A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você acha mais divertido: ler uma revista em quadrinhos ou um livro de fatos históricos? E, se lhe dissermos que é possível fazer as duas coisas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você acha mais divertido: ler uma revista em quadrinhos ou um livro de fatos históricos? E, se lhe dissermos que é possível fazer as duas coisas,"— Transcrição da apresentação:

1 Os quadrinhos como fonte histórica para se pensar a Segunda Grande Guerra

2 O que você acha mais divertido: ler uma revista em quadrinhos ou um livro de fatos históricos? E, se lhe dissermos que é possível fazer as duas coisas, ao mesmo tempo? Legal, não é?! Vamos entender isso melhor?

3 Você assistiu o último filme do Capitão América
Você assistiu o último filme do Capitão América? Capitão América – O Primeiro Vingador, lançado em 2011.

4 Sabia que o herói Capitão América foi criado em 1941, na Captain America Comics #1, por Jack Kirby e Joe Simon? E aqui está o grande lance: Em 1941, o mundo estava vivendo uma guerra de proporções desconhecidas, até então. A Segunda Guerra Mundial teve início em Os países se enfrentavam, divididos em dois blocos: Aliados e Eixo. Aliados: URSS, EUA (após 1941) e Reino Unido. Eixo: Alemanha, Império do Japão e Itália. Até dezembro de 1941, os EUA era belicamente neutro na guerra. Aquele foi um ano importante para a definição da entrada dos EUA na Segunda Guerra. E, para isso, o apoio da população estadunidense era muito importante.

5 O que a capa da primeira edição do Capitão América pode demonstrar é que, no imaginário dos norte-americanos, havia a noção de que Hitler era um mal que precisava ser combatido. Nota-se o personagem “Capitão América” vestindo um uniforme com as cores da bandeira dos EUA. Suástica: um símbolo multicultural, que foi utilizado pelos nazistas como símbolo do partido.

6 O Capitão América é a expressão da realidade do período em que foi criado. Segundo Fábio Guerra (2011), “quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu na Europa e, posteriormente, com o envolvimento americano no conflito, as editoras passaram a produzir histórias nas quais os personagens interagiam com os protagonistas da guerra, sobretudo combatendo japoneses, nazistas, com, até mesmo, aparições do Imperador Hirohito e de Adolf Hitler”. Imperador Hiroshito, mais conhecido no Japão como Imperador Showa, foi o 124º imperador do Japão. Esteve a frente do Império japonês durante a Segunda Guerra Mundial, na qual o país integrava o EIXO. Adolf Hitler foi líder do Partido Nazista na Alemanha e esteve no poder de 1933 até abril de 1945, quando teve fim a Segunda Guerra Mundial.

7 O herói Capitão América, também conhecido como Steve Rogers, foi criado com a finalidade de proteger a nação americana contra as ameaças que o Eixo do Mal representava. Uma das suas marcas é ser um cidadão norte-americano, patriota e disposto a dar sua vida para salvar seu país.

8 os três senhores do Mundo – Roosevelt, Churchill e Stálin”.
“A Conferência de Yalta, ocorrida em fevereiro de 1945, a segunda rodada do encontro entre os três senhores do Mundo – Roosevelt, Churchill e Stálin”. Os esforços para representar em HQs a realidade política vivida no momento demonstram o potencial das histórias em quadrinhos como fontes históricas. Há, em uma das edições do Capitão América, uma imagem dos vingadores – os amigos do herói – representando essa mesma cena. Interessante, não é mesmo?!

9 É possível perceber, então, que, assim como as fotografias, os filmes e os livros podem ser utilizados como fontes históricas; as histórias em quadrinhos também podem. Isto porque, nelas, estão expressos alguns “flashs” da realidade das pessoas que criaram aquela história em uma determinada época.

10 Quer uma mãozinha com a História do Brasil? A dica são as HQs do Spacca. Com elas, fica fácil e divertido entender alguns dos fatos relevantes da História do nosso país. Visite o site:

11 Sites para navegar e conhecer mais:
Neste site, você poderá assistir trechos dos filmes do Capitão América, desde 1944: Veja como os HQs já abordaram o tema do Nazismo. Conheça o arqui-inimigo do Capitão América: Caveira Vermelha.

12 Sugestões de leitura: GUERRA, Fábio Vieira. Super-heróis Marvel e os conflitos sociais e políticos nos EUA ( ). Niterói: Mestrado em História Social da Universidade Federal Fluminense, (Dissertação de mestrado) PEDROSO, Rodrigo A. Araujo . Entre o 'Sonho' e a ''Realidade': o Sonho Americano nas histórias em quadrinhos do Capitão América pós 11 de setembro. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, v. 1. p

13 Referências: Todas as fontes acima foram acessadas em 18 de fevereiro de 2014.

14


Carregar ppt "O que você acha mais divertido: ler uma revista em quadrinhos ou um livro de fatos históricos? E, se lhe dissermos que é possível fazer as duas coisas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google