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Traços da Personalidade
Lugar de Controle: Interno x Externo Pragmatismo Auto-monitoramento Assumir riscos Auto-estima Robbins, (1998)
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A Individualidade Informações
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AUTO-ESTIMA É o quanto a pessoa gosta dela mesma, independentemente
das suas qualidades ou limitações. Senso de valor próprio
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Auto-estima e comportamento
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Auto-conceito COMO A PESSOA SE VÊ E SE AVALIA NO EXERCÍCIO DOS VÁRIOS PAPÉIS QUE EXERCE AO LONGO DA SUA VIDA.
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Auto-estima Estudante Amigo Amante Profissional Econômico Social
Esportista Filho
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As informações podem ser processadas pelo cérebro da seguinte forma:
Incorporadas ao auto-conceito porque são compatíveis com ele ou porque não se constituem uma ameaça a estabilidade da auto-estima. b. Deformadas para serem assim incorporadas ao auto-conceito e, desta forma, não representando uma ameaça a auto-estima. c. Negadas porque seu processamento causaria forte instabilidade da auto-estima. d. Ignoradas porque são irrelevantes para quem as recebe.
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Ciclo negativo da auto-estima
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Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor.
AUTO-ACEITAÇÃO Mesmo com todas as minhas limitações e imperfeições, aceito-me sem reservas e completamente. Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor. Mude a maneira como você se sente, mudando a maneira como você se trata.
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Ciclo positivo da auto-estima
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A U T O E S I M - Culpa a si - Culpa os outros Int Ext Auto confiança
Auto-percepção mais realista Auto-aceitação A U T O E S I M - Culpa a si - Sente-se inferior - Depressão - Culpa os outros - Sente-se perseguido Int Ext LUGAR DE CONTROLE
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Estratégias perceptivas
Primeiras impressões Seletividade perceptiva Familiaridade perceptiva Acentuação perceptiva Conformidade perceptiva Preconceitos e estereótipos Efeito de halo Manipulação das impressões
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Forças da formação de amizades dentro do trabalho:
1. A estrutura da organização que se expressa na divisão do trabalho, com a definição de atribuições e responsabilidades cometidas a cada indivíduo e as condições para o exercício das mesmas. 2. As características pessoais em termos de necessidades, valores e traços de personalidade que orientam a direção da escolha das amizades e dos investimentos afetivos de cada um.
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Principais anomalias da comunicação:
a. circulação de informações desencontradas b. uso de meios e linguagens não acessíveis ao público-alvo c. uso de codificações muito frouxas, permitindo interpretações indesejadas d. inexistência de mecanismos que permitam avaliar o processo de comunicação e fomentar a retro-alimentação (Baldissera, 2000)
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Impactos da comunicação
Conteúdo Relação Objetiva Humanizadora (Kreps, 1995)
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Comunicação linear Emissor ativo Receptor passivo Comunicação circular Receptor ativo Emissor ativo
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Críticas no trabalho Receber e fazer críticas constituem-se em habilidades fundamentais para a melhoria do desempenho no trabalho e crescimento na carreira profissional. Estas habilidades envolvem o processo de feedback “por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o transmissor”
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Recomendações para o feedback
- Dirija sua mensagem àqueles comportamentos que podem ser modificados pela pessoa que a recebe. - O feedback deve ser descritivo e não avaliativo - O feedback deve ser oportuno - Seja específico e não geral ou vago
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Níveis do conflito: Individual b. Interpessoal Intergrupal
Necessidades insatisfeitas Decisório Papéis Diferenças pessoais Hierarquia Diferenciação Escassez de recursos Interdependência de tarefas
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Efeitos negativos do conflito:
a. Conformismo (quando todos pensam do mesmo modo, é porque ninguém está pensando) b. Tensões psicológicas e desejo de fuga do trabalho Boicote Desperdício de energia Efeitos positivos do conflito: Trazem a tona problemas que passariam despercebidos Aumento da coesão dos grupos Fortalecimento da liderança Aumento da criatividade e inovação
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Práticas para administrar o conflito
Estabelecer metas comuns Incentivar o rodízio Gerenciar o processo
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Clima Organizacional Clima Organizacional é o conjunto de percepções, sentimentos e tendências comportamentais, relacionadas aos diversos aspectos do trabalho dos colaboradores de uma organização.
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Alguns objetivos da pesquisa do clima organizacional:
- dar oportunidade aos trabalhadores para expressarem seus pensamentos, sentimentos e atitudes em relação à organização - saber como os colaboradores estão percebendo e vivenciando os aspectos mais importantes ligados ao seu ambiente de trabalho - fornecer subsídios para o plano estratégico relacionado aos recursos humanos da empresa.
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Possíveis fatores para uma pesquisa de clima:
- Progresso Pessoal - Valorização - Segurança - Relacionamento - Participação - Cooperação - Motivação - Satisfação - Moral - Envolvimento - Comprometimento
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A coleta de dados sobre o clima organizacional pode ser feita através de ...
questionários/escalas; entrevistas; observação e uso de fontes secundárias (registros de ocorrências/índices de desempenho).
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