A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein"— Transcrição da apresentação:

1 “O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein

2 O trabalho O trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana. Até certo grau pode-se afirmar que o trabalho criou o próprio homem. ( Engels )

3 A posição ereta foi o passo decisivo para a evolução humana
A posição ereta foi o passo decisivo para a evolução humana. O uso livre das mãos e a visão ampliada, possibilitaram a utilização de recursos que levaram à um aperfeiçoamento da mão do homem. Pode-se dizer que a mão humana foi aperfeiçoada pelo trabalho durante centenas de milhares de anos.

4 A Mão não é apenas o órgão do trabalho, mas é fruto dele.

5 Através do trabalho o homem dominou a natureza e a transformou em seu benefício e visando a sua sobrevivência e seu conforto.

6 O desenvolvimento do trabalho contribuiu para a característica gregária do homem, pelo seu aspecto de ação conjunta, agrupamento.

7 A evolução do homem acarretou um aperfeiçoamento e diversificação do trabalho, A caça, pesca, agricultura, mais tarde a fiação e tecelagem, elaboração de metais,a olaria, a navegação, o comércio, artes e ciências, industria e a tecnologia de ponta.

8 Ao final do processo de trabalho do homem surge um resultado que já existia na mente do trabalhador, isto é, algo que já existia na idéia do homem.

9 Através do trabalho o mundo passa de natural a humano e o homem transforma sua identidade e subjetividade.

10 Trabalho manual X Trabalho cerebral
O valor do trabalho Trabalho manual X Trabalho cerebral Já na família primitiva existia aquele que obrigava mãos alheias a realizar o trabalho projetado por ele.

11 Trabalho transformado em valores de uso, ( alimentos ).
Feudalismo Pessoas trabalhavam a terra alheia, porém, podiam trabalhar em um pedaço de terra para seu próprio consumo. Trabalho transformado em valores de uso, ( alimentos ).

12 Revolução Industrial X Capitalismo Exploração da força de trabalho
Trabalhadores realizam sua atividade em troca de meios de vida ( salário ). Trabalhadores não são donos dos meios de produção nem do produto de seu trabalho. ( Trabalho alienado – Marx ).

13 Acumulação de Riqueza Mais-Valia
A acumulação de riqueza se coloca como finalidade da produção e não mais a produção de objetos úteis voltados à necessidade humana ( supérfluo ).

14 O trabalhador produz mais valor do que o valor de sua força de trabalho, de seu salário.

15 A diferença entre o valor da força de trabalho e o valor do produto é a mais-valia. Esta é,pois, o tempo do trabalho que não foi pago.

16 O trabalho como um Projeto de Vida: A partir das conquistas trabalhistas, como negociações salariais, férias, 13º salário, bônus produtividade etc, a relação trabalhador X trabalho mudou.

17 O trabalho e o Lazer: A importância do ócio criativo, do lazer autônomo e do respeito ao tempo de cada um, bem como, a busca pela boa convivência entre os pares e a ênfase ao fortalecimento das equipes de trabalho, vem se constituindo na marca das relações trabalhistas no século XXI.

18 O lazer alienado; A educação para o lazer e pelo lazer; O lazer como algo permitido pela sociedade e subordinado ao tempo da produção; Lazer sim, mas não qualquer lazer, não o lazer mercadoria; Espírito de manada, indústria do entretenimento.

19 “ Chão firme das danças, dos bailes, enfim das festas do povo
“ Chão firme das danças, dos bailes, enfim das festas do povo. Terra, mais do que espaço de trabalho, espaço de prazer! Terra da reinvenção das relações ser humano – ecossistema lugar de encontros e desencontros da vida, ecos... de um sistema vivo”! Tania Mara Vieira Sampaio


Carregar ppt "“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google