Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicholas Angelim Henriques Alterado mais de 6 anos atrás
1
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Hugo Batista Fernandes Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul
2
Roteiro Cenário Pensamento Computacional Metodologia
auxilio na qualidade da Ead? Plataforma Code.org Considerações Finais
3
Cenário e contexto da pesquisa
A computação permeia todas as atividades humanas, das artes às tecnologias, e hoje não se pode imaginar uma sociedade sem computador (NUNES, 2008)
4
Cenário e contexto da pesquisa
Em um mundo em constante evolução, o sujeito deve assumir cada vez mais um papel ativo em relação à tecnologia, deixando de ser um mero consumidor
5
Cenário e contexto da pesquisa
Para entender o século XXI deve-se primeiro entender a computação. Bundy (2007)
6
Cenário e contexto da pesquisa
O pensamento computacional é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação, que como a leitura, a escrita e a matemática, o pensamento computacional deve ser inserida à capacidade analítica de cada criança. Wing (2006)
7
Cenário e contexto da pesquisa
COMO ? Pensamento Computacional pode colaborar com a Qualidade na Ead
8
Objetivo da Pesquisa Investigar os conceitos do PC
Iniciativas para o seu desenvolvimento
9
Metodologia Revisão Narrativa: são publicações amplas apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o ‘estado da arte’ de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou conceitual. quando comparada à revisão sistemática, apresenta uma temática mais aberta; a busca das fontes não é pré-determinada e específica
10
Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Pensamento computacional é saber usar o computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano – em outras palavras, usar computadores, e redes de computadores, para aumentar nossa produtividade, inventividade, e criatividade.
11
Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Não se trata de uma técnica, mas uma forma de organização do pensamento e de resolução de problemas
12
Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Iniciativas Computational Thinking Teacher Resources Computer Science Teachers Association (CSTA) International Society for Technology in Education (ISTE)
13
Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Computational Thinking Teacher Resources definições operacionais apresenta vocabulários experiências de aprendizagem cenários onde o pensamento computacional pode ser utilizado em sala de aula
14
Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Processos mentais Coleta de dados: o processo de coletar informações de forma adequada. Analise de dados: dar sentido aos dados, encontrar padrões e tirar conclusões. Representação de dados: representar e organizar os dados em gráficos, tabelas, textos e imagens. Decomposição de problemas: quebrar tarefas em partes gerenciáveis, menores. Abstração: reduzir a complexidade para definir a ideia principal. Algoritmo e procedimentos: definir um conjunto de passos ordenados para resolver um problema ou atingir algum fim. Automação: usar os computadores ou maquinas para fazer tarefas repetitivas e tediosas. Paralelização: organizar recursos para, simultaneamente, realizar tarefas para alcançar um objetivo comum. Simulação: representar ou modelar um processo.
15
Como se desenvolve o Pensamento Computacional?
16
Fluência Digital Mitchel Resnick - Programming for All afirma que metodologias como a do Scratch pontencializam o desenvolvimento da Fluência Digital
17
Fluência Digital O termo educação a distância é utilizado para se referir ao ensino praticado por meio de recursos eletrônicos, principalmente a internet.
18
Fluência Digital Ead a mediação pedagógica ocorre essencialmente por meio de ambientes digitais
19
Fluência Digital Desenvolver a fluência tecnológica torna-se importante, pois essa possibilita e potencializa o processo ensino-aprendizagem.
20
Fluência Digital não é só preciso ser capaz de pesquisar e gerenciar, mas também de analisar e integrar a informação digital.
21
Fluência Digital ter a capacidade de compreender e montar as informações de diferentes fontes digitais
22
Fluência Digital Behar (2013) destaca a importância da fluência digital na sociedade moderna e a elege entre as competências básicas para a Ead. autonomia, organização, comunicação e sua presença social
23
Code.org Ali e Hadi Partovi
24
Code.org Oferece diversos cursos que apresentam conceitos:
Ciência da Computação Pensamento computacional Resolução de problemas Programação 34 Idiomas
25
Code.org
26
Code.org
27
Code.org
28
Considerações Finais Pensamento Computacional Potencializa a Fluência Digital Code.org autonomia, organização, comunicação e presença social
29
Obrigado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.