A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM

2 FUNDAMENTAÇÃO Postulado:
Iluminismo: 1. Empirismo: John Locke (sec. XVIII)  tábula rasa (conhecimentos, capacidades, tendências )  divergente da teologia medieval: determinismo divino e da filosofia inatista Postulado: “No momento do nascimento a mente infantil é uma página em branco; serão as experiências que cada um tiver, a estimulação e a educação que cada um receber que irão preencher o psiquismo de conteúdo.”

3 FUNDAMENTAÇÃO Empirismo – tabula rasa
Decorrências:  inteligência – sentidos (interface com o meio externo) => experiência e dos estímulos externos (des. Psi) => conhecimento = cópia do mundo (objetivo) => ordenação das experiências e eventos do ambiente  educação: formar todo o conteúdo mental do indivíduo (conteúdos de aprendizagem, moralidade, capacidades cognitivas etc.) => experiência planejada  conhecimento  desenvolv. psicológico

4 FUNDAMENTAÇÃO 2. Positivismo: Auguste Comte (sec. XVIII)
  fronteiras da ciência contra a metafísica (filos. transcendental)  princípios e métodos das ciências (naturais: química/física) - método científico:comport. mundo físico por observação e experiment. - experimentações, medidas, descrições => dedução, indução... Postulado: “O espírito humano , considerado em si mesmo, não pode ser observado. O homem não pode observar diretamente suas ações psicológicas (operações intelectuais): se observar os órgãos responsáveis por essas ações, cairá no domínio da fisiologia; e, se observá-las por meio de seus resultados, entrará no domínio da filosofia.”

5 FUNDAMENTAÇÃO Positivismo – método científico
Decorrências:  científico = lógica e observação sistemática de fenômenos (diret. obs) - testes repetitivos para verificação (hipóteses) - resultados: derivar generalizações com base em observações - previsibilidade de fenômenos => Psicologia: descrição de fatos elementares (comp. unidades mínimas )  objetividade (mundo concreto): o importante não é o que existe dentro do organismo (inacessível ao estudo objetivo), mas aquilo que chega de fora e o molda; a história psicológica de uma pessoa não é senão sua história de aprendizagens,, como acontece, inclusive com as espécies não-humanas. => educação (ens.) = modelamento do comportamento por estímulos externos => sistematicamente planejado  direcionado a cd unidade mínima (comp.)

6 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
Pressupostos do comportamentalismo Educação = intervenção externa no comport. (psic.)  provocar comportamentos desejáveis  ensino = estímulo externo = educação (rel. dir. ens e aprend.)  sistematicamente planejado - para cada uma das unidades mínimas (científico) => ensino = plano e execução pelo modelo científico - detalhamento de objetivos (comportamentais) - detalh. dos procedimentos de ensino - avaliação = verificação de consecução dos comport.

7 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
- Watson ( ): estímulo-resposta Controlando o aparecimento de estímulos e conseqüências, controlamos o desenvolvimento psicológico (ações mentais, aprendizagem) - Skinner ( ): condicionamento operante As conseqüências agradáveis ou desagradáveis posteriores a uma conduta modelam (ou produzem) o comportamento (desenvolvimento psicológico e aprendizagem)

8 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
Características do ensino no enfoque comportamental: 1. Ensino: - planejamento sistemático = controle de contingências de aprendizagem - objetivos = comportamentos desejáveis - procedimentos = cada comportamento (decom. unidades mínimas) - avaliação = verificação dos recultados (produto e não do processo) - conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em sala de aula 2. Aprendizagem: - resposta a estímulos => independe da espécie, da subjetividade, hist... - resultado do reforço => - o aluno é induzido (não deduz) - elogios, notas, prêmios, prestígio, perspectivas (diploma, prof., ascensão)

9 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
Exemplo: Objetivo comportamental = aprender multiplicar Unidades mínimas:  classificação  noção de conjunto  soma  multiplicação Estímulos (ensino)  oferecer conceitos  propor exercícios  repetir o processo até apresentar a resposta certa (adequada)

10 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
3. Conteúdos: - apresentados prontos e reforçados por estímulos - identidade com eventos do mundo físico - organização sistemática = aprendizagem 4. Professor e aluno: - Professor  aumentar probabilidade de ocorrência de resposta  e de maximização do desempenho dos alunos - Aluno  ritmo próprio, em pequenos passos e sem cometer erros  competência máxima = comportamentos auto-gerados

11 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL
5. Avaliação: - verificação de consecução dos comportamentos desejados - comportamento = produto final - diretamente ligada aos objetivos de ensino (etapas) probabilidades de ocorrência do comportamento 6. Ensino Programado: - individualização e seqüenciamento: diferentes ritmos de aprendizagem, objetivos, métodos, materiais de estudo , nível exigido; - conjunto de atividades em pequenos passos - progresso => erros é comportamento indesejado (não faz parte da aprend.)

12 EXERCÍCIOS Dadas as características da teoria comportamental sobre a aprendizagem e o ensino, responda: 1. Quais aspectos estão em foco na avaliação: o conteúdo, o percurso de aprendizagem do aluno, o material didático ou as estratégias utilizadas pelo professor? Ou todas elas? 2. Justifique a sua resposta. 3. Qual tipo de avaliação está presente nesta abordagem: a) Avaliação diagnóstica (avaliar conhecimentos prévios para determinar o planejamento em continuidade ao conteúdo apresentado pelo aluno) b)Avaliação contínua (durante o processo para adaptar a condução do ensino – planejamento e execução – a fim de possibilitar um (re)arranjo das contingências de reforço para as próximas aprendizagens c) Avaliação final (para verificar se os comportamentos finais foram aprendidos pelos alunos)  4. Justifique sua resposta.


Carregar ppt "TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google