A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mais uma vez, decidiu o júri financiar quatro projectos, dada a qualidade das propostas e, principalmente, o empenho dos jovens na detecção de situações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mais uma vez, decidiu o júri financiar quatro projectos, dada a qualidade das propostas e, principalmente, o empenho dos jovens na detecção de situações."— Transcrição da apresentação:

1 Mais uma vez, decidiu o júri financiar quatro projectos, dada a qualidade das propostas e, principalmente, o empenho dos jovens na detecção de situações junto das quais acreditam poder intervir. (…) A Fundação AMI congratula-se, mais uma vez, com a criatividade espelhada nos projectos, a consciência social reflectida e o empenho e envolvimento que os jovens imprimem e disseminam na comunidade, envolvendo a escola, a família, as empresas e comércio local para a prossecução dos seus objectivos. Comunicado de Imprensa do Departamento de Informação e Comunicação Lisboa, 22 de Janeiro de 2013

2 Conseguiu um dos prémios!!!!! ALUNOS da turma de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Básica de Mafra Projeto O Mundo para Além do Meu

3 Foi uma Surpresa!!!!!

4 Recebemos a notícia com pompa e circunstância no auditório da Escola Básica de Mafra…

5 E a partir do dia 30 de janeiro de 2013, começámos a fazer a diferença no intervalo de quarta-feira das 9h50 às 10h10…

6 Mas antes, dia 16 de janeiro, já tínhamos tido uma sessão de esclarecimento sobre a problemática dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. A professora de Educação Especial preparou-nos para saber lidar com as dificuldades dos nossos colegas…

7 No dia 7 de fevereiro, fomos convidados para falar sobre o nosso projeto na Rádio de Mafra…

8 A nossa professora Dulce Ribeiro também escreveu um artigo para o nosso projeto ser divulgado nos jornais regionais – Carrilhão - Mafra e Badaladas- Torres Vedras.

9 No dia 30 de janeiro, conhecemos os nossos colegas autistas…Começámos as brincadeiras no exterior, mas ficámos com muito frio e viemos para a sala de convívio… …a máquina fotográfica deixou de funcionar, mas conseguimos filmar…

10 No dia 30 de janeiro, à hora combinada, lá estávamos nós no nosso intervalo Som e Cor a brincar com lenços e bolas…Também houve tempo para uma dança… ( ver filme 1, 2 e3)

11 No dia 20 de fevereiro, houve muita cor e movimento com os balões que nós enchemos…Até fizemos um balão com a forma de um cão, tendo o Ricardo ficado encantado…

12 No dia 27 de fevereiro, estava muito frio e todos os alunos estavam na sala de convívio dos alunos pelo que resolvemos algo mais calmo e jogámos às cartas…

13 No dia 4 de março, o jogo de cartas pareceu-nos uma excelente maneira de interagir melhor com os nossos colegas autistas, principalmente para desenvolver as suas capacidades de comunicação. Assim, continuámos com esta atividade mais uma vez…

14 ..e cantámos os Parabéns à Fátima que ficou muito feliz…

15 Ao longo das sessões, outros alunos participaram nas nossas atividades de forma esporádica, e quatro colegas juntaram-se a nós, assumindo também o compromisso do voluntariado. Assim, tivemos que reorganizar os dias. Combinámos que ficaríamos nós nos intervalos da 2.ª feira e outro grupo no da 4.ª feira. No dia 6 de março, jogaram com a Fátima e o Bruno um jogo de mesa chamado O Ladrão de Travesseiro. Ficámos com o Ricardo, que adora computadores, a ver o Tablet do professor de Educação Física.

16 No dia 11 de março, o Bruno trouxe um jogo e tentámos jogar…enquanto que os outros brincavam com bolas…

17 Resumo do Trabalho Desenvolvido Resultados EsperadosAtividadesObservação Sensibilização da comunidade educativa, promovendo o sentido de comunidade pelo desenvolvimento de alguns valores como o respeito pela diferença, solidariedade, colaboração, amizade e partilha Sessão de esclarecimento sobre a problemática dos alunos com PEA pela professora de Educação Especial, preparando os alunos voluntários para saber lidar com as dificuldades dos alunos com PEA; Realizada no dia 16 de janeiro Sessão de sensibilização pelos proponentes aos colegas da turma A ser realizada na Semana Azul aos colegas quer da turma quer das outras turmas na biblioteca – 2 a 5 de abril Apresentação de trabalhos e participação na Semana Azul – Dia Mundial da Consciencialização e Sensibilização sobre o Autismo A ser realizada na Semana Azul nos dias 2 a 5 de abril Organização de vendas de produtos disponibilizados pelas empresas e/ou instituições que irão colaborar neste projeto A ser realizada ao longo do 3.ºperíodo Promoção de um banco de voluntários para este projeto Planificação e organização da sessão de sensibilização entre professores responsáveis e alunos voluntários Estão a decorrer nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica Sessões de sensibilização pelos voluntários aos colegas da turma De forma informal, já ocorreram conversas para sensibilizar os colegas, tendo havido alguns colegas participado nas atividades.

18 Resultados EsperadosAtividadesObservação Contribuição para o desenvolvimento da comunicação e das competências sociais dos alunos com PEA Planificação e organização das atividades entre professores responsáveis e alunos voluntários com caráter sistemático e regular Nas aulas de EMRC, os alunos organizaram as atividades a serem desenvolvidas nos intervalos. Dinamização dos Intervalos com Som e Cor em que se pretende que os alunos com autismo disfrutem de um tempo de convívio no exterior ou na sala de convívio com os restantes colegas Os Intervalos com Som e Cor estão a fazer parte da rotina quer dos alunos com autismo quer dos alunos voluntários. Constata-se uma melhor interação entre os alunos, sendo o convívio um momento de grande alegria. Promoção de visitas conjuntas dentro da comunidade, numa dupla vertente de sensibilizar os voluntários para a dificuldade de integração dos autistas, proporcinando-lhes novas oportunidades educativas Não foram realizadas estas visitas devido às condições climatéricas. Far-se-ão ao longo do 3.º período.

19 Para além do Projeto… Alunas do 5.º preferiram fazer voluntariado na Unidade de Ensino Estruturado, ajudando os autistas nas aulas de Expressão Plástica, vindo mais cedo para a escola.


Carregar ppt "Mais uma vez, decidiu o júri financiar quatro projectos, dada a qualidade das propostas e, principalmente, o empenho dos jovens na detecção de situações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google