A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Disciplina de Etologia Aplicada à Zootecnia
PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt Biólogo Bernardo Deguchi Laboratório de Bem-estar Animal - LABEA

2 Medindo o comportamento
Quantificar o comportamento alocando números às observações. Regras de amostragem Tipos de amostragem (Quem será observado?) Amostragem ad libitum** Amostragem focal** (um indivíduo ou unidades – pares, grupos) Amostragem por varredura / scan (grupo, instantâneo) Amostragem por atividade comportamental (grupo) MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 13 Amostragem ad libitum: significa que você registra tudo o que você pode ver em um dado momento. Amostragem focal: através dessa técnica, é focada determinada unidade no campo. Pode ser um animal em específico, um par de animais ou um grupo de anmais. Com ajuda do vídeo, pode ser possível focar vários grupos, escolhendo m a cada vez que passar a fita. Essa técnica é útil se o interesse estiver no que indivíduos estão fazendo durante determinado tempo. Amostragem por varredura / scan: quando se faz amostragem por decomposição, é observado o comportamento de diferentes indivíduos em uma ordem organizada, por exemplo, A, depois B, depois C, depois A, depois B, etc. Quer dizer que se pode abranger mais animais em menos tempo, mas com a perda de alguns pormenores. Amostragem comportamental: utilizada se você está interessado em um comportamento específico, mais que uma atividade, em geral, de um indivíduo ou do grupo. Procura-se o comportamento de interesse e desceve-se seu contexto sempre que ocorrer, com tantos detalhes quantos forem necessários.

3 Medindo o comportamento
Regras de registro Durante quanto tempo? Registro contínuo** Observação de todas as ocorrências Registro por amostragem de tempo** Observação em determinados períodos Instantâneo* e Registro um-zero MILLS, D. S. – COMPORT. EQUINO - PAG. 13 Registro contínuo: significa que pode ser registrada a hora, freqüência, a duração e a latência de um comportamento, acuradamente se necessário. O problema é que dá muito trabalho e, enquanto se está registrando, pode-se perder algumas outras informações. Registro intermitente: quer dizer que os dados são registrados em horários fixos. Nesse momento, podemos decidir se vamos apenas registrar o comportamento que está acontecendo (naquele instante) ou o que aconteceu desde a última vez (registro zero). Em ambos os casos, o que conseguimos é um coleção de dados relativos à amostragem instantânea. Não obtemos a real medida de duração, freqüência, horário ou latência. Instantâneo: observação pontual com intervalos de tempo fixos – A cada observação registra-se a presença ou não de uma atividade comportamental. Registro um-zero: Observação pontual com intervalos de tempo fixos. A cada observação registra-se a presença ou não de uma atividade comportamental durante o intervalo precedente.

4 Medindo o comportamento
Métodos de registro Filmagem Descrições verbais Sistemas automatizados de registro Métodos computadorizados Listas de checagem

5

6 Autor Eduardo B. Ottoni Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Experimental Gratuito

7 Sobre o Programa… O EthoLog é uma ferramenta que auxilia na transcrição e registro de tempo de sessões de observações comportamentais (experimentais ou naturais) a partir de gravações em audio e vídeo ou registro em tempo real.

8 Sobre o Programa… O usuário digita os códigos para as categorias comportamentais pré definidas e o Etholog registra a sua sequência e o tempo de ocorrência e salva os resultados em arquivos. Os arquivos gerados podem ser editados, convertidos em arquivos de texto para impressão ou exportados para programas como o Excel, para análise posterior.

9 Estado e evento instantâneo
Conceitos básicos Estado e evento instantâneo Etholog: estado (SR) e evento instantâneo (NS). Os eventos “estado” possuem uma duração (tempo). O tempo de partida é registrado quando a barra de espaço é pressionada ( ?) Para eventos “instantâneos” basta um click ou tecla código da categoria comportamental.

10 Estado e evento instantâneo
Conceitos básicos Estado e evento instantâneo Os eventos instantâneos (NS) não possuem duração, mas os tempos de ocorrência. Um evento instantâneo (NS) pode ocorrer dentro de um estado (SR) em andamento. Todas as categorias comportamentais adicionadas no programa podem ser utilizadas para marcar eventos de estados ou instantâneos.

11 Na pasta “Etholog” abra o aplicativo etho225
Utilizando o etholog Na pasta “Etholog” abra o aplicativo etho225 Exercício 1: Registro Instantâneo Tempo determinado: 5 segundos

12 Definir as categorias comportamentais
Utilizando o etholog – Exercício 1 Definir as categorias comportamentais As categorias comportamentais e seus códigos são definidos pelo usuário em um arquivo de texto. O programa foi desenvolvido para dois tipos de eventos: “estado”, o qual possui duração de tempo, e evento “instantâneo”, que possui tempo de ocorrência e pode ser incorporado em um “estado”. O Etholog gera arquivos com o resumo da sessão comportamental avaliada e a sequência completa de tempo de registro dos dados, que podem ser exportados para programa de análise de dados, como o excel. Conhecer o comportamento natural: familiarização com o etograma da espécie.

13 Quais comportamentos serão medidos?
Utilizando o etholog – Exercício 1 EQUINO (Potro) Correr Brincar Coçar Mamar Espojar Observar Caminhar Parar Quais comportamentos serão medidos?

14 Exercício 01 – registro instantâneo
Abra o vídeo MOV02194 Variáveis: Correr / Espojar / Caminhar / Parar Observar / Brincar / Mamar / Coçar Campainha a cada 5 segundos

15 Antes de começar a sessão, determinar algumas condições:
State Repetition: determinar a habilitação ou não da categoria “estado”(SR). No State Repetition: determinar a habilitação ou não da categoria “instantâneo” (NS). Habilitação ou não do Mouse. Duração da sessão (timer). Campainha (a cada 5s).

16

17

18 Exercício 01 – registro instantâneo
Antes de começar a sessão, determinar algumas condições: State Repetition: determinar a habilitação ou não da categoria “estado”(SR). No State Repetition: determinar a habilitação ou não da categoria “instantâneo” (NS). Habilitação ou não do Mouse. Duração da sessão (timer). Campainha (a cada 5s).

19 Os arquivos gerados (Out put files)
Contém todos os dados da sessão. O arquivo mostra a sequência de eventos e suas durações (SR) ou tempos de ocorrência (NS). Toolpack Salvos como arquivos de texto ou exportados para planilhas como o Excel.

20 Exercício 02 – registro contínuo
Abra o vídeo 01 Variáveis: Sentar / Caminhar / Deitar Dormir / Brincar / Autolimpar Observar / Cheirar Estado e evento

21 Exercício 03 – ad libitum por amostragem de tempo - grupo
Vídeo: debicagem de perus – antes e após o procedimento Amostragem ad libitum (marcar as ocorrências / eventos que chamarem a atenção) – adaptação do Etholog Estados e evento Registro por amostragem de tempo a cada cinco segundos.

22 Exercício 03 – ad libitum por amostragem de tempo – grupo
O que vocês observam? Quais são as informações objetivas que podem ser observadas antes e depois da debicagem? Comportamentos que podem ser observados: Ingestão de água / alimento Olhos abertos ou fechados Coesão alta / espaço individual Grau de atividade (correr, etc)

23 Tarefa para a próxima aula
Exercício 1: Fazer um resumo manuscrito da observação do vídeo com a linha de ocorrência das atividades comportamentais. Exercício 2: Relatar qual é a importância do registro de “estado” nas medições de comportamento. Exercício 3: Houve diferença em termos de atividades comportamentais mais evidentes antes e depois da debicagem? Por que?

24 Obrigada!


Carregar ppt "PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google