Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Trabalho e Alienação Consumismo
Professora Suraia Rahmé
2
Trabalho e Alienação Homo Faber – Capacidade do homem em fabricar utensílios e transformar a natureza. A forma em que agimos para adequar a natureza à nossos interesses e necessidades influi na construção das representações mentais por meio das quais explicamos a realidade.
3
Aquele que produz não pode ser apenas técnico, ele precisa ser capaz de refletir a respeito dos valores que envolvem a aplicação da técnica. A ideia do “maquinismo” foi nos libertar de tarefas árduas, mas o que se observa é a ampliação de operários que efetuam ordens mecanicamente.
4
No sistema capitalista o operário perde os instrumentos de trabalho, a posse do produto e em consequência, perde a autonomia. Deixa de ser o centro de si mesmo, não escolhe salário, horário, ritmo de trabalho. Tudo se inverte, pois o produto passa a valer mais que o operário, uma vez que é o produto que determina as condições de trabalho, as contratações e demissões. Aquilo que é inerte (produto) passa a “ter vida” e o que é vivo (operário) se transforma em “coisa”. A isso chamamos de TRABALHO ALIENADO.
5
Se ao mesmo tempo que o ser humano faz uma coisa também faz a si mesmo, é preciso admitir que o trabalho alienado torna-se condição de desumanização, pois os operários perdem o controle do produto e consequentemente de si mesmos, tornando-se incapazes de atuar no mundo de forma crítica.
6
Consumismo CONSUMIR = ato de consumir produtos ou serviços. O homem precisa de objetos externos para a sua sobrevivência e realização, por isso produzem, em sociedade, para o seu próprio consumo.
7
consumo consciente Neste caso, as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza.
8
CONSUMISMO = ato de consumir produtos em exagero, sem ter a necessidade destes.
Várias são as discussões a cerca do assunto, entre elas o tipo de influência que as empresas exercem, através da publicidade e propaganda, assim como da cultura industrial, por meio da mídia, nas pessoas.
9
PERIGOS DO CONSUMO ALIENADO
Muitas vezes o consumismo pode se transformar em uma espécie de vício. Neste caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento profissional de um psicólogo.
10
. O consumo alienado vem se tornando um forte opositor do Meio Ambiente. O lixo e os diversos resíduos causados pelas embalagens e produtos descartados tem ocasionado enormes problemas ambientais, especialmente nos grandes centros urbanos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.