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Gestão Competente da Escola Pública
AVANÇAR
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A inclusão do aluno das camadas populares assenta-se nos seguintes pilares:
Qualidade da educação - compromisso com a aprendizagem do aluno Eqüidade na educação – dar mais a quem tem menos Gestão democrática e participativa da escola pública AVANÇAR
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Características da gestão competente e participativa
Superação das especializações estanques Integração dos segmentos e setores Divisão do poder mediante descentralização das decisões Incorporação de outros saberes aos aspectos administrativos Construção de projetos de trabalho interdisciplinares e multiculturais AVANÇAR
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Instâncias para uma Gestão Competente e Participativa
Assembléias Comunitárias Colegiado Escolar Conselho de Classe AVANÇAR
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Instâncias para uma Gestão Competente e Participativa
Grêmio Estudantil Associação de Pais Caixa Escolar AVANÇAR
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Instrumentos para uma gestão competente e participativa
Proposta Pedagógica Plano de Desenvolvimento da Escola Processo de Escolha do Diretor – Exame de Certificação Ocupacional AVANÇAR
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Gestão Democrática da Escola Pública LDB
Atribui à escola a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Atribui aos docentes a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino AVANÇAR
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Gestão Democrática da Escola Pública LDB
Atribui aos sistemas de ensino a incumbência de definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, tendo como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes AVANÇAR
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PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PROJETO PEDAGÓGICO
(Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) Regimento Escolar (Ordenamento Legal) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Projetos Escolares AVANÇAR
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Proposta Pedagógica Instrumento em que se define, principalmente, a missão da escola, sua visão de homem, de sociedade, de educação, de currículo, de avaliação, de conduta ética e moral; os direitos e deveres de toda a comunidade escolar, enfim, a doutrina da escola. AVANÇAR
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Plano de Desenvolvimento da Escola
É o instrumento que explicita o planejamento dos trabalhos da escola para um determinado período de tempo. Embasa-se na PP. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. A comunidade escolar após a realização do Diagnóstico, irá definir, neste Plano, os objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré-determinado espaço de tempo. AVANÇAR
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Regimento Escolar Baseia-se na Proposta Pedagógica da escola sem, entretanto, confundir-se com ela. É o instrumento que normatiza a estrutura e o funcionamento da escola, que lhe dá um ordenamento legal. Define as competências dos diversos segmentos da comunidade escolar; os direitos e deveres, assim como ordena as relações intra e interinstitucionais. AVANÇAR
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A Proposta Pedagógica 1 - Identificação da Escola
2 - Finalidades, Princípios e Objetivos da Escola: identidade da escola; definição de sua visão de homem; de sociedade e de Educação. Definição da Missão da Escola. 3 – Organização do processo didático-pedagógico 4 – A Escola e seus Profissionais AVANÇAR
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A Proposta Pedagógica 5 - A Escola e a Comunidade: filosofia; princípios; formas de relacionamento; formas de representatividade: Colegiado; Assembléias, Conselho de Classe, parcerias; formas de utilização das dependências da escola; atividades oferecidas à Comunidade 6- Recursos e materiais didáticos e de suporte: Merenda Escolar; Caixa Escolar; outros. 7- Avaliação Externa e Auto-avaliação da Escola: filosofia; princípios; forma de funcionamento. AVANÇAR
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Organização do processo didático-pedagógico
Currículo: filosofia; contextualização; interdisciplinaridade; visão de cada componente curricular Organização do Tempo e do Espaço Escolar Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento do Aluno: filosofia; princípios; processos de verificação do desenvolvimento; forma de progressão do aluno; acompanhamento ao aluno com dificuldade escolar AVANÇAR
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Organização do processo didático-pedagógico
Espaços de Suporte à Aprendizagem: laboratórios de ciência; de informática; de Línguas; biblioteca; salas-ambiente, etc Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento do Aluno: filosofia; princípios; processos de verificação do desenvolvimento; forma de progressão do aluno; acompanhamento ao aluno com dificuldade escolar,etc AVANÇAR
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A Escola e seus Profissionais
Composição do Quadro Funcional Processo de Escolha do Diretor e outros profissionais Capacitação Continuada Avaliação de Desempenho do Profissional Código de Convivência
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A Escola e sua relação com a Família e a Comunidade
Formas de relacionamento com os pais e comunidade Formas de representatividade da Comunidade Formas de utilização das dependências da escola pela Comunidade e serviços que lhe são oferecidos A escola e sua relação com o Conselho Tutelar AVANÇAR
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Infra-estrutura, equipamentos, recursos e materiais didáticos e de suporte
Merenda Escolar Caixa Escolar Rede Física, Mobiliário e Equipamentos Outros AVANÇAR
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Avaliação Externa e Auto-avaliação da Escola
Auto-avaliação baseada no desenvolvimento da PP e do PDE Avaliações Sistêmicas Avaliação pelo Colegiado Avaliação pela comunidade local Avaliação Institucional AVANÇAR
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