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Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre
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Objeto de Aprendizagem
Segundo Wiley (2000), um OA "é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem". recurso digital reutilização apoio a aprendizagem WILEY, David A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation , Brigham Young University Disponível em: Acesso em 7 ago
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Exemplos de objetos sica/loop.swf /33
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Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
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Produção de conteúdo educacional digital
Ferramentas de domínio público GIMP – animações; WINK – tutoriais; Audacity - edição de áudio; Picasa – edição de vídeo; HotPotatoes – exercícios interativos; ExeLearning –criação de cursos e a integração de diversos recursos Carência de recursos humanos especializados Professor participa do processo de autoria
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Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
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Modelo pedagógico no EAD
Revela-se em dois aspectos de uma disciplina ao curso disponibilizado no AVA Ferramentas de interação Fóruns Chats Videoconferências Diários Recursos disponibilizados Exercícios Simulações Videoaulas
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Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
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Recursos educacionais abertos
OER – Open Educational Resources Movimento inspirado no sucesso do movimento de software livre e da iniciativa OpenCourseWare (OCW) do Massachussets Institute of Technology Recursos voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral.
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Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
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Armazenamento e busca Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LOR)
De acordo com Koohang e Harmam (2007, p. 132), é um catálogo digital que facilita a pesquisa por objetos permitindo o armazenamento propriamente dito o controle de versões e de publicação a busca dos objetos a partir de suas características o controle de acesso a avaliação dos objetos KOOHANG, Alex; HARMAN, Keith. ed. (2007b) Learning Objects and Instructional Design. Santa Rosa, Califórnia: Informing Science Press,
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Exemplos de repositórios
MERLOT - Federation - eduSource - National Learning Network - OKI (Open Knowledge Initiative) - SMETE - BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem - Domínio Público – Biblioteca Digital desenvolvida em software livre - sp Portal do Professor -
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Desafio para os repositórios
Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
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Metadados Definição Funções Padrões Dificuldade
São dados que descrevem dados Correspondem à descrição de objeto de aprendizagem Funções Permitir a busca Indicar o uso Padrões Dublin Core (conteúdo web) LOM – Learning Object Metadata (IEEE) SCORM Cancore, UK LOM core Dificuldade Preenchimento pelo autor
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Desafio para os repositórios
Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
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Federação de repositórios
FEB – Federação Educa Brasil Projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa Repositórios de objetos de aprendizagem: BIOE (MEC – Ministério da Educação) CESTA (UFRGS) - 450 Bibliotecas digitais: LUME (UFRGS) documentos digitalizados Biblioteca nacional - 9 milhões de itens (em processo de digitalização) O resultado oferece a possibilidade de prover um ponto único de acesso e busca a conteúdos educacionais através de um sistema federado que contem os metadados dos repositórios integrantes da federação ensejando assim a criação de uma infra-estrutura global para federação de repositórios de conteúdo.
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Desafio para os repositórios
Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
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Implementação de repositório
Bibliotecas estão usando o software livre DSpace para gerenciar documentos digitais DSpace usa como opção padrão: Dublin Core LOM pode ser obtido mediante a adição de metadados
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Considerações finais O conceito de objeto de aprendizagem não cumpriu ainda a sua grande promessa – reusabilidade Para atingir tal ponto é necessário O desenvolvimento de objetos reusáveis, claramente identificáveis do ponto de vista de conteúdo e forma de utilização A disponibilização dos objetos desenvolvidos em repositórios que permitam buscas realmente úteis a quem deseja fazer uso destes recursos
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