A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD"— Transcrição da apresentação:

1 PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Hugo Batista Fernandes Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

2 Roteiro Cenário Pensamento Computacional Metodologia
auxilio na qualidade da Ead? Plataforma Code.org Considerações Finais

3 Cenário e contexto da pesquisa
A computação permeia todas as atividades humanas, das artes às tecnologias, e hoje não se pode imaginar uma sociedade sem computador (NUNES, 2008)

4 Cenário e contexto da pesquisa
Em um mundo em constante evolução, o sujeito deve assumir cada vez mais um papel ativo em relação à tecnologia, deixando de ser um mero consumidor

5 Cenário e contexto da pesquisa
Para entender o século XXI deve-se primeiro entender a computação. Bundy (2007)

6 Cenário e contexto da pesquisa
O pensamento computacional é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação, que como a leitura, a escrita e a matemática, o pensamento computacional deve ser inserida à capacidade analítica de cada criança. Wing (2006)

7 Cenário e contexto da pesquisa
COMO ? Pensamento Computacional pode colaborar com a Qualidade na Ead

8 Objetivo da Pesquisa Investigar os conceitos do PC
Iniciativas para o seu desenvolvimento

9 Metodologia Revisão Narrativa: são publicações amplas apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o ‘estado da arte’ de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou conceitual. quando comparada à revisão sistemática, apresenta uma temática mais aberta; a busca das fontes não é pré-determinada e específica

10 Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Pensamento computacional é saber usar o computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano – em outras palavras, usar computadores, e redes de computadores, para aumentar nossa produtividade, inventividade, e criatividade.

11 Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Não se trata de uma técnica, mas uma forma de organização do pensamento e de resolução de problemas

12 Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Iniciativas Computational Thinking Teacher Resources Computer Science Teachers Association (CSTA) International Society for Technology in Education (ISTE)

13 Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Computational Thinking Teacher Resources definições operacionais apresenta vocabulários experiências de aprendizagem cenários onde o pensamento computacional pode ser utilizado em sala de aula

14 Afinal, o que é Pensamento Computacional?
Processos mentais Coleta de dados: o processo de coletar informações de forma adequada. Analise de dados: dar sentido aos dados, encontrar padrões e tirar conclusões. Representação de dados: representar e organizar os dados em gráficos, tabelas, textos e imagens. Decomposição de problemas: quebrar tarefas em partes gerenciáveis, menores. Abstração: reduzir a complexidade para definir a ideia principal. Algoritmo e procedimentos: definir um conjunto de passos ordenados para resolver um problema ou atingir algum fim. Automação: usar os computadores ou maquinas para fazer tarefas repetitivas e tediosas. Paralelização: organizar recursos para, simultaneamente, realizar tarefas para alcançar um objetivo comum. Simulação: representar ou modelar um processo.

15 Como se desenvolve o Pensamento Computacional?

16 Fluência Digital Mitchel Resnick - Programming for All afirma que metodologias como a do Scratch pontencializam o desenvolvimento da Fluência Digital

17 Fluência Digital O termo educação a distância é utilizado para se referir ao ensino praticado por meio de recursos eletrônicos, principalmente a internet.

18 Fluência Digital Ead a mediação pedagógica ocorre essencialmente por meio de ambientes digitais

19 Fluência Digital Desenvolver a fluência tecnológica torna-se importante, pois essa possibilita e potencializa o processo ensino-aprendizagem.

20 Fluência Digital não é só preciso ser capaz de pesquisar e gerenciar, mas também de analisar e integrar a informação digital.

21 Fluência Digital ter a capacidade de compreender e montar as informações de diferentes fontes digitais

22 Fluência Digital Behar (2013) destaca a importância da fluência digital na sociedade moderna e a elege entre as competências básicas para a Ead. autonomia, organização, comunicação e sua presença social

23 Code.org Ali e Hadi Partovi

24 Code.org Oferece diversos cursos que apresentam conceitos:
Ciência da Computação Pensamento computacional Resolução de problemas Programação 34 Idiomas

25 Code.org

26 Code.org

27 Code.org

28 Considerações Finais Pensamento Computacional  Potencializa a Fluência Digital Code.org autonomia, organização, comunicação e presença social

29 Obrigado


Carregar ppt "PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google