A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL PONTO: OBJETO E OBJETIVO DA ÉTICA?

2 OBJETIVO PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CRÍTICO E CRIATIVO DO ALUNO NA AVALIAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS PARA ATINGIREM DETERMINADOS OBJETIVOS, QUE NORMALMENTE ANTAGÔNICOS.

3 OS SERES HUMANOS AGEM CONSCIENTEMENTE, E CADA UM É SENHOR DE SUA PRÓPRIA VIDA.
MAS COMO RESOLVEMOS O QUE FAZER? A FILOSOFIA PODE NOS AJUDAR A PENSAR SOBRE A NOSSA VIDA.

4 CHAMA-SE ÉTICA A PARTE DA FILOSOFIA QUE SE DEDICA A PENSAR AS AÇÕES HUMANAS E SEUS FUNDAMENTOS.

5 Para melhor entendermos, vamos partir da origem da palavra ÉTICA, que vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter e “éthos” (longo), domicílio, moradia. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra MORAL.

6 CARÁTER E MORAL Tanto caráter e moral indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” .

7 ÉTICA Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética é uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. Ponto que nos remete ao objeto e objetivo da Ética.

8 OBJETO O objeto real da Ética vai além do sentido etimológico. (Como Economia — etimologicamente é apenas administração da casa — na realidade a Economia ocupa-se de questões que vão muito além da casa). A Ética procura princípios que dirijam a consciência na escolha do bem e concentra sua atenção na vontade humana. Objeto da Ética é o ato humano, e o ato humano é produzido pela vontade.

9 HOMEM X SOCIEDADE O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros”?. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a Ética é o julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.

10 ATO HUMANO - OBJETO DA ÉTICA
O ato, objeto da Ética, é o ato humano, ato específico do homem, ato que distingue o homem dos outros seres. O ato humano — é o ato voluntário e livre. Não é voluntário o ato espontâneo e necessário. Vontade é tendência racional; só há vontade em seres racionais. Por isso o ato voluntário supõe que a inteligência teve conhecimento prévio do objeto que se apresenta à vontade. É necessário este conhecimento para que o ato seja humano. A liberdade acrescenta o domínio da vontade sobre o ato, de tal maneira que possa escolher entre agir e não agir, ou agir desta ou daquela maneira, isto é, possa escolher entre este ou aquele ato.

11 RELACIONAMENTOS Atos que na convivência em sociedade conduz as pessoas travarem entre si, diariamente, grande numero de relacionamentos, que em busca de suas necessidades para atingirem determinados objetivos, que normalmente antagônicos, surjam conflitos, conforme exemplo: você entra em uma loja com um objetivo de comprar um eletrodoméstico e certamente encontrará no interior da loja, alguém querendo vender.

12 ENTENDIMENTO – OBJETIVO DA ÉTICA
E os conflitos – particular ou coletivo, surgidos nos levam ao maior desafio que é encontrar um ponto de entendimento, que é necessário para a convivência em sociedade. E a busca deste entendimento para estabelecer níveis aceitáveis constitui o objetivo da ética que é estudar a moral, refletir sobre ela, entendê-la, dar conhecimento e questionar o contexto histórico-social do ato moral e o que é melhor para todos os envolvidos.

13 FELICIDADE O ser humano move-se ao encontro da felicidade. Procuramos a satisfação de inúmeras formas, seja com um bem material, uma realização profissional ou qualquer outro modelo de desejo. Em todo objetivo encontramos algo em comum: a busca de maior expressão que é sermos felizes.

14 “COMO DEVO AGIR PERANTE OS OUTROS”
OBJETIVO PROPOSTO CONDUZIR O ALUNO A PENSAR E RESPONDER À SEGUINTE PERGUNTA: “COMO DEVO AGIR PERANTE OS OUTROS”

15 CONCLUSÃO Que a ética, enquanto ramo do conhecimento tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da Ética.

16 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad: 4ª ed. Brasília: UNB, 2001 ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, ett e all.Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo. Atlas.2001. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo:Saraiva, 2002. CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filósofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Código de Ética Profissional de Contabilidade/Conselho Federal de Contabilidade – Brasília – CFC FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio JACOMINO, Darlen – Revista Você S.A.: Você é um profissional ético? – Editora Abril – Edição 25 de julho de 2000. LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Ed. São Paulo, Atlas MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional, Ed. São Paulo, Atlas, 2004. VASQUEZ,Adolfo Sanches. Ética. 15. Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google