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Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários

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Apresentação em tema: "Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários"— Transcrição da apresentação:

1 Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários Data: 12 a 14 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE

2 COORDENADOR DOS OBJETIVOS:
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PCD) COORDENADOR DOS OBJETIVOS: II Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. XIV Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. XV Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar.

3 COORDENADOR DOS OBJETIVOS:
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PCD) COORDENADOR DOS OBJETIVOS: XVI Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. XVII Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. XVIII Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária.

4 COORDENADOR DOS OBJETIVOS:
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PCD) COORDENADOR DOS OBJETIVOS: XXI Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. XXII Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços.

5 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Estruturar um restaurante terceirizado no Campus de Rio Paranaíba 100% cumprida ÊXITOS: Foi aberto edital e contratou-se restaurante terceirizado para atendimento aos estudantes. META: Criar o Conselho Comunitário no Campus de Rio Paranaíba 100% cumprida ÊXITOS: Foi criado o Conselho Comunitário e houve reuniões.

6 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Estimular a prática sadia de atividades físicas no Campus de Rio Paranaíba. 100% cumprida ÊXITOS: Diversas atividades esportivas e de lazer foram realizadas. META: Melhorar as condições de assistência estudantil no Campus de Rio Paranaíba 30% cumprida ÊXITOS: Foram implementadas bolsas e início do Restaurante universitário terceirizado; padronização dos critérios de seleção socio-econômicas. INSUCESSOS: Escassez no número de bolsas e serviços.

7 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Estimular a prática sadia de atividades físicas no Campus de Rio Paranaíba. 100% cumprida ÊXITOS: Diversas atividades esportivas e de lazer foram realizadas. META: Melhorar as condições de assistência estudantil no Campus de Rio Paranaíba 30% cumprida ÊXITOS: Foram implementadas bolsas e inicio do Restaurante universitário terceirizado; padronização dos critérios de seleção socio-econômicas. INSUCESSOS: Escassez no número de bolsas e serviços.

8 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Consolidar Projeto para construção do RU no Campus de Rio Paranaíba. 10% cumprida ÊXITOS: Início do planejamento de construção do RU, com planta baixa pronta e providências para início da construção propriamente dita. INSUCESSOS: Morosidade para a execução do projeto. META: Promover a inclusão digital para os alunos do Campus de Florestal. 30% cumprida ÊXITOS: Foram realizadas compras de computadores para os laboratórios nos alojamentos. INSUCESSOS: Falta de estrutura para a montagem dos laboratórios; morosidade na aquisição dos equipamentos necessários.

9 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Rever os Regimentos Internos da Área de Assistência Estudantil no Campus de Florestal. 30% cumprida ÊXITOS: Início do desenvolvimento da política de assistência estudantil e comunitária, extensiva a todos os campi. INSUCESSOS: Morosidade na conclusão do planejamento da política de assistência estudantil e comunitária e de regulamentação específica de cada setor. META: Melhorar as condições de atendimento do restaurante universitário do Campus de Florestal. 0% cumprida

10 Obj. 19: PINGIFES Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Atualizar a metodologia existente de avaliação socioeconômica e de seleção de estudantes em vulnerabilidade econômica, para concessão de benefícios e posteriormente uniformizar os procedimentos nos demais campi da UFV – Florestal e Rio Paranaíba. 60% cumprida ÊXITOS: Reuniões de avaliação estão sendo realizadas com propostas para melhoria da metodologia de seleção por meio dos critérios socio-econômicos dos estudantes; desenvolvimento de política para assegurar este atendimento em diferentes modalidades de bolsas e serviços. INSUCESSOS: Falta de conclusão da política proposta; falta de regulamentação atualizada para as bolsas e serviços.

11 Obj. 19: Radoc e Software livres
Objetivo II: Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. META: Instituir um protocolo em saúde mental que norteie as ações institucionais no referido campo. R 30% cumprida ÊXITOS: O protocolo está sendo desenvolvido. INSUCESSOS: Morosidade na implementação do protocolo e aplicação nos campi.

12 Obj. 19: Radoc e Software livres
Objetivo XIV: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. META: Oferecer, com qualidade, atenção e assistência à saúde mental à comunidade universitária. R 70% cumprida ÊXITOS: Transformação do serviço em Divisão Psicossocial e ampliação do espaço físico com a mudança para a Vila Gianetti, casa 28; Ampliação da equipe técnica; Instalação do Plantão Psicológico; Realização de projetos específicos da área e início dos trabalhos de desenvolvimento da política de saúde mental. INSUCESSOS: Necessidade de aumento do corpo técnico; Falta de continuidade de alguns projetos; Morosidade no desenvolvimento da política proposta.

13 Obj. 19: Radoc e Software livres
Objetivo XIV: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. META: Oferecer com qualidade, atenção e assistência à saúde física à comunidade universitária. 80% cumprida R ÊXITOS: Organização administrativa e desenvolvimento de parcerias; Início dos trabalhos de desenvolvimento da Política de Saúde da UFV. INSUCESSOS: Projetos interrompidos ou não iniciados de reforma dos setores; Falta de proximidade com os campi Florestal e Rio Paranaíba. META: Desafiar os jovens a aprofundar a sua experiência de fé na pessoa de Jesus Cristo. 20% cumprida ÊXITOS: Atividades religiosas desenvolvidas pelos grupos organizados; Organização da estrutura administrativa. INSUCESSOS: Falta de recursos humanos; Distanciamento da organização administrativa.

14 Obj. 19: Radoc e Software livres
Objetivo XIV: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. META: Promover e apoiar a realização de eventos esportivos na Instituição. 50% cumprida R ÊXITOS: Transformação do serviço em Divisão de Esporte e Lazer; Organização e continuidade das atividades esportivas de competição (LUVE); Realização de atividades de grande alcance, tais como Colônia de Férias, JUVs e outros; proximidade com os campi Florestal e Rio Paranaíba. INSUCESSOS: Falta de espaço físico para o funcionamento da Divisão de Esporte e Lazer; Falta de pessoal técnico-administrativo.

15 Obj. 19: Radoc e Software livres
Objetivo XIV: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. META: Garantir aos portadores de necessidades especiais acesso às dependências da Instituição. R 20% cumprida ÊXITOS: Criação do Núcleo Interdisciplinar de Apoio a Inclusão (NIAI), Aquisição de equipamentos próprios para a realização da inclusão proposta, Execução de cursos preparatórios para atendimentos especiais. INSUCESSOS: Falta de espaço físico para funcionamento do núcleo e falta de pessoal administrativo para compor o quadro estrutural do núcleo.

16 Obj. 19: Telefônica Objetivo XV: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. META: Aprimorar e reestruturar o funcionamento do RU para melhorar o atendimento. 60% cumprida ÊXITOS: Foi desenvolvido novo programa de identificação dos usuários do Restaurante Universitário e Multiuso. Foi instalado disciplinador externo de filas para amenizar o "fura-fila" no restaurante universitário. Foram adquiridos equipamentos e materiais para uso do RU. Foram realizadas as reformas solicitadas na coifa, rede hidráulica, esgoto, parte elétrica, pintura interna e externa do Restaurante Universitário. INSUCESSOS: Não foram adquiridos 01 porta de câmara de congelamento Abatedouro, 01 misturador p/ abatedouros, 03 carros auxiliares inox (tipo caçamba), 05 carros térmicos. Substituição do telhado da DAL. Construção de um novo Restaurante dentro do campus da UFV.

17 Obj. 19: Telefônica Objetivo XV: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. META: Promover a inclusão social de estudantes em vulnerabilidade e- conômica, permitindo o acesso e a sua permanência na universidade, contribuindo para o seu bom desempenho acadêmico e redução da evasão. 80% cumprida ÊXITOS: Aumento do número de concessões de bolsas e serviços; ampliação do quadro técnico; melhoria da análise e planejamento da metodologia de seleção; Construção da política de assistência estudantil. INSUCESSOS: Necessidade de uma comissão permanente para avaliação socio-econômica; Escassez de recursos para atendimento da demanda.

18 Obj. 19: Telefônica Objetivo XV: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. META: Atuar na prevenção a comportamentos de risco e na promoção de do bem estar, qualidade de vida e saúde mental da comunidade universitária. 80% cumprida ÊXITOS: Acolhimento e orientação aos estudantes calouros através dos projetos: Recepção aos Calouros e Conviver (voltado aos calouros dos Alojamentos). Fortalecimento das ações relativas à atenção e assistência psicossocial aos estudantes, através da implantação do Plantão Psicológico e participação das assistentes sociais na Comissão de Avaliação Socioeconômica, além dos atendimentos individuais. Controle e acompanhamento das questões relativas ao Seguro Escolar. Atendimento das demandas dos estudantes que necessitam de assistência a saúde em BH, através da coordenação do Carro da Linha Saúde. INSUCESSOS: Atuação na prevenção ao uso abusivo de álcool e de outras drogas no ambiente universitário, dificultada, principalmente, pela não atualização da Portaria n°0142/98.

19 Obj. 19: Telefônica Objetivo XVI: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. META: Recompor o quadro de servidores técnico-administrativos do Serviço de Bolsa. 0% cumprida INSUCESSOS: Não houve possibilidade de nenhuma contratação. META: Ampliar o quadro de servidores técnico-administrativos da PCD. 50% cumprida ÊXITOS: Solicitações foram enviadas a PGP, para providências cabíveis. INSUCESSOS: Nenhuma contratação foi possível de ser realizada.

20 Obj. 19: Telefônica Objetivo XVI: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. META: Promover treinamento para os servidores das divisões da PCD. 20% cumprida ÊXITOS: Realização de treinamento na DSA, DAE, DVP. INSUCESSOS: Falta de planejamento de treinamento.

21 Obj. 19: Telefônica Objetivo XVII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. META: Ampliar a estrutura física de áreas afins da PCD. 10% cumprida ÊXITOS: Início dos processos para as construções. INSUCESSOS: Morosidade no andamento destes processos. META: Ampliar a estrutura do Serviço de Bolsa com a aquisição de sala para arquivos da documentação dos estudantes. 100% cumprida

22 Objetivo XVIII: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Obj. 19: Telefônica META: Ampliar a estrutura física de áreas afins da PCD. 40% cumprida ÊXITOS: Compra de equipamentos industriais para a DAL, bem como reforma das câmaras frias e reestruturação física do SBO. INSUCESSOS: Diversas obras em andamento e não iniciadas.

23 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
Objetivo XXI: Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão 20% cumprida META: Promover mudanças estruturais nas áreas afins da PCD. ÊXITOS: Estudos estão sendo realizados para a revisão do organograma; criação de três novas assessorias especiais. INSUCESSOS: Prazos insuficientes para conclusão do processo de implantação do organograma.

24 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
Objetivo XXII: Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão 20% cumprida META: Estabelecer política de sustentabilidade do Restaurante Universitário. ÊXITOS: Criação da Comissão técnica de alimentação, envolvendo os técnicos da PCD e departamentos da área de alimentação; Nomeação de uma assessor especial para a área de alimentação. INSUCESSOS: Ausência de planejamento anterior.

25 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO PSICOSSOCIAL (DVP) TOTAL DE ATENDIMENTOS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

26 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO PSICOSSOCIAL (DVP) PSICOLOGIA ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

27 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO PSICOSSOCIAL (DVP) PSIQUIATRIA ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

28 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO PSICOSSOCIAL (DVP) SERVIÇO SOCIAL TOTAL DE ATENDIMENTOS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

29 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO PSICOSSOCIAL (DVP) ATENDIMENTOS EM GRUPO E ATIVIDADES COLETIVAS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

30 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ALIMENTAÇÃO (DAL) REFEIÇÕES SERVIDAS EM 2009 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

31 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ALIMENTAÇÃO (DAL) REFEIÇÕES SERVIDAS EM 2010 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

32 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ALIMENTAÇÃO (DAL) REFEIÇÕES SERVIDAS EM 2011 (ATÉ JULHO) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

33 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ALIMENTAÇÃO (DAL) TOTAL DE REFEIÇÕES SERVIDAS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

34 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
SERVIÇO DE BOLSA (SBO) Nº DE AVALIAÇÕES SOCIOECONÔMICAS REALIZADAS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

35 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
SERVIÇO DE BOLSA (SBO) SOLICITAÇÕES DE BOLSAS E SERVIÇOS E ATENDIMENTOS NO CAMPUS VIÇOSA Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

36 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
SERVIÇO DE BOLSA (SBO) ATENDIMENTOS COM SERVIÇO ALIMENTAÇÃO - CAMPUS VIÇOSA ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

37 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE SAÚDE (DSA) TOTAL DE ATENDIMENTOS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

38 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE SAÚDE (DSA) TOTAL DE ATENDIMENTOS A ESTUDANTES E SERVIDORES ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

39 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE SAÚDE (DSA) TOTAL DE ATENDIMENTOS A ESTUDANTES (%) ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

40 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER (DLZ) NÚMERO DE ATIVIDADES REALIZADAS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

41 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão
DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER (DLZ) TOTAL DE ATENDIMENTOS ( ) Obj. 21: PDI e Plano de Gestão

42 Pró - Reitoria de Assuntos Comunitários
Divisão de Alimentação Divisão de Assistência Estudantil Divisão de Saúde Divisão de Esporte e Lazer Divisão Psicossocial Serviço de Bolsa Serviço de Alojamento Capela ASBEN

43 Estrutura UFV Conselho Comunitário Pró-Reitor “3 campi”
ESTRUTURA ORGÂNICA DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Conselho Comunitário “3 campi” Pró-Reitor Pró-Reitor Adjunto Divisão de Suporte Administrativo Diretoria de Saúde Diretoria de Administração em Alimentação Diretoria de Assistência Estudantil e Comunitária

44 Estrutura UFV Diretoria de Saúde Comissão Técnica de Saúde
ESTRUTURA ORGÂNICA DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Diretoria de Saúde Comissão Técnica de Saúde Apoio Administrativo Divisão de Saúde Viçosa Divisão de Esporte e Lazer Divisão Psicossocial Viçosa Divisão de Assuntos Comunitários (Rio Paranaíba) Divisão de Assuntos Comunitários (Florestal) Farmácia UFV-ASBEN

45 Estrutura UFV Diretoria de A. em Alimentação
ESTRUTURA ORGÂNICA DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Diretoria de A. em Alimentação Comissão Técnica de Alimentação Apoio Administrativo RU – 1 Viçosa RU – 2 Viçosa Multiuso Divisão de Assuntos Comunitá-rios - RP Divisão de Assuntos Comunitá-rios - Florestal Lanchonetes 3 campi

46 Estrutura UFV Diretoria de Assistência Estudantil e Comunitária
ESTRUTURA ORGÂNICA DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Comissão Técnica de Assistência Estudantil e Comunitária Diretoria de Assistência Estudantil e Comunitária Apoio Administrativo Divisão de Bolsas Viçosa Divisão de Alojamento Viçosa Divisão de Assuntos Comunitários- Rio Paranaíba Divisão de Assuntos Comunitários - Florestal ASBEN Capela

47 Necessidades Mudança de paradigma/ visão institucional da PCD
Mudança do organograma Definição de necessidades/prioridades/Metas Definição de fontes de recursos/captação de recursos Regimento Interno Política de Assistência Estudantil e Comunitária


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