A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco."— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas
Profª Renata A Franco

2 DE ONDE VEM A ENERGIA ELÉTRICA?
FONTES PRIMÁRIAS DE ENERGIA Fontes Renováveis Solar e eólica. Marés e Queda d´água. Fontes Não Renováveis Combustíveis Fósseis

3 Geração e consumo de energia elétrica
Com o avanço tecnológico, o consumo de energia elétrica no mundo cresceu de maneira significativa, mudando os hábitos de vida da população; Toda geração de energia elétrica, seja a partir de fontes não renováveis ou renováveis, causam impactos ambientais com maior ou menor intensidade; Diante dessa realidade, a sociedade contemporânea está entre o dilema geração de energia x consumo. A questão energética de um país está intrinsecamente ligada às políticas socioeconômicas e ambientais empreendidas pela gestão pública.

4 Energia Elétrica Energia Elétrica ou Eletricidade - é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho através das cargas elétricas em movimento (corrente elétrica).

5 Consumo de energia elétrica
Imagem: KoS / Domínio Público O kWh é a energia elétrica consumida durante uma hora de funcionamento por um aparelho cuja potência média é 1 kW.

6 Unidade de energia elétrica

7 Principais Matrizes Energéticas para geração de Energia Elétrica
Em nível mundial, a geração de energia elétrica apresenta uma matriz energética baseada principalmente na energia mecânica (hidrelétrica) e energia nuclear; Em grandes centros consumidores de energia elétrica do mundo como França, Inglaterra e Japão entre outros, a matriz energética é proveniente de usinas Termonucleares; A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia entre os países desenvolvidos ou países centrais. É uma das alternativas menos poluentes, permitindo a geração de uma grande quantidade de energia e instalações de usinas perto dos centros comerciais, minimizando o custo de distribuição de energia; As hidrelétricas por sua vez têm parcela significativa em países como Brasil e China.

8 Matriz Energética Brasileira

9 Matriz Energética Brasileira
Hídrica O Brasil possui uma matriz de energia elétrica que conta com a participação de 64,0% da hidroeletricidade. O Brasil usa energia hidrelétrica desde o final do século 19, mas as décadas de 1960 e 1970 marcaram a fase de maior investimento na construção de grandes usinas. Devido a essas opções feitas no passado, o País abriga hoje a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Inaugurada em 1984 depois de um acordo binacional com o Paraguai, a Usina de Itaipu tem hoje potência instalada de 14 mil MW, com 20 unidades geradoras. Essa capacidade é suficiente para suprir cerca de 80% de toda a energia elétrica consumida no Paraguai e de 20% da demanda do sistema interligado brasileiro.

10 Matriz Energética Brasileira
Biomassa A bioeletricidade, fonte limpa de geração de energia, assume a segunda posição na matriz elétrica brasileira, oriunda basicamente do gás natural, petróleo e carvão mineral.  Derivados de Petróleo o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP,  querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

11 Matriz Energética Brasileira
Carvão e derivados O combustível fóssil é utilizado, especialmente, no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química (produção de corantes), na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos, fertilizantes e na produção de energia elétrica nas termoelétricas. O carvão mineral teve seu uso difundido bem antes do descobrimento do petróleo como fonte de energia. A baixa qualidade do carvão brasileiro, juntamente com o fato de ser altamente poluente e apresentar elevados custos de transporte, determinou seu aproveitamento como fonte energética apenas em épocas de crise.

12 Matriz Energética Brasileira
Nuclear É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Gás Natural Dentre os combustíveis fósseis, é a opção mais barata e “limpa”. Representa 21% da matriz energética mundial e 13% da brasileira. Pode ser utilizado tanto na fabricação de energia elétrica quanto na indústria, porém, principalmente no Brasil, é mais utilizado no setor de transportes.

13 Matriz Energética Brasileira
Solar Sem causar danos ao ambiente,a energia solar pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de painéis solares e células fotovoltaicas. Os custos para a construção destes painéis e o baixo rendimento fazem com que esta fonte, embora promissora, seja pouco utilizada no cenário atual. Eólica É a energia produzida pelo vento; funciona mediante o processo de transformação da energia cinética das massas de ar em energia mecânica ou elétrica. Apesar de ser uma energia limpa, ela apresenta impossibilidades, pois se limita às regiões em que venta e tem um custo relativamente alto. Os países que mais utilizam esta fonte são: Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia.

14 Você viveria sem energia elétrica?
O blackout (apagão) é o corte ou colapso temporário de energia elétrica, que provoca o maior prejuízo econômico se ocorrer com frequência em grandes centros econômicos do mundo. Imagem: Peter Louiz / Domínio Público

15 Por que economizar energia?
Economizar energia é muito importante, porque é muito caro e danoso para o meio ambiente gerar energia da forma que fazemos hoje. Está em vigor uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) que pretende tirar, até 2017, todas essas lâmpadas incandescentes do mercado. Uma lâmpada de LED é capaz, por exemplo, de economizar até 90% de energia sem que isso influa na sua eficiência luminosa.

16 Eficiência Energética
A Eficiência Energética deve ser considerada na hora de comprar um eletrodoméstico? O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, possui uma etiqueta chamada de Selo Procel, que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo CEE – Coeficiente de Eficiência Energética. A classificação é divida em A, B, C, D e E. Quanto maior o CEE, mais eficiente será o aparelho.

17 FIM


Carregar ppt "Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google