A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY

2 REGRA GERAL São possíveis 2 formas de concordâncias:

3 * CONCORDÂNCIA GRAMATICAL Substantivo Masculino + Substantivo Masculino = Adjetivo Masculino no Plural Substantivo Masculino + Substantivo Feminino = Adjetivo Masculino no Plural Substantivo Feminino + Substantivo Feminino = Adjetivo Feminino no Plural * CONCORDÂNCIA ATRATIVA Concorda com o substantivo mais próximo.

4 1ª REGRA ARTIGOS/ NUMERAIS/ PRONOMES/ ADJETIVOS devem concordar com o SUBSTANTIVO. Aquelas duas meninas bonitas brincavam no parque. 2. Os garotos foram para as cidades litorâneas.

5 2ª REGRA ADJETIVO (ADJUNTO ADNOMINAL)
Qualidade velha/ Pode ser retirado Ordem direta (substantivo + adjetivo) Conc. Gramatical Conc. Atrativa Fizeram blusas e colete coloridos. Fizeram blusas e colete colorido. CONTINUA...

6 2ª REGRA ADJETIVO (ADJUNTO ADNONIMAL)
Qualidade velha/ Pode ser retirado Ordem indireta (adjetivo + substantivo) Conc. Atrativa Criaram espertos robôs e miniaturas. Usaram péssima câmera e vídeo na festa.

7 3ª REGRA ADJETIVO (PREDICATIVO) Qualidade nova/ Essencial
Ordem direta (substantivo + adjetivo) Conc. Gramatical O anel e a pulseira são novos. As meninas e os meninos estão arrumados. CONTINUA...

8 3ª REGRA ADJETIVO (PREDICATIVO) Qualidade nova/ Essencial
Ordem indireta (adjetivo + substantivo) Conc. Gramatical Conc. Atrativa É nova a pulseira e o anel. São novos a pulseira e o anel.

9 4ª REGRA SUBSTANTIVO PRÓPRIO = PREFERÍVEL ADJETIVO NO PLURAL
São famosos Machado de Assis e Fernando Pessoa.

10 5ª REGRA 1 SUBSTANTIVO COM MAIS DE 1 ADJETIVO.
Substantivo no plural = sem artigo no adjetivo Substantivo no singular = com artigo no adjetivo 1. As polícias civil, militar e federal fazem a segurança do Papa. 2. A polícia civil, a militar e a federal fazem a segurança do Papa. 3. O comitê olímpico puniu as delegações russa e japonesa. 4. O comitê olímpico puniu a delegação russa e a japonesa.

11 6ª REGRA OBRIGADO/ ANEXO/ INCLUSO/ MESMO/ PRÓPRIO/ JUNTO
Flexionam-se em gênero e número com o substantivo. As meninas disseram obrigadas. As atividades foram anexadas no . Elas mesmas organizaram a festa.

12 7ª REGRA BASTANTE/ MUITO/ MEIO/ POUCO/ CARO/ BARATO
ADVÉRBIOS acompanham VERBO/ ADJETIVO/ ADVÉRBIO. Não Concordam. ADJETIVOS (acompanham SUBSTANTIVO). Devem Concordam. João se dedicou bastante aos estudos. (advérbio) 2. Bastantes exercícios foram dados pelo professor. (adjetivo) DICA: Troque BASTANTE por MUITO.

13 8ª REGRA É BOM/ É PROIBIDO/ É PERMITIDO/ É NECESSÁRIO
O artigo é determinante para a concordância. Água é bom. A água é boa. É permitido entrada de crianças. É permitida a entrada de crianças.

14 9ª REGRA ADJETIVOS que se referem a VINHOS, RIOS e CIDADES.
A maravilhosa São José está linda. (cidade) A Matarazzo sediará os jogos regionais. (escola) BONS ESTUDOS.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google