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FELIZMENTE HÁ LUAR! Luís de Sttau Monteiro. FELIZMENTE HÁ LUAR! Luís de Sttau Monteiro.

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2 FELIZMENTE HÁ LUAR! Luís de Sttau Monteiro

3 Peça em dois actos Publicada em 1961 – Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores – censurada; 1962 – tentativa do Teatro Experimental do Porto – sem resultado; 1ª Representação – Paris – 1969; Representação em Portugal – 1978 – Teatro Nacional. 2001 – Teatro Experimental do Porto. Suprimida pela censura da ditadura Encenada pelo próprio autor em 1978 No âmbito do Porto 2001 – nova encenação desta peça

4 Contexto da acção da peça (período pós invasões francesas)
Napoleão – Imperador dos franceses Aliança de Portugal com a Inglaterra Partida da corte portuguesa para o Brasil Administração do Reino entregue a uma Junta Provisória 1 – os ingleses instalaram-se em Portugal para combater o exército francês, desde 1808. 2 – a corte partiu em 29/Nov./1807. 3 – Constituição da Junta: slide nº 5

5 Contexto da acção da peça (cont.)
Instabilidade social; Perseguições políticas constantes reprimindo: a liberdade de expressão, a circulação de ideias e as tentativas para implementar o liberalismo; Repressão contra os conjurados de 1817; Condenação à morte de Gomes Freire de Andrade.

6 Personagens Gomes Freire de Andrade Matilde Sousa Falcão Manuel, Rita
D. Miguel Forjaz Principal Sousa Beresford Vicente Morais Sarmento / Andrade Corvo

7 Gomes Freire de Andrade
Personagem central Homem instruído, militar honesto Símbolo da modernidade e do progresso Adepto das novas ideias liberais Símbolo da luta pela liberdade

8 Matilde Mulher de carácter forte Corajosa
Denunciadora da hipocrisia do Estado e da Igreja Símbolo da mulher que ama e sofre.

9 Sousa Falcão Amigo inseparável do general Gomes F.
Representa a impotência perante os governadores Dominado pelo desânimo Assume a sua cobardia perante o exemplo de Gomes Freire.

10 Manuel/Rita Representantes do povo oprimido e esmagado
Símbolos da consciência popular Impotentes para alterar a situação Símbolos do desespero, da desilusão, da frustração

11 Vicente Elemento do povo
Traidor da sua classe – renega as suas origens Representa a hipocrisia e o oportunismo Materialista – pretende uma ascensão social rápida

12 Andrade Corvo / Morais Sarmento
Representam: Cobardia Traição Subserviência Vilania

13 Pers. - Junta Governativa
Nobreza Clero Exército D. Miguel Pereira Forjaz D. José A. M. Sousa William Carr Beresford

14 D. Miguel Forjaz A nobreza orgulhosa A prepotência representa
A corrupção O absolutismo

15 Principal Sousa representa O poder da Igreja
O ódio aos revolucionários representa O ódio aos franceses O comprometimento da Igreja com o poder O conservadorismo da Igreja

16 Beresford O exército O castigo e a denúncia de traidores
A superioridade inglesa Beresford representa O desprezo por Portugal O sentido prático

17 Linguagem Recursos de estilo Expressões populares Provérbios
Frases sentenciosas

18 Recursos de estilo Aliteração (pág. 111) Antítese (pág. 91)
Comparação (pág. 28) Diminutivo (pág. 78) Hipálage (pág. 57) Hipérbole (pág. 56) Imagem (pág. 67) Interjeição (pág. 29)

19 Recursos de estilo (cont.)
Interrog. Ret. (pág.57) Ironia (pág. 23) Metáfora (pág. 53) Onomatopeia (pág. 21) Paralelismo (pág. 21) Personificação (pág. 77) Repetição (pág. 23) Trocadilho (pág. 88)

20 Felizmente há luar!

21 Diminui de intensidade no final de cada acto
Movimenta-se em palco/muda de tonalidade/altera a intensidade Luz Permite perceber: -a mudança de cenário; - a mudança de espaço; - o destaque das figuras em palco.

22 SOM (didascálias) Ruído dos tambores Sinos a rebate Vozes humanas
Ameaçador Clima de terror Dramatismo Prisão dos revolucionários Execução Obriga ao silêncio Aumenta de intensidade no final de cada acto

23 Movimentação cénica (didascálias)
Indicação aos actores Saída/entrada de personagens Posição das personagens em cena Expressão fisionómica dos actores Linguagem gestual

24 Caracterização das personagens (através das didascálias)
Tom de voz/flexões Expressão do estado de espírito Sugestão do aspecto exterior

25 Síntese da Acção Perseguição política ao General Gomes Freire
Prisão do General Condenação à morte Revolta desesperada de Matilde e Sousa Falcão Resignação do povo

26 Felizmente há luar! Simbologia
A Saia Verde A Fogueira O Luar O Título

27 A Saia Verde Em vida Na morte Esperança Alegria do reencontro
Felicidade Liberdade Alegria do reencontro Tranquilidade

28 A Fogueira Presente Futuro Tristeza Escuridão Esperança Liberdade

29 O Luar Noite Luz Morte Mal Infelicidade Vida Saúde Felicidade

30 Felizmente Há Luar! Opressores Oprimidos
Efeito dissuasor porque ilumina o castigo Coragem e estímulo para a revolta contra a tirania

31 Século XIX Metáfora do Século XX
Regime absoluto Regime autoritário – Estado Novo Anti-liberalismo e nacionalismo Salazar opõe-se ao liberalismo e defende o nacionalismo Existência da Censura levada a cabo pela Inquisição Existência da Censura levada a cabo pelo Comité de Censura Exploração das classes mais baixas que viviam na ignorância Exploração das classes mais baixas; elevada taxa de analfabetismo Grande contraste entre os poderosos e o povo que vivia na miséria Sociedade rural, atrasada em relação à Europa

32 A guerra com os exércitos napoleónicos ainda está presente na memória do povo
Início da guerra colonial, responsável pela emigração e exílio de muitos jovens Forças repressoras: polícia PIDE: sustentáculo do regime Os que se opunham ao governo eram presos e condenados injustamente A condenação sem provas levou muitos militantes anti-fascistas e intelectuais às masmorras da PIDE O povo e alguns militares portugueses, conscientes da situação em que viviam, tentavam derrubar o governo Militantes anti-fascistas opõem-se à ditadura procurando mudar o regime Do Conselho de Regência faziam parte membros da Igreja O regime apoiou-se na Igreja Católica A Regência assentava numa política maniqueísta Quem não é por nós é contra nós O regime salazarista assentava numa política maniqueísta Delatores recebiam dinheiro para identificarem presumíveis conspiradores Muitos informantes, pagos para denunciarem, ajudaram o regime 1834 Triunfo do Liberalismo 1974 Triunfo da Democracia

33 Sec. XIX / Séc. XX Épocas de crise - violência do poder e ausência de liberdade. Épocas em que aparecem manifestações reclamando o direito à justiça e à liberdade. Épocas que anunciam o nascimento de novos tempos (liberalismo oitocentista e o 25 de Abril de 74)


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