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História da Música II Aula 3

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Apresentação em tema: "História da Música II Aula 3"— Transcrição da apresentação:

1 História da Música II Aula 3
Século XIV Guillame de Machaut Prof. Diósnio Machado Neto

2 Guillame de Machaut ca.1300 - 1377
Poeta e músico Trabalha nas cortes imperiais Desde 1323 é secretário do Duque de Luxemburgo, Rei da Boemia. Realiza diversas viagens pela Europa É nomeado cônego da Catedral de Reims, em 1340 Vasta produção poética A mais importante produção musical da Idade Média Copiou suas obras em manuscritos independentes e ordenados por gêneros. Escreveu 23 motetes, 18 lais, 100 canções e uma missa Motetes Mais longo em relação aos do século XIII Os textos são basicamente seculares Introdução de um contra-tenor. Complexidade rítmica Pan-isorritmia – significa que cada voz segue uma estrutura isorrítmica própria Uso da técnica do hocketus Essa técnica consistia em fragmentar a melodia nas diversas vozes da malha polifônica

3 Motete de Machaut

4 Formes Fixes Formas literárias fechadas, onde a estrutura musical é construída na relação entre as estrofes e a música. O aspecto mais importante é que formas seculares passam a serem tratadas com técnicas até então exclusivas da música religiosa, como a polifonia. Secularização da música. São conhecidas também como Cantilenas ou canção de discanto Estruturam-se basicamente em uma voz superior cantada e de 1 a 3 vozes instrumentais acompanhantes A base é a voz de tenor com a de discanto (melodia da canção) Formas de estribilho As mais comuns são a Ballade, o Rondeau e o Virelai. Sem embargo, as Lais e as Estampies (instrumental) são bastante usadas.

5 Balladèe, Virelai, Rondeau...
É uma forma monofônica secular também conhecida como chanson balladée. Estrutura estrófica com refrões. Balladèe Em Machaut, a forma era formada de três estrofes, sendo que o último verso de cada estrofe era um estribilho. A estrutura é a mesma da Chanson: AAB. A origem da Balladèe como do Virelai está nas canções monódicas adaptadas à polifonia. Destinavam ao contra-tenor e ao tenor partes instrumentais, deixando à voz mais aguda o texto (princípio da chanson). O estribilho ou o refrão poderia ser em outro pé métrico. Lai Estrutura semelhante às seqüências, posteriormente desenvolvida por Machaut: A-A'-B-B'-C-C'...-A. São formadas por doze estrofes, na qual a primeira e a última têm a mesma música. As demais se regem com distintas melodias. Estampie Outro gênero do repertório de Machaut, que aproveita o pé métrico Troqueo (-U). É um gênero tipicamente instrumental.

6 Balladèe dupla

7 Secularização da arte A produção sacra de Machaut era pequena, Landini não compôs nada no Gênero. A Igreja começava a ver com maus olhos a crescente complexidade polifônica. Sentido de uma secularização incômoda A bula de João XXII Crise da teologia musical bula do papa João XXII que condena a Ars Nova ou qualquer posição "moderna" sobre a música. A questão fundamental era conceber a música de forma totalmente distinta da ars antiqua. Não era só "medir" o tempo, mas substituir os antigos cantos com as músicas de um novo sentir. A bula afirma que a nova prática é um desrespeito aos princípios do Antifonário e do Gradual. As razões da música cada vez se tornam menos teológicas, cosmológicas e moralistas para voltar-se para si mesma, para os problemas de sua técnica. A postura de Muris se volta mais para os postulados da filosofia grega-alexandrina (música tem atuação na moral e efeito terapêutico). A música daria mais prazer do que seria útil (princípio de Aristóteles).Tal postura está de acordo com os problemas da nova música, que entram no cerne da discussão da elaboração da música, da distribuição complexa dos ritmos e da relação polifônica das vozes. As dificuldades técnicas da ars nova é apenas um subterfúgio dos partidários da ars antiqua, o problema essencial, como pode-se subtrair do tratado de Jacobo de Lieja é a música voltar-se para si mesma. Fuga do âmbito dos teóricos para os práticos. Uma das críticas contra a ars nova é a de que ela utiliza harmonias “longe da natureza” (predominância da consonância)    

8 Música religiosa A “Messe du Notre-Dame” de Machaut
Novo sentido de estruturação que contraria o hábito do século XIII Arranjo polifônico do ordinário Nos séculos XII e XIII o interesse era principalmente sobre os textos do Próprio. Nessa época não havia um sentido orgânico estabelecido entre as partes do ordinário. A cláusula de substituição é um forte exemplo disso. Agrupavam-se livremente as partes da missa. Machaut subverteu esse costume compondo uma obra integral. Amplas proporções Textura à quatro vozes Sentido de unidade musical Unidade modal com o foco em certas notas que dão unidade, mais do que unidade temática Unidade de estilo Cada movimento tem seu próprio cantus firmus Surgimento de campos semânticos – Et incarnatus est – seqüência mais lenta


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