A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Mídias Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Mídias Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Mídias Sociais
Aula 07 Analítica de localização Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

2 Introdução ANALÍTICA DE LOCALIZAÇÃO, também conhecida como análise especial ou geo-analítica consiste no mapeamento, visualização e mineração de localização das pessoas, dados e outros recursos.

3 Fontes de dados de localização
Endereço postal Latitude e longitude GPS Endereço IP

4 Categorias de analítica de localização
Localização de dados orientada a negócios Localização de dados orientada as mídias sociais

5 Categorias de analítica de localização
Localização de dados orientada a negócios Lida com o mapeamento, visualização e mineração de dados de localização para reveler padrões, tendências e relações ocultas em dados tabulares de negócios.

6 Categorias de analítica de localização
Aplicações da localização de dados orientada a negócios: Desenvolvimento da inteligência Geo-enriquecimento dos dados Colaboração e compartilhamento

7 Categorias de analítica de localização
2) Localização de dados orientada as mídias sociais É baseada nos dados de localização das mídias sociais para minerar e mapear usuários, conteúdos e dados. Duas fontes comuns de dados: GPS IP Seven Layers of Social Media Analytics

8 Categorias de analítica de localização
Aplicações da localização de dados orientada as mídias sociais: Propósitos de recomendação Segmentação de clients Anúncios Requisição de informação Alertas Busca e recuperação Navegação Seven Layers of Social Media Analytics

9 Analítica de localização e questões de privacidade dos dados
Sérias questões de privacidade estão relacionadas a coleta, retenção e uso dos dados de localização: Liberdade de ir e vir Liberdade de ser observado

10 Questões de privacidade
Devem os usuários de aplicações baseadas em localização serem avisados quando o rastreamento da localização está em uso? Devem os usuários dessas aplicações poderem controlar a forma de armazenamento das informações de localização? Devem as informações de localização serem armazenadas de forma a identificar as pessoas ou devem preservar níveis de privacidade?

11 Questões de privacidade
Que tipo de proteção legal uma pessoa deve ter sobre o histórico de suas informações de localização contra uso indevido? Até que nível de prividade e identificação as aplicações devem permitir os usuários configurarem? Qual o nível de regulação que os governos devem ter sobre esse tipo de informação?

12 Ferramentas de Analítica de Localização
Google Fusion Tables Google Fusion Tables é um serviço web para geotaguear, armazenar, pesquisar e visualizer dados tabulares de aplicações comerciais que usam dados do Google Maps.

13 Ferramentas de Analítica de Localização
Agos Agos é uma ferramenta de geo-tagueamento e plataforma de relatórios que ajuda comunidades a lidarem com mudança climática e redução de risco de desastres:

14 Ferramentas de Analítica de Localização
Tweepsmap Tweepsmap ( mapeia seus seguidores no Twitter por país, estado e cidade.

15 Ferramentas de Analítica de Localização
Trendsmap Trendsmap ( é uma ferramenta de tempo real que mapeia as últimas tendências do Twitter, em qualquer lugar do mundo.

16 Ferramentas de Analítica de Localização
Followerwonk: Essa ferramenta ajuda a realizar analítica do Twitter, tais como quem são seus seguidores? Onde eles estão localizados? Quando eles postam conteúdo?

17 Ferramentas de Analítica de Localização
Esri Esri’s GIS (geographic information systems) é um software para mapear, visualizer, questionar, analisar e interpreter dados de relacionamentos, padrões e tendências. (


Carregar ppt "Laboratório de Mídias Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google