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Diagrama de Componentes
UML 2.0
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O que é um componente?
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Componente É uma parte do sistema que é física e substituível e que esta em conformidade com um conjunto de interfaces(fornecidas e/ou requeridas). Um componente é parte do sistema e é reutilizável.
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Componente Na UML 2 ...uma parte modular de um sistema que encapsula seu conteúdo e cuja manifestação seja substituível dentro de seu ambiente. Um componente define seu comportamento em termos de interfaces fornecidas e requeridas.
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Componente Um componente é substituível
Deve-se, portanto, poder adicionar novos componentes e substituir componentes antigos. Um componente deve estar de acordo com um conjunto de interfaces (conjunto de métodos) que o realiza.
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O que seria então um Diagrama de Componentes?
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Diagramas de Componentes
Especificação de um conjunto de componentes e suas interdependências. Representam de forma estática, aspectos físicos do sistema que está sendo modelado. São importantes para visualizar, especificar e documentar sistemas baseados em componentes. Eles mostram um conjunto de componentes e seus relacionamentos.
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Diagramas de Componentes
São tipicamente usados para: Modelar a organização do código fonte; Modelar lançamento de executáveis (release); Modelar fisicamente um banco de dados; Modelar sistemas adaptativos.
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Diagramas de Componentes
Modelar a organização do código fonte: na implementação das classes definidas durante a modelagem, o código gerado será armazenado fisicamente em arquivos, o diagrama de componentes servem como forma de gerenciamento destes arquivos. Modelar lançamento de executáveis (releases): uma versão de um sistema envolve combinações específicas de diversas partes. O diagrama de componentes pode modelar os diversos componentes necessários para uma determinada versão do sistema.
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Diagramas de Componentes
Modelar fisicamente um banco de dados: considerando-se que as informações do sistema serão armazenadas em arquivos ou tabelas de um banco de dados, um diagrama de componentes pode mostrar os arquivos (ou tabelas) do banco de dados e seus relacionamentos. Modelar sistemas adaptativos: a execução de alguns sistemas baseia-se no uso de componentes dinâmicos (carga dinâmica, agentes móveis, etc.), que podem ser descritos através de um diagrama de componentes conjuntamente com outros diagramas da UML.
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Diagrama de Componentes
O principal elemento sintático deste diagrama é o componente. UML 1.x UML 2 Opcional nomeDoComponente <<component>> nomeDoComponente
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Diagrama de Componentes
Interfaces oferecidas (I1, I2) Associação de interfaces a portas Interfaces requeridas (I3) p1 l l1 l l2 l l3 p2 <<component>> Componente1 <<component>> Componente1
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Diagrama de Componentes
Relacionamento entre componentes l l2 l l3 Conector de Montagem: estabelece uma ligação entre componentes, em que uma interface (conjunto de métodos) requerida por um é fornecida por outro. <<component>> Componente1 <<component>> Componente2
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Diagrama de Componentes
Relacionamento de componentes Conector de Delegação: relaciona os métodos fornecidos com os elementos da estrutura interna responsável por implementá-los ou para relacionar o elemento interno que invoca um método requerido à porta pela qual ocorre essa invocação. <<component>> ComponenteX : Classe1 : Classe2
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Exemplo de um Diagrama de Componentes
ImageObserver: é uma interface. Componente.py: implementa(fornece) essa interface. image.py: depende(requer) da interface.
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Exemplo de um Diagrama de Componentes
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Objetivo O principal objetivo deste diagrama segundo Scott Ambler, é possibilitar a construção de artefatos para o perfil de arquitetura da solução, seja para a arquitetura técnica ou a de negócios.
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Dúvidas?
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