A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha."— Transcrição da apresentação:

1 Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha 2012/2013

2 Objetivos Um evento de letramento inclui atividades que têm as características de outras atividades da vida social: envolve mais de um participante e os envolvidos têm diferentes saberes, que são mobilizados na medida adequada, no momento necessário, em prol de interesses, intenções e objetivos individuais e de metas comuns. Daí ser um evento essencialmente colaborativo. (KLEIMAN, 2005, p.23). Conhecer a história e a cultura do Município de Uberaba, nosso objeto de estudo, por meio de pesquisas de campo considerando o lúdico, o criativo no processo de formação da cidadania. Promover a contextualização do conhecimento favorecendo a alfabetização por meio de situações significativas e experiências concretas envolvendo o letramento.

3 Localização Preparando a visita Observando o percurso no Google Maps
Igreja no presente Igreja no passado: 1955 Localização Trajeto percorrido da Escola Municipal Uberaba até a Praça Santa Terezinha - desenho das crianças. Observando o percurso no Google Maps Preparando a visita

4 A visita ... Igreja Santa Terezinha Interior da Igreja Palestra
Registros Registros

5 Entrevista com a empresária responsável pela empresa “Beliske”
Panificadora Beliske A visita ... Igreja Santa Terezinha Registros O aluno percebe o uso social da leitura-escrita e sua importância para as relações existentes na sociedade.

6 Trabalhando em sala de aula após a visita ...

7 Trabalhando em sala de aula após a visita ...

8 Trabalhando em sala de aula após a visita ...
Utilização do pátio da escola para continuação do trabalho:

9 Quanto mais a escola se aproxima das práticas sociais em outras instituições, mais o aluno poderá trazer conhecimentos relevantes das práticas que já conhece, e mais fáceis serão as adequações, adaptações e transferências que ele virá a fazer para outras situações da vida real. (KLEYMAN , 2005 p.23)

10 Trabalhos de expressão artística realizados

11 Livros construídos pelas crianças a partir dos registros
Painel sobre a Praça Santa Terezinha construído pelas crianças

12 Trabalho: Língua portuguesa

13 Trabalho: Geografia

14 Trabalho: Matemática

15

16 Referências BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, Disponível em: Acesso em: 29 mai.2013. BRANDÃO, Carlos R.. O que é método Paulo Freire. 1º ed. Ed. Brasiliense, 1981, São Paulo\SP.  ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 33, Disponível em: Acesso em 27 maio, 2013. TAVARES, Maria Tereza Goudard. A Cidade e a Alfabetização das Crianças das Classes Populares: algumas considerações. Educação Popular – GT: 06. Instituição Financiadora: FAPERJ/UERJ, Disponível em: Acesso em 20 mai.2013. Música: Jipe do Padre / Grupo Parangolè Fotos: Acervo PIBID

17


Carregar ppt "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google