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O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.

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1 O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação - parte I

2 Suposições Administrativas sobre a Natureza Humana :
Gerentes profissionais tem suas próprias teorias sobre como motivar seus subordinados; Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor) – seus pressupostos atuam como determinantes básicos das maneiras como administradores preferem controlar as pessoas no trabalho; As suposições sobre as pessoas influenciam a abordagem à motivação. C.O. - Motivação - parte I

3 Três áreas principais de interesse :
O que energiza o comportamento humano ? (Teorias Estáticas ) O que dirige esse comportamento ? (Teorias de Processo) Como certos comportamentos podem ser sustentados ou mantidos ao longo do tempo ? (Teorias baseadas no Ambiente) C.O. - Motivação - parte I

4 A Hierarquia das Necessidades de Maslow
AUTO-REALIZAÇÃO – realização do próprio potencial, prazer com o trabalho. AUTO ESTIMA – reconhecimento e valorização do indivíduo. SOCIAIS – relacionamento interpessoal, dar e receber afeto e aceitação. SEGURANÇA – estabilidade, previsibilidade de futuro. FISIOLÓGICAS – manutenção da integridade e bem estar físicos, sobrevivência. C.O. - Motivação - parte I

5 CRÍTICAS À MASLOW SEU PRINCIPAL VALOR :
Não existem pesquisas para validar a teoria Não foi encontrada sustentação para a hierarquia das necessidades SEU PRINCIPAL VALOR : Reconhecimento e identificação das necessidades individuais com o propósito de motivar o comportamento C.O. - Motivação - parte I

6 A Teoria ERC (ERG) de Clayton Alderfer
Necessidades de : Existência (Existence) – sobrevivência, condições mínimas para o bem-estar; Relacionamento (Relationship) – sociabilidade, contato interpessoal; Crescimento (Growth) – realização pessoal/profissional, evolução de conhecimentos e habilidades, exercício de poder; C.O. - Motivação - parte I

7 A Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland
Esta teoria afirma que as necessidades são adquiridas através das experiências vividas: Realização – utilizar as próprias habilidades no desenvolvimento das tarefas, alcançar resultados através do próprio esforço, enfrentar e vencer desafios; Poder – exercer influência, alcançar resultados por meio do trabalho de outras pessoas; Afiliação/Associação – relacionar-se interpessoalmente, ser aceito pelo outro, oferecer e obter aprovação; C.O. - Motivação - parte I

8 Pressupostos de McLelland :
Sugere que a motivação é mutável, mesmo na idade adulta; Sendo adquiridas, as necessidades podem ser aprendidas, portanto, treinadas; C.O. - Motivação - parte I

9 A Teoria da Motivação-Higiene de Frederick Herzberg
FATORES DE HIGIENE Relacionados ao AMBIENTE – ao TER SE AUSENTES : CAUSAM INSATISFAÇÃO SE PRESENTES : NÃO AUMENTAM A MOTIVAÇÃO FATORES MOTIVADORES Relacionados ao TRABALHO EM SI – ao SER SE AUSENTES: NÃO TÊM GRANDE IMPORTÂNCIA SE PRESENTES: SÃO FORTES MOTIVADORES C.O. - Motivação - parte I

10 A Teoria da Motivação-Higiene de Herzberg
FATORES DE HIGIENE Política e Administração da empresa; Supervisão, Relacionamento como supervisor, colegas e subordinados; Condições de Trabalho; Salário; Vida Pessoal; Segurança FATORES MOTIVADORES Realização; Reconhecimento; O trabalho em si; Responsabilidade; Progresso/crescimento C.O. - Motivação - parte I

11 CRÍTICAS À HERZBERG : SEU PRINCIPAL VALOR :
Preconceito de auto-serviço – tendência a atribuir a satisfação a méritos próprios e insatisfações à causas externas; Possível contaminação das interpretações por parte dos pesquisadores; Afirma a relação satisfação-produtividade, mas não pesquisou a produtividade SEU PRINCIPAL VALOR : Nova forma de se pensar sobre a motivação dos trabalhadores (dimensão satisfação – insatisfação); Ainda é uma referência quando se tenta aplicar as teorias na reformulação do trabalho, desenvolvimento de carreiras e em outros tipos de intervenções. C.O. - Motivação - parte I

12 RELAÇÃO ENTRE OS MODELOS MOTIVACIONAIS DE CONTEÚDO ESTÁTICO
CRESCIMENTO REALIZAÇÃO PODER AUTO -REALIZAÇÃO RELACIONAMENTO AFILIAÇÃO AUTO -ESTIMA EXISTÊNCIA SOCIAIS SEGURANÇA FISIOLÓGICAS Motivadores Fatores de Higiene Necessidades básicas Necessidades de nível superior C.O. - Motivação - parte I (fonte : BUONO e BOWDITCH, 2004)


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