇOS Flexibilidade / Responsividade / Confiabilidade /... RELACIONAMENTOS DURADOUROS Retenção de clientes / consumidores PRESERVAÇÃO / REFORÇO DE IMAGEM CORPORATIVA Responsabilidade Social / Ambiental
5
ESTRATÉGIAS DE LOGISTICA REVERSA
Objetivos direcionadores Concepção da rede logística reversa Identificar alianças estratégicas Compreensão dos processos Concepção do sistema de informações e informatização das cadeias reversas Concepção dos recursos humanos Criação de sistemas de indicadores de controle.
6
ELEMENTOS DE PLANEJAMENTO EM LOGISTICA REVERSA
Fontes ou origem dos produtos retornados Especificação logística dos produtos Quantidades a serem retornadas Critérios de seleção de destino Informações
7
PLANEJAMENTO DA LOGISTICA REVERSA
Rede reversa ou Supply Chain reverso Modais de Transportes Tipo de coleta Armazenagem Informações Revalorização Redistribuição
8
REDE REVERSA OU SUPPLY CHAIN REVERSO
Constitui-se do dimensionamento de quantidade, localização e capacidades das instalações necessárias ao fluxo reverso: pontos de origem – centros de consolidação – fabricas ou fases de revalorização – rede de distribuição para o novo mercado.
9
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS?
ECONÔMICOS: retorno econômico COMPETITIVIDADE: serviço ao cliente, serviços de pós-venda LEGAIS: cumprir legislação ECOLÓGICOS: razões relacionadas ao meio ambiente. IMAGEM CORPORATIVA: reforço ou proteção
10
MODELO ESTRATÉGICO DE LOGISTICA REVERSA
REINTRODUÇÃO AO CICLO PRODUTIVO / NEGÓCIOS CONDIÇÕES ESSENCIAIS LOGÍSTICA REVERSA CUSTO BENEFÍCIO TECNOLOGIA MERCADO DE DESTINO OBJETIVO ESTRATÉGICO ECONOMICOS LEGAIS SERVIÇOS ECOLÓGICOS IMAGEM FLUXO REVERSO FATORES MODIFICADORES ECOLÓGICOS LEGAIS PRODUTOS DE PÓS-VENDA / PÓS-CONSUMO
11
LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS
EMBALAGENS ALEMANHA 1993 AUTOMÓVEIS EUROPA 1996 BRASIL PNEUS 2000 DOMÉSTICOS ELETRO- 2001 INFORMÁTICA ELETRÔNICOS 2006 PNRS 2010 SANITÁRIOS ATERROS USA 1980
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.