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24 Medindo o Custo de Vida
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O Índice de Preços ao Consumidor
O índice de preços ao consumidor (IPC) é uma medida de custo geral de todos os bens e serviços comprados por um comprados típico. A cada mês, o Bureau of Labor Statistics calcula e divulga o índice de preços ao consumidor.
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor Para compreender como é calculado esse índice devemos considerar uma economia simples onde os consumidores só compram dois produtos – cachorros-quentes e hambúrgueres. As etapas seguidas são dadas por:
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 1. Fixar a cesta. Nesta etapa é preciso determinar quais preços são mais importantes para o consumidor. Se o consumidor compra mais cachorro-quente do que hambúrguer ele deve ter maior peso. Cesta: 4 cachorros-quentes e 2 hambúrgueres
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 2. Coletar os preços. Nesta etapa é preciso coletar os preços dos produtos em cada ponto no tempo. Essa coleta pode ser mensal. Ano Cachorro quente Hambúrguer $1 $2 $2 $3 $3 $4
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 3. Calcular o custo da Cesta. Nesta etapa deve-se usar os dados sobre os preços em diferentes momentos, mantendo a proporção constante dos itens. Ano Cesta $8 $14 $20
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 4. Escolher um ano base e calcular o índice. Nesta etapa deve-se designar um ano como ano-base. Após sua escolha as informações sobre as variações nos preços são comparadas em relação a este ano base. Ano Cesta $8/$8 = 100% $14/$8 = 175% $20/$8 = 250%
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O Índice de Preços ao Consumidor
Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 5. Calcular a taxa de inflação. Nesta etapa deve-se calcular a taxa de inflação que é a variação percentual do índice de preços em relação a um período anterior. Ano Cesta – 100 / 100 = 75% – 175 / 100 = 43%
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O Índice de Preços ao Consumidor
Problemas no Cálculo do Custo de Vida O índice de preços ao consumidor tenta avaliar quanto as rendas devem aumentar para manter um padrão de vida constante. O índice apresenta alguns problemas.
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O Índice de Preços ao Consumidor
Problemas no Cálculo do Custo de Vida O primeiro deles é chamado de tendência à substituição. Quando os preços mudam os consumidores podem responder a essas mudanças substituindo os produtos e isto pode mudar as proporções definidas na cesta.
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O Índice de Preços ao Consumidor
Problemas no Cálculo do Custo de Vida O segundo deles é a introdução de novos produtos. Quando um novo produto é introduzido na economia isto permite que o consumidor tenha uma maior variedade e, isso, por sua vez reduz o custo de manter o mesmo nível de bem-estar.
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O Índice de Preços ao Consumidor
Problemas no Cálculo do Custo de Vida O terceiro deles é a mudança de qualidade não medida. Se a qualidade do bem cai de um ano para o outro o valor do dólar cai, mesmo que o preço do bem continue o mesmo. De forma similar, se a qualidade de um bem aumenta de uma ano para outro, o valor do dólar sobe.
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Índice de Preços no Brasil
Fundação Getúlio Vargas Índice Geral de Preços – IGP; Índice de Preços por Atacado – IPA; Índice Geral Preços de Preços – Disponibilidade Interna – IGP-DI; Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M
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Índice de Preços no Brasil
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Índice de Preços ao Consumidor Fipe – IPC-Fipe;
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Índice de Preços no Brasil
Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas Índice de Preços ao Consumidor Iepe – IPC-Iepe;
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Índice de Preços no Brasil
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC; Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA; Índice Nacional de Custos da Construção – INCC;
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Índice de Preços no Brasil
Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA; Alimentação (33,10%); Artigos de Residência (8,85%); Habitação (12,53%); Transportes e Comunicação (11,44%); Vestuário (13,16%); Saúde e Cuidados Pessoais (7,56%) e Despesas Pessoais (13,36%).
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