A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Av. Neurológica Av. Membros Av. Coluna vertebral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Av. Neurológica Av. Membros Av. Coluna vertebral"— Transcrição da apresentação:

1 Av. Neurológica Av. Membros Av. Coluna vertebral
Exame físico III Av. Neurológica Av. Membros Av. Coluna vertebral

2 Sistema neurológico Função cerebral → Regula consciência, orientação espaço temporal e desempenho intelectual. Nervos cranianos → Regula 12 pares de nervos Função cerebelar → Regula o equilíbrio e a coordenação. Sistema motor → Regula tonos, força e movimentos musculares. Sistema sensitivo → Regula sensibilidades tátil, dor, temperatura, vibração, compressão. Reflexos → Regula reações musculares a estímulos específicos.

3

4 Característica neurológica
Órgãos do sentido Visão RN: ↓ acomoda e focaliza um objeto → a uma distancia de 20 cm. Fixação binocular (fusão de duas imagens): começa na 6ª semana e se estabelece no 4º mês.

5 Característica neurológica
Órgãos do sentido Visão Estereopsia (percepção de profundidade): desenvolve no 7º/8º mês.

6 Característica neurológica
Órgãos do sentido Olfato Rudimentar ao nascer, desenvolve lentamente, enquanto se mieliniza. O lactante reage a odores fortes (álcool; vinagre) virando a cabeça contraria ao odor.

7 Característica neurológica
Órgãos do sentido Paladar O lactante distingue paladares: solução sem sabor (sem expressão facial); solução doce (sucção ávida e olhar de satisfação); solução salgada (franzido dos lábios); solução amarga (expressão aborrecida).

8 Característica neurológica
Órgãos do sentido Audição No nível do adulto Tato O lactente percebe sensações táteis em qualquer parte do corpo, mas as regiões mais sensíveis são face, boca e região plantar.

9 Reflexos primitivos Com a mielinização, os reflexos primitivos somem ou são substituídos por mov. voluntários. Paraquedas: Mãos e dedos são estirados para diante, como resposta protetora a queda, quando o lactente é subitamente inclinado com a cabeça para baixo. Desaparece após 6º mês. Galant: A criança apresenta concavidade lateral ao flexionar a coluna do lado estimulado (da última costela à crista ilíaca). Desaparece após 2º mês.

10 Reflexos primitivos • Marcha ou deambulação: Quando segurado em posição vertical, com os pés tocando em uma superfície dura, há movimentos alterados de flexão e extensão das pernas, simulando o caminhar. Desaparece após o 3º mês. • Babinsky: Com uma superfície pontiaguda, traça-se uma linha do calcanhar até o hálux, que passa na lateral externa e cruza o pé. Observa-se hiperextensão e afastamento dos dedos. Desaparece após o 10º mês.

11 Reflexos primitivos • Tonico cervical: Em decúbito dorsal, ao ter sua cabeça virada para um dos lados, braço e pernas do mesmo lado se estendem, enquanto os membros opostos se flexionam. Desaparece após o 3º mês. • Moro: Um susto por movimento súbito leva o bebê a reação generalizada, com extensão dos membros e separação dos dedos, seguida de flexão e abdução dos membros. Em geral é acompanhado de choro. Desaparece após o 4º mês.

12 Reflexos primitivos • Rotação ou Busca: O toque ao redor da boca leva o bebê a se voltar nesta direção para sugar. Desaparece após o 6º mês. • Extrusão: Ao tocar a porção anterior da língua, esta se movimenta forçando para fora. Desaparece após o 4º mês. • Preensão palmar e plantar: Ao toque da palma da mão ou da planta do pé próximo aos dedos, ocorre flexão da mão ou do pé. Desaparece após o 3º e 8º mês, respectivamente.

13 Exame dos membros O que inspecionar nos membros: Lesões Dor Varizes
Fratura Deformidade Distribuição dos pelos Eutrofía ou distrofia muscular (massa) Hiper ou hipotonia muscular (tônus) Debilidade muscular (força) Mobilidade (flexão e extensão)

14 Exame dos membros Perfusão periférica
Tiques (mov. involuntáios, súbitos ou repetitivos) Miastemia (fraqueza, fadiga) Espasmos ou tremores Mioclonia (contração brusca involuntária de brevíssima duração) Plasia ou paresias Postura (simetria ou assimetria) Marcha (lenta, forçada, tropeçante, descoordenada) Limitação do movimento

15 Exame dos membros Achados nos membros superiores:
Fratura de clavícula; Subluxação do rádio ou ombro; Aumento do ângulo do cotovelo; Polidactilia; Sindactilia; Alteração da linha palmar; Alteração da anatomia dos dedos.

16

17 Exame dos membros Achados nos membros inferiores:
Joelhos varo (arqueamento da tíbia, espaço ˃ 5 cm): normal em infante; Marcha de base ampla no infante e esguia no pré-escolar; Joelhos valgo (juntos, espaço ˃ 7,5 cm entre os maléolos), normal entre 2 e 7 anos; Pés chatos em lact. e infantes; Apófises inferiores da tíbia (tornozelos)

18 Exame dos membros Achados nos membros inferiores:
Pés valgo (para fora) ou varo (para dentro), normal em RN; Metatarso valgo ou varo; Torção tibial (dedo para dentro).

19 Av. neurológica nos membros
Função cerebelar (equilíbrio e coordenação): Ficar sobre um pé, marchar do calcanhar para o dedo do pé, tocar o polegar em cada dedo da mão, levar o dedo até o nariz, ficar em pé com calcanhares juntos e olhos fechados (sinal de Romberg),

20 Exame das articulações
Achados nos quadris: Sinal de Ortolani Sinal de Trendelemburg Sinal de Allis

21 Exame da coluna vertebral
As curvas torácica e pélvica do RN é em forma de C. A curvatura cervical por controle da cabeça torna a forma em S. A palpação permite verificar: Tumor; Dor; Rigidez; Mobilidade; Cifose; Lordose e escoliose: funcional (não observável na posição flexionada) ou patológica.

22 Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=jEDixMrg1nw (landau)
(reflexos) (reflexos primitivos): PDF. (reflexos) (consulta de enfermagem)


Carregar ppt "Av. Neurológica Av. Membros Av. Coluna vertebral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google