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Ética e Responsabilidade Social
Aula 4 Wellington Trotta
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O Dilema dos Valores Ao final desta aula, o estudante conhecerá:
1 – Conceito de valor, 2 – Dilema ético, 3 - Valor, moral e ética, 4 – Liberdade e Privacidade.
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O Dilema dos Valores 1 – Conceito de valor
.A palavra valor vem do grego áksios - ἀξιόω -, que significa o que é valioso, o que merece apreço, o que é bom. .Conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos. Não há indivíduo sem valores
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O Dilema dos Valores 2 – Dilema ético:
.Dilema é um termo “do grego di, duas vezes, e lemma, princípio, premissa. Forma de alternativa da qual, dos dois membros aceitos como premissas ou princípios, só podemos tirar uma consequência.” Dilema filosófico . Ou devemos filosofar, ou não devemos filosofar; ora, para sabermos se devemos filosofar, precisamos filosofar; para sabermos se não devemos filosofar, precisamos ainda filosofar; conclusão: devemos filosofar.
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O Dilema dos Valores . Situação embaraçosa em que nos encontramos. devendo escolher, necessariamente, um entre dois ou mais pontos de vista rejeitáveis. . Ex.: o dilema do cirurgião diante da situação de ter que sacrificar a mãe ou o filho no momento do parto; não podendo salvar ambos, precisa optar.
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O Dilema dos Valores . A empresa Exxon, depois do acidente ecológico de 1989, em que seu capitão estava embriagado, decidiu que seus funcionários deveriam fazer exames médicos para detecção do uso de drogas e álcool, orientando que suas filiais agissem da mesma forma.
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Aula 4: O Dilema dos Valores
. Os resultados efetivos da Exxon Corporation Foram:
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Aula 4: O Dilema dos Valores 3 - Valor, moral e ética
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Aula 4: O Dilema dos Valores
4 – Liberdade e Privacidade .Da relação entre os valores liberdade de expressão e direito à privacidade, o menos rígido é o direito à privacidade. .Isso porque a privacidade leva à intimidade, mas há que se traçar um limite entre os interesses privados e públicos. Assim, o direito à privacidade cessaria quando a ação praticada tivesse relevância pública.
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Aula 4: O Dilema dos Valores
Referências bibliográficas . ASHELEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. . CORTINA, Adela. Construir Confiança. Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações. São Paulo: Loyola, 2007. . MELO NETO, Francisco de P. Gestão de Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. . TRIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Ética para executivos. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
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Obrigado! Wellington Trotta
Possui Graduações em Direito pela UGF e Filosofia pela UERJ-IFCH, Mestrado em Ciência Política pela UFRJ-IFCS, Doutorado em Filosofia pela UFRJ-IFCS e Pós-Doutorado pela UFRJ-IFCS. Atualmente cursa o Doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA-RJ. Professor da UNESA, além de editar a revista
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