Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda: Lilian Honda Orientadora: Alexandra Martins Maio, 2014

2 Introdução Importância da intervenção:
Os cuidados com a saúde infantil estão entre as ações essenciais do Ministério da Saúde A ação em saúde bucal precoce: -Redução da incidência de cáries -Melhoria na qualidade de vida Não tínhamos registro algum em saúde bucal, pois não existia um trabalho integrado

3 São Paulo

4 Introdução Caracterização do Município:
Um dos maiores aglomerados urbanos do planeta e a maior população do país, com habitantes (SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, 2013) Área de 1523 km2 (SEMPLA- Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão). Secretaria Municipal da Saúde - estruturada em 05 coordenadorias e 25 supervisões de saúde

5 Coordenadoria Sudeste – Supervisão Ipiranga

6 Introdução UBS Neusa Rosália Morales - UBS/ESF
População atendida: habitantes aproximadamente 01 equipe de ESF sem equipe de saúde bucal População predominantemente jovem, com 546 habitantes na faixa etária de 0 a 72 meses

7 Objetivos Geral Melhorar a saúde bucal das crianças de 0 à 72 meses
Específicos Ampliar a cobertura da atenção a saúde bucal da criança Melhorar a adesão ao programa de saúde bucal Melhorar a qualidade do atendimento à criança Promover a saúde

8 Metodologia Público alvo:
crianças 0 a 72 meses atendidas pela equipe de ESF Ações nos 04 eixos pedagógicos: organização e gestão qualificação da prática clínica engajamento público monitoramento e avaliação

9 Metodologia Ações realizadas:
Organização do serviço para realizar a intervenção Capacitação para todos profissionais: acolhimento e captação das crianças cadastramento e atualização do cadastro busca ativa dos faltosos protocolos de saúde bucal e saúde da criança Contato com as escolas para pactuar ações

10 Metodologia Contato com a comunidade (associações e lideranças)
importância da ação para a saúde da criança atendimento prioritário desta faixa etária multiplicadores destas informações ouvir a comunidade sobre estratégias Cadastramento e atualização do cadastro das crianças Monitoramento semanal da intervenção

11 Metodologia Levantamento epidemiológico: escolas comunidade
Tratamento odontológico para as crianças com cáries Busca ativa das crianças faltosas

12 Metodologia Escovação supervisionada nas creches
Ações de educação em saúde com: as crianças os responsáveis: na comunidade e creches funcionários das escolas Avaliação da intervenção

13 Metodologia Logística: Protocolos:
Caderno de Atenção Básica nº 33 Saúde da Criança, Ministério da Saúde, 2012 Caderno de Atenção Básica nº 17, Saúde Bucal, Ministério da Saúde (2006) Diretrizes para a Atenção em Saúde Bucal (Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo, 2009)

14 Metodologia Registro das informações:
-Fichas odontológicas da Prefeitura do Município de São Paulo -Fichas espelho Arquivo: Dividido por micro área

15 Metodologia Levantamento epidemiológico:
-comunidade: convite feito pelas ACS -creches: exame coletivo Necessidade de tratamento: agendado na unidade Falta na consulta: nome entregue para ACS fazer busca e novo agendamento

16 Metodologia Escolas: -exame coletivo: registro nas fichas espelho
-necessidade de tratamento: agendado na unidade -ação educativa com alunos e funcionários da escola -escovação supervisionada -reunião com os pais e funcionários

17 Objetivos Metas e Resultados
1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal da criança meta 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal de crianças entre zero e 72 meses da unidade saúde para 50%. Proporção de crianças entre 0 e 72 meses inscritas no programa de saúde bucal da UBS Neusa Rosália Morales

18 Objetivos Metas e Resultados
meta 2: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 50% das crianças de 6 a 72 meses Proporção de crianças de 6 a 72 meses frequentadoras da creche participantes de ação coletiva de exame bucal.

19 Objetivos Metas e Resultados
meta 3: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 50% das crianças  moradoras da área de abrangência, de 6 a 72 meses de idade Proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica.

20 Objetivos Metas e Resultados
 meta 4: Ampliar cobertura de primeira consulta odontológica em 50% das crianças de 6 a 72 meses da área classificados como alto risco para doenças bucais Proporção de crianças de 6 a 72 meses classificadas como alto risco com primeira consulta odontológica

21 Objetivos Metas e Resultados
2. Melhorar a adesão ao programa de saúde da criança  meta 5: Fazer busca ativa de 100% das crianças de 6 a 72 meses da área, com primeira consulta odontológicas, faltosas às consultas Proporção de buscas realizadas às crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica faltosas às consultas

22 Objetivos Metas e Resultados
3. Melhorar a qualidade do atendimento à criança meta 6 : Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% das crianças com idade entre 36 a 72 meses, frequentadores das creches foco Proporção de crianças de 36 a 72 meses das creches com escovação supervisionada com creme dental

23 Objetivos Metas e Resultados
meta 7: Concluir o tratamento odontológico em 100% das crianças entre 6 a 72 meses de idade com primeira consulta odontológica programática Proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta programática que tiveram tratamento odontológico concluído

24 Objetivos Metas e Resultados
4. Promover a saúde meta 8: Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças frequentadores das creches e seus responsáveis  Proporção de crianças cujas mães receberam orientações coletivas sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie

25 Objetivos Metas e Resultados
meta 9: Orientar sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% dos responsáveis Proporção de crianças cujas mães receberam orientações individuais sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie

26 Objetivos Metas e Resultados
meta 10: Orientar sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias para 100% dos responsáveis Proporção de crianças cujas mães receberam orientações sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias

27 Discussão Importância da intervenção para a equipe:
Capacitação em relação ao protocolo da saúde criança Capacitação e incorporação de práticas em saúde bucal na rotina da equipe

28 Discussão Importância da intervenção para o serviço:
Trabalho integrado da ESF com a equipe de saúde bucal Mudança nas ações da Saúde Bucal que eram predominantemente curativas Registro das ações em saúde bucal que inexistiam anteriormente

29 Discussão Importância da intervenção para a comunidade:
Conscientização dos responsáveis, quanto à prevenção de doenças bucais Melhoria no acesso ao serviço Monitoramento da saúde bucal das crianças

30 Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço:
A intervenção já foi incorporada à rotina do serviço As ACS continuam fazendo o convite para as mães levarem as crianças para o exame bucal A enfermeira da equipe faz o mesmo durante as consultas de puericultura, assim como os funcionários da recepção

31 Discussão Mudanças a serem feitas:
Antecipar as reuniões com responsáveis na creche Aprimorar a divulgação do projeto na comunidade Monitoramento global: coleta e registro dos demais indicadores que não fazem parte da saúde bucal Acrescentar em nossos objetivos, a melhoria da qualidade dos registros das ações direcionadas às crianças

32 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Minhas expectativas iniciais/desenvolvimento do curso Não conhecia o sistema EAD Surpresa com a supervisão constante da minha orientadora através dos retornos. Textos disponibilizados e as tarefas propostas foram fundamentais para a construção do projeto.

33 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Significado do curso para minha prática profissional Adaptação do Modelo tradicional para o trabalho integrado com a equipe. Práticas educativas Perceber a importância da atuação das ACS

34 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Aprendizados mais relevantes O trabalho com a equipe transformou minha visão da atuação do profissional na saúde pública Atuar na construção de uma saúde integral Atendimento mais humanizado

35 Entrada da comunidade

36 Dentro da comunidade

37 Exame no espaço comunitário

38 Exame no espaço comunitário

39 Creche Nossa Sra. do Rosário

40 Exame bucal

41 Creche Sagrada Família

42 Escovação supervisionada

43 Madre Teresa de Calcutá
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá


Carregar ppt "Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google