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Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos www.calberto.pro.br
Empreendedorismo Todo o material de aula estará : na sala virtual Anhanguera no site :

2 OPORTUNIDADE

3 Concepção da Oportunidade
Faz-se necessário identificar corretamente o público-alvo do seu produto ou serviço. Uma idéia não pode ser considerada de forma isolada, é preciso adequá-la às características do empreendedor. Por vezes, confundimos idéia com oportunidade.

4 Concepção da Oportunidade
Nem toda idéia identifica uma oportunidade, contudo uma oportunidade sempre traz consigo uma idéia; ou seja, ao identificar uma oportunidade de negócio, concebe-se uma idéia. O êxito de um empreendimento está na identificação da oportunidade; na identificação da oportunidade segundo as características do empreendedor; nas características do empreendedor de acordo com as exigências do negócio: habilidades, conhecimentos, prazer.

5 Busca de Oportunidades:
O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura por oportunidades, seja no caminho de casa, do trabalho, nas compras,nas férias, lendo revistas, jornais ou vendo televisão.

6 Criatividade É através da criatividade que o empreendedor começa associar as observações dos mais diversos tipos e formas de empreendimentos. A criatividade vai fazer que ele adote a fórmula de sucesso de um tipo de negócio em um outro.

7 Pesquisa de Mercado A pesquisa é indispensável para que a oportunidade se torne um negócio viável;

8 Conceito de Mercado Mercado traz em si a relação existente entre oferta e procura. Aliás o princípio fundamental da economia. Para se estruturar uma empresa, oferecendo bens e/ou serviços, é preciso que se observe a existência de mercado, isto é, se existem pessoas interessadas em adquirir tais bens e/ou serviços.

9 Fatores de Mercado Não basta identificar os consumidores, é necessário verificar a existência de empresas que já confeccionam e oferecem os produtos/serviços que se está pensando em ofertar. Por isso, o empresário tem necessidade de buscar informações que possam lhe ajudar a enxergar e a compreender melhor os seguintes mercados:

10 Mercado Consumidor Compreende as pessoas ou organizações que estão interessadas em adquirir bens e/ou serviços para satisfazerem suas necessidades. É fundamental que o empresário consiga identificar corretamente o mercado consumidor, caracterizando-o segundo:

11 Mercado Consumidor a) Descrição Demográfica: Pessoa Física – faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, estado civil, tamanho da família, grupo étnico, nível de escolaridade, etc. Pessoa Jurídica – setor, ramo de atividade, tempo de existência, faturamento, número de empregados, filiais, etc.

12 b) Descrição Geográfica:
Localização do público-alvo. c) Descrição Psicológica: Atividades – quais atividades são de interesse do público-alvo (aproveitamento do tempo livre). Interesses – o quê consideram importante. Opiniões – o que pensam, como se comportam.

13 d) Fatores Decisivos para a Compra:
Quais fatores interferem na decisão de compra do consumidor? Preço? Condições de pagamento? Qualidade? Marca? Embalagem? Local de distribuição? Garantia e outros serviços?

14 Mercado Concorrente É formado por pessoas ou empresas que ofertam bens ou serviços iguais aos que serão colocados no mercado consumidor pelo empresário.

15 Mercado Fornecedor É constituído de empresas ou pessoas que abastece a empresa de matéria-prima, equipamentos, mercadorias e tantos outros materiais necessários para o funcionamento do negócio.

16 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Identificação de necessidades Procurar necessidades que não estão sendo satisfeitas e desenvolver os produtos ou serviços para satisfaze-las, a um custo que os consumidores estejam dispostos a pagar.

17 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Observação de deficiências Quase todo negócio pode ser aperfeiçoado, e é isso que motiva muitos empreendedores a montar negócios semelhantes aos já existentes, embora mais aperfeiçoados.

18 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Observação de tendências Todo empreendedor bem sucedido acompanha atentamente as tendências e os ciclos de negócios que influenciam sua empresa, para aproveitar ao máximo e evitar surpresas.

19 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Exploração de hobbies Se gostamos de fazer algo, é muito provável que outros também gostem.A oportunidade de negócio está no desenvolvimento de um serviço ou produto que satisfaça este gosto.

20 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Lançamento de Moda Lançar moda, requer bem mais do empreendedor do que uma idéia original; requer grande perseverança para continuar, apenas de ouvir muito de amigos e familiares, as seguintes opiniões: “ Desista, a idéia é maluca ,não vai funcionar”

21 Fórmula para Identificar Oportunidades:
Imitação do sucesso alheio Para ter êxito em imitar o sucesso alheio, o empreendedor deve observar e analisar muito bem o negócio, para identificar as razões do sucesso, e na medida do possível, introduzir melhoria no empreendimento original, a fim de se diferenciar no mercado.

22 Uma idéia na cabeça e uma oportunidade no
mercado: “Uma idéia que não se põe em prática é um sonho”. Duque de Saint-Simon


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