A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“BAFÔMETRO” Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“BAFÔMETRO” Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool."— Transcrição da apresentação:

1 “BAFÔMETRO” Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool

2 A ingestão de álcool e suas consequências
Bebidas alcoólicas => estômago/intestino => corrente sanguínea => todas as partes do corpo. min (depende: peso corporal, capacidade de absorção do sistema digestório e gradação alcoólica da bebida). Consequência: intoxicação (afeta a coordenação motora e a rapidez dos reflexos) => Leva euforia ou estupor alcoólico => Comprometimento da capacidade para conduzir veículos.

3 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Antes de 2008 => limite capacidade para dirigir com segurança: 0,8 g/L. A partir de junho de Lei Seca (11.705) - 0,2 g/L => multa de R$ 957,70 + sete pontos na carteira + suspensão do direito de dirigir por um ano. (uma lata de cerveja ou uma taça de vinho) - 0,6 g/L => motorista responde a processo criminal + sujeito à pena de seis meses a três anos de detenção. (equivalente três latas de cerveja) Recusa teste bafômetro => multado. A negativa presume que o cidadão está embriagado.

4 1º ano => redução de 9,8% morte nas unidades de saúde por causa dos acidentes no tráfego.
2º ano => alta de 12,4% vítimas da violência no trânsito. pesquisadores da USP => 45% dos motoristas e motociclistas que haviam morrido no trânsito haviam bebido no dia do acidente. Lei teve impacto e adesão diferente pelo Brasil

5 Eliminação do álcool no organismo:
(1) Nos pulmões => ar alveolar; (2) Sistema urinário; (3) Metabolização, principalmente no fígado. (1) e (2) => 10% do descarte do álcool do corpo humano. (3) => 90% => consiste na oxidação do etanol (relativamente lenta, por etapas sucessivas e catalisadas por enzimas específicas). Seqüência: CH3CH2OH → CH3CHO → CO H2O álcool aldeído gás carbônico água

6 Sangue => pulmões (ocorre troca de gases) => parte do álcool passa para os pulmões.
Álcool pode ser detectado no sangue => por análise direta do mesmo; ar exalado - “bafômetro” => álcool => proporcional à concentração do mesmo na corrente sanguínea.

7 A QUÍMICA DOS BAFÔMETROS
Descartáveis Mais simples => pequenos tubos contendo mistura sólida de solução aquosa de dicromato de potássio e sílica, umedecida com ácido sulfúrico. Detecção visual - reação de oxidação de álcool a aldeído e - redução do dicromato [amarelo-alaranjada] a: - cromo (III) [verde] - cromo (II) [azul] - final a coloração mista [verde-azulada]. Equação completa: K2Cr2O7(aq) + 4H2SO4(aq) + 3CH3CH2OH(g) → Cr2(SO4)3(aq) + 7H2O(l) + 3CH3CHO(g) + K2SO4(aq) alaranjado incolor verde incolor

8 Detecção/medição Soprar para dentro do aparelho através de um tubo (descartável) onde ocorre oxidação do etanol (álcool) a etanal (aldeído). Laboratórios de Medicina Legal => métodos e aparelhos mais sofisticados (espectroscopia no infravermelho e cromatografia gasosa).

9 OFICINA Construção de um modelo simples de “bafômetro” para comparar os teores de álcool em algumas bebidas alcoólicas* Questão: Qual é a ordem crescente dos teores alcoólico das bebidas: vinho, aguardente e cerveja? Hipótese: *Geraldo A. Luzes Ferreira; Gerson de Souza Mól; Roberto Ribeiro da Silva - Química Nova na Escola, maio de 1997

10 Materiais e reagentes • 4 balões de aniversário de cores diferentes; • 4 pedaços de tubo plástico transparente de 10 cm de comprimento; • 4 tabletes de giz escolar; • 4 rolhas para tampar os tubos; • algodão/palito • solução ácida de dicromato de potássio (40 mL de água + 10 mL de ácido sulfúrico concentrado e 1 g de dicromato de potássio). Atenção! O ácido sulfúrico concentrado é um ácido forte e um poderoso agente desidratante => a solução ácida de dicromato de potássio deve ser manuseada com muito cuidado!!

11 Quebre o giz em pedaços pequenos (evite que o pó de giz se misture aos fragmentos).
2) Coloque os fragmentos de giz na placa de Petri e molhe-os com a solução de dicromato de potássio, de maneira que eles fiquem úmidos (não encharcados). 3) Com o auxílio de um palito, misture os fragmentos de giz de forma que o material fique com uma cor homogênea.

12 4) Coloque um chumaço pequeno de. algodão em uma das extremidades de
4) Coloque um chumaço pequeno de algodão em uma das extremidades de cada um dos quatro tubos e depois coloque as rolhas do lado em que se coloca o chumaço de algodão. 5) A seguir, coloque mais ou menos a mesma quantidade de fragmentos de giz nos quatro tubos, utilizando a espátula. 6) Coloque 10 gotas de aguardente no balão AZUL, encha-o de ar e coloque-o no tubo previamente preparado.

13 7) Repita o procedimento colocando 10 gotas de vinho no
7) Repita o procedimento colocando 10 gotas de vinho no balão LILÁS; 10 gotas de cerveja no balão LARANJA e no balão BRANCO não coloque nada, pois ele é o controle do experimento. Os balões deverão conter, aproximadamente, as mesmas quantidades de ar. 8) Solte, vagarosamente, o ar balão BRANCO, desapertando a rolha.

14   9) Proceda da mesma forma com os balões restantes e espere o ar escoar dos balões.
10) Compare a alteração nos quatro tubos e indique a ordem crescente dos teores alcoólico das bebidas (vinho, aguardente e cerveja).


Carregar ppt "“BAFÔMETRO” Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google