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O Desafio dos Novos Tempos

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Apresentação em tema: "O Desafio dos Novos Tempos"— Transcrição da apresentação:

1 O Desafio dos Novos Tempos
GESTÃO DE PESSOAS O Desafio dos Novos Tempos

2 COMPLEXIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Administração pessoal Administração familiar Administração de pequenos grupos sociais Administração de organizações Administração social: cidade, Estado, sociedade global.

3 Departamento de Trânsito Escola
Receita Federal Prefeitura Departamento de Trânsito Escola Secretaria de Segurança Clube Sindicato Companhia de Eletricidade Companhia Telefônica Saneamento Básico

4 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Revolução Industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução Digital – Substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.

5 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Classe Operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e de conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos.

6 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.

7 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo.

8 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas.

9 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade.

10 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial.

11 ENFOQUE COMPORTAMENTAL
O foco passa a ser os interesses e sentimentos das pessoas que trabalham na organização. O foco passa a ser o bem-estar dos colaboradores. O foco passa a ser a motivação.

12 Categorias de Indicadores Indicadores Específicos
PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS ORIENTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Categorias de Indicadores Indicadores Específicos ORGANIZACIONAL Tratamento ético dos funcionários Planos de carreira igualitários Clareza das políticas e procedimentos SOCIAL Investimento na educação formal dos funcionários Benefícios familiares Atividades culturais e esportivas PSICOLÓGICA Valorização do funcionário Apoio psicológico Desafio e outros fatores motivacionais BIOLÓGICA Ginástica laboral Controle dos acidentes do trabalho. Conforto físico e eliminação da insalubridade Alimentação Controle de doenças

13 COMO FAZER PARA QUE ESTAS PRÁTICAS SEJAM IMPLANTADAS?
LIDERANÇA

14 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio de direção dos colaboradores.

15 LIDERANÇA Função, papel, tarefa ou responsabilidade, que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo.

16 ENFOQUE COMPORTAMENTAL
MOTIVAÇÃO LIDERANÇA CULTURA ORGANIZACIONAL Energia Força (comportamento) Autocrática Democrática Crenças Valores Hábitos

17 NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO
Você precisa aprender a gerenciar em situações nas quais não tem autoridade de comando, nas quais você não é nem controlado e nem está controlando.

18 QUATRO ÁREAS DE ESCOLHA
MENTE ESPÍRITO CORAÇÃO CORPO

19 QUATRO NECESSIDADES DAS PESSOAS
MENTE (Aprender) Desenvolvimento Mental ESPÍRITO (Deixar um legado) Significado Espiritual CORAÇÃO (Sentir) Amar CORPO (Fazer) Viver

20 QUATRO INTELIGÊNCIAS DAS PESSOAS
INTELIGÊNCIA MENTAL (QI) INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL (QES) INTELIGÊNCIA FÍSICA (QF) INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE)

21 COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?
MENTE (Visão) ESPÍRITO (Consciência) CORPO (Disciplina) CORAÇÃO (Paixão)

22 QUATRO FUNÇÕES DA LIDERANÇA
MENTE Explorar caminhos CONFIANÇA CONFIANÇA ESPÍRITO Modelar CORPO Alinhar CORAÇÃO Empower CONFIANÇA

23 GESTÃO DE PESSOAS: O DESAFIO DOS NOVOS TEMPOS
O desafio é encontrar a sua voz: NECESSIDADE TALENTO VOZ PAIXÃO CONSCIÊNCIA

24 ENCONTRANDO RESULTADOS: 1ª Etapa
Especifique os resultados esperados em termos de quantidade e qualidade; Solicite os métodos que serão utilizados; Estabeleça prazos para realização dos projetos; Estabeleça o comprometimento para obtenção dos resultados desejados (conceito ganha-ganha).

25 ENCONTRANDO RESULTADOS: 2ª Etapa
Comunique todos os princípios políticos e procedimentos considerados essenciais para a obtenção dos resultados; Identifique os caminhos do erro e atitude esperada (iniciativa).

26 ENCONTRANDO RESULTADOS: 3ª Etapa
Identifique os recursos humanos, técnicos e organizacionais disponíveis (informação, comunicação e treinamento).

27 ENCONTRANDO RESULTADOS: 4ª Etapa
Defina responsabilidade das pessoas; Estabeleça o padrão de desempenho aceitável; Especifique como será avaliado o desempenho (medição, observação e discernimento); Estabeleça quando ocorrerão as avaliações dos progressos realizados.

28 ENCONTRANDO RESULTADOS: 5ª Etapa
Estabeleça um acordo sobre o que acontecerá quando os resultados desejados forem ou não alcançados; Conseqüências positivas (reconhecimento, apreciação, progresso profissional, nova tarefa, treinamento, horário flexível, licença, âmbito de responsabilidades ampliado ou promoção; Conseqüências negativas (novo período de treinamento, demissão).

29 INDICADORES DE RESULTADOS
1. Medidas de Desempenho 2. Medidas de Adequação Critérios de Avaliação 3. Medidas de Satisfação dos Funcionários 4. Medidas Indiretas de Desempenho dos funcionários

30 ABORDAGENS ESTATÍSTICAS DE AVALIAÇÃO
Índices Organizacionais e Relações no Trabalho Índices de Rotatividade e de Absenteísmo Índices de Eficácia Índices de Acidentes Índices de Emprego

31 ÍNDICES DE EFICÁCIA Perdas e refugos por unidade de organização
Custos de pagamento por unidade Resultados em unidades por hora trabalhada de funcionário ÍNDICES DE EFICÁCIA Vendas por funcionário de toda organização ou de unidade organizacional Faturamento por funcionário

32 ÍNDICES DE ACIDENTES Acidentes por tipo e em cada parte do corpo
Coeficientes de freqüência de acidentes da organização ou da unidade organizacional Número de dias perdidos por acidente ÍNDICES DE ACIDENTES Custo médio por acidente e por parte do corpo envolvida Indenizações pagas a acidentados em cada 1000 horas trabalhadas

33 ÍNDICES ORGANIZACIONAIS E RELAÇÃO NO TRABALHO
Número de Greves Número de queixas e reclamações Número de arbitragens efetuadas

34 ÍNDICES DE ROTATIVIDADE E DE ABSENTEÍSMO
Rotatividade de pessoal por unidade de organização e para toda a organização Freqüência, atrasos e horas extras em comparação com cada unidade organizacional

35 Dias de ausência por doença, como % dos dias trabalhados
Dias de férias como % dos dias trabalhados da força de trabalho Afastamento por acidentes, maternidade, doenças prolongadas, por motivos de estudos, como % dos dias trabalhados ÍNDICES DE EMPREGO Distribuição dos funcionários por idade, tempo de casa, sexo e raça. Idade média de força de trabalho

36 ABORDAGEM ATRAVÉS DE PESQUISAS INTERNAS
Pesquisa de Atitude Principais Focos Atitudes quanto à Organização Atitudes quanto às condições de trabalho Atitudes quanto à remuneração Atitudes quanto ao Gestor/Supervisor

37 ABORDAGEM ATRAVÉS DE PESQUISAS EXTERNAS
A avaliação de resultados quanto à GESTÃO DE PESSOAS também pode envolver uma comparação externa com aquilo que fazem outras organizações, sejam ou não do mesmo ramo de atividade. O BENCHMARKING é a principal técnica utilizada para as pesquisas externas de RH.

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