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Gestão de Transporte e Abastecimento

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Apresentação em tema: "Gestão de Transporte e Abastecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Transporte e Abastecimento
Prof. Vagner Olegário PLT

2 Conteúdo Programático
Sistemas de Transporte - Tecnologias para gestão de transportes. - Tipos de estoques. Planejamento e políticas de estoque. Tipos de inventários.. - Transportadoras. - Sistemas de transporte. Modais e Abastecimento - Gestão de seguros. - Sistemas de Gestão de Modais. - Sistemas Integrados de Abastecimento. - Multimodalidade: tercerização e transporte próprio. Gestão de Frotas - Fundamentos, princípios e requisitos para o dimensionamento de frotas. - Importância e vantagem competitiva do dimensionamento de frotas. - Etapas e estrutura do plano de dimensionamento de frotas. - Gerenciamento de frotas. Dimencionamento de frotas. Gestão de Rotas - Elaboração e otimização de rotas. - Sistemas de Monitoramento de Cargas. - Sistemas de Controle de Rotas. - Sistemas de Qualidade de Transporte.

3 O varejo atual LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS
É constituído na combinação de dois fatores chave desse setor : LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS

4 Valor para o cliente Benefícios : Qualidade da mercadoria.
Equivale a todos os benefícios que ele recebe em troca do esforço representado pelo ato de compra. Benefícios : Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja. Comodidade na compra.

5 Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ?
Disponibilidade de Produtos Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remediação de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Cumprimento do Prazo 2o Ordem de importância 1o 3o 4o 5o 6o 7o 8o 9o Mais importantes Todas as Classes de Produtos

6 Logística – Importância Estratégica
Vantagem de CUSTO Vantagem de VALOR Fontes de diferencial competitivo significativo e duradouro segundo Christopher* * CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos – estratégia para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Editora Pioneira, 1997

7 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS
SUPRIMENTOS FORNECEDOR OPERAÇÕES TRANSPORTADOR DISTRIBUIÇÃO FÍSICA FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO LOGÍSTICA REVERSA CONSUMIDOR

8 Logística Estratégica

9 Importância do Transporte
Nessa longa caminhada, a gestão da atividade de transporte é fundamental; a atividade de transporte é uma das principais peças dessa complexa “engrenagem” chamada Supply Chain. Logística Transporte Supply Chain 9

10 Atividade de pouca importância Crítica, alta visibilidade,
Valorização da atividade de gestão do transporte Dada a sua importância, a contratação, a atividade de transportes está se tornando cada vez mais estratégica para as empresas… Baixo Alto Importante, mas rotineira Atividade de pouca importância Non-core activity Crítica, alta visibilidade, estratégica “Gargalo” Impacto sobre o negócio Complexidade da Contratação 10

11 Transporte de Carga Motivações para uma melhor gestão de transportes
Operações complexas Clientes Exigentes Inovações Tecnológicas Custos Operacionais 11

12 Composição do Custo Logístico
Custo Financeiro Seguro, Obsolescência, Depreciação, Perdas e Danos Custos com a estrutura administrativa da logística Movimentação de Carga Acondicionamento É possível diminuir ???

13 Composição do custo logístico do Brasil
14% Administrativo Armazenagem ão ao PIB 12% 0,4% 0,4% Estoque 0,7% 10% 0,6% ç Transporte 3,6% 3,9% 8% 11,6% 11,7% 6% % dos custos em rela 4% 7,0% 6,7% 2% 0% 2004 2006 11,7% PIB = US$ 125 bi R$ 271 bi Fonte:Estimativa CEL-COPPEAD, Estimativa CEL/COPPEAD

14 Ciclo crítico CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES
RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA ATENDER CLIENTES: CLIENTES PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES

15 Nível de serviços e custos
TEMPO DE ENTREGA DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE PERDAS OU AVARIAS POR ENTREGA FREQUENCIA DE ENTREGAS LOTES MINIMOS DE ENTREGA FLEXIBILIDADE

16 Planejamento de Transportes
Avaliar as necessidades de transporte e determinar um plano de entrega on time ao menor custo: Modal a ser utilizado; Estabelecimentos de itinerários. (roteirização Urbana); Tipos de equipamento; Restrições de tráfego; Dimensionamento de Frota; A escolha do correto Equipamento; Descarga Noturna; Sinergia (Logística Colaborativa).

17 Modal de Transporte Para atender ao Varejo a melhor modal é o rodoviário!!

18 Entraves no Abastecimento do Varejo de São Paulo e Brasil
Fonte: CET

19 Entraves no Abastecimento do Varejo de São Paulo
RODIZIO MUNICIPAL (Decreto nº /97). O horário do rodízio para os caminhões será das 7h às 10h e das 17h às 20h, obedecendo aos seguintes finais de placa: segunda-feira (finais 1 e 2); terça-feira (3 e 4); quarta-feira (5 e 6); quinta-feira (7 e 8); sexta-feira (9 e zero) e a restrição envolve tanto a região do centro expandido, quanto as marginais Tietê, Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, entre outras vias que formam o anel viário. Circulação de caminhões na Capital (VER). A restrição é de 2ª a 6ª feira, das 5 às 21 horas e aos sábados, das 10 às 14 horas. Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC. Os VUCs, caminhões de pequeno porte com até 6,3 metros de comprimento, entraram em sistema de rodízio de placas par dia par e placa ímpar dia impar, das 10hs às 16hs, acumulando as regras do rodízio municipal de veículos. - Zona Especial com Restrição a Circulação - ZERC: àrea ou via em Zonas Exclusivamente Residenciais - ZER's, com necessidade de restrição ao trânsito de caminhões, a fim de promover condições de segurança  e/ou qualidade ambiental . Fonte:

20 Descarga Noturna – Objetivo
“As leis de restrição ao trafego de caminhões durante o dia nas grandes cidades podem ser positivas ao transporte quando olhadas de um outro prisma”. Reduzir custos e maximizar recursos Aumentar a produtividade utilizando os equipamentos por mais tempo. (tempo integral). Menores custos, devido ao menor tempo para cumprir percurso. Atender legislação vigente.

21 Dimensionamento da frota
DEMANDA IDEAL ALTO ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO EM FUNÇÃO DO EQUILÍBRIO ENTRE OFERTA E DEMANDA MAIOR PRODUTIVIDADE, SEGURANÇA E ECONOMICIDADE NA PRÁTICA É MUITO RARO 21

22 A escolha correta dos equipamentos
Caracterização detalhada do problema (características da carga, do transporte e da rota) Definição das características técnicas do veículo Avaliação técnica e financeira (investimento inicial, custos operacionais e aspectos técnicos) Escolha 22

23 Tipos de Veículo PBT - Tara = Carga Líquida
PBT = Chassi com cabina + equipamento (carroceria) + carga líquida PBT = Tara + carga Líquida Tara = Chassi com cabina + equipamento (carroceria) PBTC = Peso Bruto Total Combinado, é o peso total do veiculo ( lotação ) considerando o peso do veículo a vazio + equipamento + carga, é calculado ou medido nos veículos que possuem combinações de composição através de 5a. Roda ou engates, considerando sempre o numero de eixos do conjunto CVC. CMT = Capacidade Máxima de Tração, que é o Peso Bruto Total Máximo que o veículo trator pode tracionar tecnicamente (definido pelo fabricante)


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