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PublicouAndré Azambuja Cunha Alterado mais de 7 anos atrás
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Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda: Lilian Honda Orientadora: Alexandra Martins Maio, 2014
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Introdução Importância da intervenção:
Os cuidados com a saúde infantil estão entre as ações essenciais do Ministério da Saúde A ação em saúde bucal precoce: -Redução da incidência de cáries -Melhoria na qualidade de vida Não tínhamos registro algum em saúde bucal, pois não existia um trabalho integrado
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São Paulo
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Introdução Caracterização do Município:
Um dos maiores aglomerados urbanos do planeta e a maior população do país, com habitantes (SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, 2013) Área de 1523 km2 (SEMPLA- Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão). Secretaria Municipal da Saúde - estruturada em 05 coordenadorias e 25 supervisões de saúde
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Coordenadoria Sudeste – Supervisão Ipiranga
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Introdução UBS Neusa Rosália Morales - UBS/ESF
População atendida: habitantes aproximadamente 01 equipe de ESF sem equipe de saúde bucal População predominantemente jovem, com 546 habitantes na faixa etária de 0 a 72 meses
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Objetivos Geral Melhorar a saúde bucal das crianças de 0 à 72 meses
Específicos Ampliar a cobertura da atenção a saúde bucal da criança Melhorar a adesão ao programa de saúde bucal Melhorar a qualidade do atendimento à criança Promover a saúde
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Metodologia Público alvo:
crianças 0 a 72 meses atendidas pela equipe de ESF Ações nos 04 eixos pedagógicos: organização e gestão qualificação da prática clínica engajamento público monitoramento e avaliação
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Metodologia Ações realizadas:
Organização do serviço para realizar a intervenção Capacitação para todos profissionais: acolhimento e captação das crianças cadastramento e atualização do cadastro busca ativa dos faltosos protocolos de saúde bucal e saúde da criança Contato com as escolas para pactuar ações
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Metodologia Contato com a comunidade (associações e lideranças)
importância da ação para a saúde da criança atendimento prioritário desta faixa etária multiplicadores destas informações ouvir a comunidade sobre estratégias Cadastramento e atualização do cadastro das crianças Monitoramento semanal da intervenção
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Metodologia Levantamento epidemiológico: escolas comunidade
Tratamento odontológico para as crianças com cáries Busca ativa das crianças faltosas
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Metodologia Escovação supervisionada nas creches
Ações de educação em saúde com: as crianças os responsáveis: na comunidade e creches funcionários das escolas Avaliação da intervenção
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Metodologia Logística: Protocolos:
Caderno de Atenção Básica nº 33 Saúde da Criança, Ministério da Saúde, 2012 Caderno de Atenção Básica nº 17, Saúde Bucal, Ministério da Saúde (2006) Diretrizes para a Atenção em Saúde Bucal (Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo, 2009)
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Metodologia Registro das informações:
-Fichas odontológicas da Prefeitura do Município de São Paulo -Fichas espelho Arquivo: Dividido por micro área
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Metodologia Levantamento epidemiológico:
-comunidade: convite feito pelas ACS -creches: exame coletivo Necessidade de tratamento: agendado na unidade Falta na consulta: nome entregue para ACS fazer busca e novo agendamento
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Metodologia Escolas: -exame coletivo: registro nas fichas espelho
-necessidade de tratamento: agendado na unidade -ação educativa com alunos e funcionários da escola -escovação supervisionada -reunião com os pais e funcionários
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Objetivos Metas e Resultados
1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal da criança meta 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal de crianças entre zero e 72 meses da unidade saúde para 50%. Proporção de crianças entre 0 e 72 meses inscritas no programa de saúde bucal da UBS Neusa Rosália Morales
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Objetivos Metas e Resultados
meta 2: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 50% das crianças de 6 a 72 meses Proporção de crianças de 6 a 72 meses frequentadoras da creche participantes de ação coletiva de exame bucal.
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Objetivos Metas e Resultados
meta 3: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 50% das crianças moradoras da área de abrangência, de 6 a 72 meses de idade Proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica.
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Objetivos Metas e Resultados
meta 4: Ampliar cobertura de primeira consulta odontológica em 50% das crianças de 6 a 72 meses da área classificados como alto risco para doenças bucais Proporção de crianças de 6 a 72 meses classificadas como alto risco com primeira consulta odontológica
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Objetivos Metas e Resultados
2. Melhorar a adesão ao programa de saúde da criança meta 5: Fazer busca ativa de 100% das crianças de 6 a 72 meses da área, com primeira consulta odontológicas, faltosas às consultas Proporção de buscas realizadas às crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica faltosas às consultas
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Objetivos Metas e Resultados
3. Melhorar a qualidade do atendimento à criança meta 6 : Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% das crianças com idade entre 36 a 72 meses, frequentadores das creches foco Proporção de crianças de 36 a 72 meses das creches com escovação supervisionada com creme dental
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Objetivos Metas e Resultados
meta 7: Concluir o tratamento odontológico em 100% das crianças entre 6 a 72 meses de idade com primeira consulta odontológica programática Proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta programática que tiveram tratamento odontológico concluído
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Objetivos Metas e Resultados
4. Promover a saúde meta 8: Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças frequentadores das creches e seus responsáveis Proporção de crianças cujas mães receberam orientações coletivas sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie
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Objetivos Metas e Resultados
meta 9: Orientar sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% dos responsáveis Proporção de crianças cujas mães receberam orientações individuais sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie
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Objetivos Metas e Resultados
meta 10: Orientar sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias para 100% dos responsáveis Proporção de crianças cujas mães receberam orientações sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias
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Discussão Importância da intervenção para a equipe:
Capacitação em relação ao protocolo da saúde criança Capacitação e incorporação de práticas em saúde bucal na rotina da equipe
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Discussão Importância da intervenção para o serviço:
Trabalho integrado da ESF com a equipe de saúde bucal Mudança nas ações da Saúde Bucal que eram predominantemente curativas Registro das ações em saúde bucal que inexistiam anteriormente
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Discussão Importância da intervenção para a comunidade:
Conscientização dos responsáveis, quanto à prevenção de doenças bucais Melhoria no acesso ao serviço Monitoramento da saúde bucal das crianças
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Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço:
A intervenção já foi incorporada à rotina do serviço As ACS continuam fazendo o convite para as mães levarem as crianças para o exame bucal A enfermeira da equipe faz o mesmo durante as consultas de puericultura, assim como os funcionários da recepção
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Discussão Mudanças a serem feitas:
Antecipar as reuniões com responsáveis na creche Aprimorar a divulgação do projeto na comunidade Monitoramento global: coleta e registro dos demais indicadores que não fazem parte da saúde bucal Acrescentar em nossos objetivos, a melhoria da qualidade dos registros das ações direcionadas às crianças
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Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Minhas expectativas iniciais/desenvolvimento do curso Não conhecia o sistema EAD Surpresa com a supervisão constante da minha orientadora através dos retornos. Textos disponibilizados e as tarefas propostas foram fundamentais para a construção do projeto.
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Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Significado do curso para minha prática profissional Adaptação do Modelo tradicional para o trabalho integrado com a equipe. Práticas educativas Perceber a importância da atuação das ACS
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Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Aprendizados mais relevantes O trabalho com a equipe transformou minha visão da atuação do profissional na saúde pública Atuar na construção de uma saúde integral Atendimento mais humanizado
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Entrada da comunidade
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Dentro da comunidade
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Exame no espaço comunitário
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Exame no espaço comunitário
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Creche Nossa Sra. do Rosário
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Exame bucal
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Creche Sagrada Família
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Escovação supervisionada
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Madre Teresa de Calcutá
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá
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