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PublicouSilvana Fialho Aragão Alterado mais de 6 anos atrás
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FELIZMENTE HÁ LUAR! Luís de Sttau Monteiro
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Peça em dois actos Publicada em 1961 – Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores – censurada; 1962 – tentativa do Teatro Experimental do Porto – sem resultado; 1ª Representação – Paris – 1969; Representação em Portugal – 1978 – Teatro Nacional. 2001 – Teatro Experimental do Porto. Suprimida pela censura da ditadura Encenada pelo próprio autor em 1978 No âmbito do Porto 2001 – nova encenação desta peça
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Contexto da acção da peça (período pós invasões francesas)
Napoleão – Imperador dos franceses Aliança de Portugal com a Inglaterra Partida da corte portuguesa para o Brasil Administração do Reino entregue a uma Junta Provisória 1 – os ingleses instalaram-se em Portugal para combater o exército francês, desde 1808. 2 – a corte partiu em 29/Nov./1807. 3 – Constituição da Junta: slide nº 5
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Contexto da acção da peça (cont.)
Instabilidade social; Perseguições políticas constantes reprimindo: a liberdade de expressão, a circulação de ideias e as tentativas para implementar o liberalismo; Repressão contra os conjurados de 1817; Condenação à morte de Gomes Freire de Andrade.
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Personagens Gomes Freire de Andrade Matilde Sousa Falcão Manuel, Rita
D. Miguel Forjaz Principal Sousa Beresford Vicente Morais Sarmento / Andrade Corvo
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Gomes Freire de Andrade
Personagem central Homem instruído, militar honesto Símbolo da modernidade e do progresso Adepto das novas ideias liberais Símbolo da luta pela liberdade
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Matilde Mulher de carácter forte Corajosa
Denunciadora da hipocrisia do Estado e da Igreja Símbolo da mulher que ama e sofre.
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Sousa Falcão Amigo inseparável do general Gomes F.
Representa a impotência perante os governadores Dominado pelo desânimo Assume a sua cobardia perante o exemplo de Gomes Freire.
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Manuel/Rita Representantes do povo oprimido e esmagado
Símbolos da consciência popular Impotentes para alterar a situação Símbolos do desespero, da desilusão, da frustração
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Vicente Elemento do povo
Traidor da sua classe – renega as suas origens Representa a hipocrisia e o oportunismo Materialista – pretende uma ascensão social rápida
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Andrade Corvo / Morais Sarmento
Representam: Cobardia Traição Subserviência Vilania
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Pers. - Junta Governativa
Nobreza Clero Exército D. Miguel Pereira Forjaz D. José A. M. Sousa William Carr Beresford
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D. Miguel Forjaz A nobreza orgulhosa A prepotência representa
A corrupção O absolutismo
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Principal Sousa representa O poder da Igreja
O ódio aos revolucionários representa O ódio aos franceses O comprometimento da Igreja com o poder O conservadorismo da Igreja
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Beresford O exército O castigo e a denúncia de traidores
A superioridade inglesa Beresford representa O desprezo por Portugal O sentido prático
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Linguagem Recursos de estilo Expressões populares Provérbios
Frases sentenciosas
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Recursos de estilo Aliteração (pág. 111) Antítese (pág. 91)
Comparação (pág. 28) Diminutivo (pág. 78) Hipálage (pág. 57) Hipérbole (pág. 56) Imagem (pág. 67) Interjeição (pág. 29)
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Recursos de estilo (cont.)
Interrog. Ret. (pág.57) Ironia (pág. 23) Metáfora (pág. 53) Onomatopeia (pág. 21) Paralelismo (pág. 21) Personificação (pág. 77) Repetição (pág. 23) Trocadilho (pág. 88)
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Felizmente há luar!
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Diminui de intensidade no final de cada acto
Movimenta-se em palco/muda de tonalidade/altera a intensidade Luz Permite perceber: -a mudança de cenário; - a mudança de espaço; - o destaque das figuras em palco.
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SOM (didascálias) Ruído dos tambores Sinos a rebate Vozes humanas
Ameaçador Clima de terror Dramatismo Prisão dos revolucionários Execução Obriga ao silêncio Aumenta de intensidade no final de cada acto
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Movimentação cénica (didascálias)
Indicação aos actores Saída/entrada de personagens Posição das personagens em cena Expressão fisionómica dos actores Linguagem gestual
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Caracterização das personagens (através das didascálias)
Tom de voz/flexões Expressão do estado de espírito Sugestão do aspecto exterior
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Síntese da Acção Perseguição política ao General Gomes Freire
Prisão do General Condenação à morte Revolta desesperada de Matilde e Sousa Falcão Resignação do povo
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Felizmente há luar! Simbologia
A Saia Verde A Fogueira O Luar O Título
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A Saia Verde Em vida Na morte Esperança Alegria do reencontro
Felicidade Liberdade Alegria do reencontro Tranquilidade
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A Fogueira Presente Futuro Tristeza Escuridão Esperança Liberdade
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O Luar Noite Luz Morte Mal Infelicidade Vida Saúde Felicidade
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Felizmente Há Luar! Opressores Oprimidos
Efeito dissuasor porque ilumina o castigo Coragem e estímulo para a revolta contra a tirania
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Século XIX Metáfora do Século XX
Regime absoluto Regime autoritário – Estado Novo Anti-liberalismo e nacionalismo Salazar opõe-se ao liberalismo e defende o nacionalismo Existência da Censura levada a cabo pela Inquisição Existência da Censura levada a cabo pelo Comité de Censura Exploração das classes mais baixas que viviam na ignorância Exploração das classes mais baixas; elevada taxa de analfabetismo Grande contraste entre os poderosos e o povo que vivia na miséria Sociedade rural, atrasada em relação à Europa
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A guerra com os exércitos napoleónicos ainda está presente na memória do povo
Início da guerra colonial, responsável pela emigração e exílio de muitos jovens Forças repressoras: polícia PIDE: sustentáculo do regime Os que se opunham ao governo eram presos e condenados injustamente A condenação sem provas levou muitos militantes anti-fascistas e intelectuais às masmorras da PIDE O povo e alguns militares portugueses, conscientes da situação em que viviam, tentavam derrubar o governo Militantes anti-fascistas opõem-se à ditadura procurando mudar o regime Do Conselho de Regência faziam parte membros da Igreja O regime apoiou-se na Igreja Católica A Regência assentava numa política maniqueísta Quem não é por nós é contra nós O regime salazarista assentava numa política maniqueísta Delatores recebiam dinheiro para identificarem presumíveis conspiradores Muitos informantes, pagos para denunciarem, ajudaram o regime 1834 Triunfo do Liberalismo 1974 Triunfo da Democracia
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Sec. XIX / Séc. XX Épocas de crise - violência do poder e ausência de liberdade. Épocas em que aparecem manifestações reclamando o direito à justiça e à liberdade. Épocas que anunciam o nascimento de novos tempos (liberalismo oitocentista e o 25 de Abril de 74)
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