A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Nascimento da Filosofia Ocidental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Nascimento da Filosofia Ocidental"— Transcrição da apresentação:

1 O Nascimento da Filosofia Ocidental
Tales de Mileto 28 de Maio de 585 a.C.

2 Para Platão a primeira virtude do filósofo é admirar-se

3 (séc. VII-VI a. C. – II-III d. C.)
FILOSOFIA ANTIGA (séc. VII-VI a. C. – II-III d. C.) FILOSOFIA MEDIEVAL (séc. II-III – XV d. C.) FILOSOFIA MODERNA (séc. XVI – XVIII) FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (séc. XIX – Hoje) Gregório de Nissa, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino. Hegel, Marx, Feuerbach, Kierkegaard, Comte, Nietzsche, Heidegger, Sartre, Adorno. René Descartes, Francis Bacon, Spinoza, Hobbes, Locke, Rousseau, Hume, Kant.  Superação do Mito;  Leitura racional; Valorização do homem  Busca da conciliação entre as verdades da fé e as verdades da razão;  Teocentrismo.  Separação entre fé e razão;  Rejeição do passado;  Desenvolvimento da crítica  Confiança na razão;  Antropocentrismo.  Pluralismo de idéias;  Historicidade /Socialidade;  Secularização da consciência  Antidogmatismo. Tales, Heráclito, Pitágoras, Sofistas, Sócrates, Platão, Aristóteles.

4 FILOSOFIA ANTIGA Período Principais Filósofos Tendências
Pré-Socráticos Fins do séc. VII a.C. – V a.C. Tales de Mileto Anaximandro de Mileto Anaxímenes de Mileto Heráclito de Éfeso Parmênides de Eléia Pitágoras Demócrito de Abdera Empédocles Questões relativas à natureza: Busca do princípio originário (arché); Estudo das leis que regem o universo; Estudo dos fenômenos atmosféricos; O movimento (dýnamis); Socráticos Fins do séc. V a.C. – IV a.C. Sofistas: Protágoras, Górgias, Hípias e outros. Sócrates Platão Aristóteles Temática Antropológica; Sistematização da Filosofia;

5 Filosofia Greco-Romana
Período Principais Filósofos Tendências Helenismo 300 a. C. – 150 a. C. ESCOLAS MORAIS Epicurismo – Epicuro Ceticismo – Pirro Nova Academia Estoicismo – Zenom Procura de uma moral adequada à felicidade Humana. Filosofia Greco-Romana 150 a.C. – 300 d. C. NEOPALTONISMO Fílon de alexandria Plutarco de Roma Plotino de Licópolis GNOSTICISMO ROMANOS Cícero Sêneca Epíteto Marco Aurélio Retomada do sentimento de religiosidade Hibridismo de ideias religiosas e filosóficas; Adaptação da filosofia grega à cultura romana.

6 Tales de Mileto – Considerado o primeiro filósofo Ocidental
Tales de Mileto – Considerado o primeiro filósofo Ocidental. É responsável por formular questões sobre a origem do cosmos. ·  O princípio de tudo é a Água (as coisas vivas são úmidas e vivem do úmido). ·   Denominou alma o princípio do movimento; ·   Calculou a duração do movimento anual do sol em 365 dias; Anaximandro de Mileto – Sustentava a idéia de que a causa ou princípio de todas as coisas era algo sem forma nem figura, de onde saem os seres e as coisas, que para lá voltam, para de lá tornarem a sair. ·  O princípio de tudo é uma substância indeterminada que pode se transformar em qualquer coisa. Anaxímenes de Mileto – Considera que a alma é o princípio vital. Ela é imprescindível ao homem, pois, ela é o princípio da vida e é responsável pelo governo do homem. ·  O princípio de tudo é Ar (A vida é apenas um sopro).

7 Heráclito de Éfeso – Sustentava a idéia de que tudo está sempre em movimento (Nada é estável, tudo se move). Foi o filósofo do devir, da mutabilidade perene de todas as coisas. · O princípio de tudo é o fogo, ele é o elemento unificador de todas as coisas. Parmênides de Eléia – O primeiro filósofo a formular que duas coisas contraditórias não podem ser afirmadas ao mesmo tempo. (o ser é e o não-ser não é). Ele aponta as seguintes características do Ser: ele é eterno, imóvel, pleno e indivisível. ·  As mudanças e a multiplicidade das coisas no mundo material não passam de ilusões dos sentidos. Pitágoras – Ensinava que a única coisa que não muda, as verdadeiras realidades, eram os números. O mundo é regido por combinações de números, a virtude, a arte, a política, a educação, resultam de uma combinação de números. ·  O princípio de tudo é o Um (Tudo sai da realidade absoluta).

8 Demócrito de Abdera – Tudo a nossa volta chegou a ser o que é mediante a algum processo. É necessário conhecer tal processo, afinal, se conhecermos esses processos, conheceríamos a natureza do Universo. ·  O princípio do Mundo são os conjuntos de átomos (deles fazem parte todas as coisas da natureza, inclusive, o homem). Acreditava que os átomos eram da mesma classe, idênticas. Empédocles – É responsável pela Doutrina dos quatro elementos (O ar, a água, o fogo e a terra), na verdade ele considerou que esses elementos em igualdade de condições como sendo os elementos primários de tudo. ·  O princípio de tudo são os quatro elementos; ·  O mundo é movido por duas forças contrárias: Amor X Ódio – através dessa luta, opera-se um movimento de organização, retardado pelo ódio e favorecido pelo amor. E é desse movimento que foram saindo primeiro os vegetais, depois os animais inferiores, os superiores e por último o homem.

9 Sofistas: Protágoras, Hípias, Isócrates e Górgias – Eram um grupo de filósofos nômades que chegaram a Atenas. Estudavam sobre a Política e a teoria do conhecimento. ·  Segundo os sofistas existem tantas verdades quantas forem as mentes humanas. Esta tese era fundamentada no fato de que cada povo tem crenças e costumes próprios. Ensinavam principalmente as estratégias de argumentação; ·  Eles cobravam para ensinar a arte de fazer política, afinal o homem desta época não estava preparado para assumir a vida política (deram origem a Pedagogia). "O homem é a medida de todas as coisas“ – Tal máxima expressa o sentido de que não é o ser humano quem tem de se moldar a padrões externos a si, que sejam impostos por qualquer coisa que não seja o próprio ser humano, e sim o próprio ser humano deve moldar-se segundo a sua liberdade. Protágoras

10 SOFISTAS SÓCRATES Ensinavam a falar em público;
A usar argumentos para brilhar em público durante os debates da elite grega; Era uma concepção pedagógica voltada para as demandas da vida pratica A educação tem como objetivo é a sabedoria, isto é, conhecer o mundo e a si mesmo; A busca da verdade é o maior legado que Sócrates deixou; Sócrates via os sofistas como profissionais da conveniência, mas comprometidos com o interesse da clientela do que com a verdade. SÓCRATES

11 FILÓSOFOS CLÁSSICOS

12 SÓCRATES Sócrates nasceu em Atenas – foi condenado à morte sob a acusação de impiedade aos deuses atenienses e de corrupção da juventude. · Sócrates percorria as ruas de Atenas, acompanhado de jovens e brilhantes intelectuais, que o ouviam assombrados e se deliciavam com as palavras do sábio. “Há apenas uma coisa que sei”, dizia, “e é que não sei nada”. “Minha mãe era parteira e procuro seguir suas pegadas, auxiliando os outros a dar à luz as suas próprias idéias.” Assim, interrogando as pessoas percebiam a sua própria ignorância. · A filosofia socrática foi marcada pela inabalável certeza de que o homem é capaz de atingir a verdade. · O método utilizado é: introspecção estimulada (Método Dialógico), que se articulava em três momentos: 1. Ironia (do grego eíron/ interrogante); 2. Maiêutica (do grego maieúo / partejar) dar à luz as idéias; 3. Conceito momento em que a verdade aflora na alma do sujeito. Conhecer é recordar (conhece-ti a ti mesmo).  “Ao enterrar-me digam que estão enterrando apenas o corpo, e não minha alma.”

13 PLATÃO Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C Foi autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Platão possuía uma ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. Por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis. Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Ideias ou Teoria das Formas.

14 ARISTÓTELES Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira. Aos 17 anos foi enviado à Academia de Platão. Na Academia, a finalidade da educação era alcançar a sabedoria. Em 343 a.C., foi chamado por Felipe II, da Macedônia, para educar seu filho, Alexandre, e permaneceu na função durante vários anos, até que o pupilo começou a conquistar um vasto império. De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica. Depois da morte de Alexandre, Aristóteles passou a ser perseguido por ter colaborado na educação do imperador macedônio. Refugiou-se em Calcis, onde morreu em 322 a.C. "A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo. Para ser praticada constantemente, a virtude precisa se tornar um hábito. É possível concluir que o hábito da virtude deve ser adquirido na escola. Uma das grandes inovações de Aristóteles em relação a Platão foi negar a existência de um mundo supra-real, onde residiriam as idéias. Para Aristóteles, ao contrário, o mundo que percebemos é suficiente, e nele a perfeição está ao alcance de todos os homens. A oposição entre os dois filósofos gregos ou entre a supremacia das idéias (idealismo) ou das coisas (realismo) marcaria para sempre o pensamento ocidental.

15 Os noeses são as personalidades em que Rafael se inspirou para pintar o rosto dos diferentes filósofos gregos. Isso é claramente uma homenagem às pessoas de seu tempo: 1: Zenão de Eléia 2: Epicuro 3: Frederico II, 4: Anaximandro ou Empédocles 5: Averroes 6: Pitágoras 7: Alexandre, o Grande 8: Xenofonte 9: Hipátia 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito 14: Platão segurando o Timeu 15: Aristóteles segurando Ética a Nicômaco 16: Diógenes de Sínope 17: Plotino 18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante) 19: Zoroastro 20: Ptolomeu R: Rafael 21: Protogenes .


Carregar ppt "O Nascimento da Filosofia Ocidental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google