A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Técnico em Informática Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio Internet

2 Internet: recursos e pesquisa
Você já navegou na internet, realizou pesquisas, procurou e leu notícias e curiosidades nos sites, além de ter enviado e recebido s? Esta é uma das tantas atividades que será útil durante o exercício da profissão de Auxiliar Administrativo. É importante ter conhecimento sobre os recursos oferecidos pela internet , mas também é preciso saber usar, ou seja, “garimpar” o que a internet oferece de bom para a sua profissão bem como para a sua vida social. Wikipédia: não há controle da credibilidade das informações postadas, pois todos podem postar nessa enciclopédia livre.

3 Conhecendo a Web World Wide Web (em português, Rede de alcance mundial, também conhecida como Web e www) é um sistema de documentos interligados em hipermídia e executados na Internet. HyperText Transfer Protocol (ou HTTP; que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação utilizado em sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web. Hipermídia: Suporte usado para divulgar informações apresentadas sob a forma de texto, gráficos, áudio ou vídeo num sistema de hipertexto.

4 Redes de computadores Redes de computadores podem ser comparadas às autopistas por onde trafegam, em âmbito mundial, informações eletrônicas dos mais variados tipos, incluindo textos, figuras, sons e imagens. Para o mundo globalizado - o mundo das redes de computadores - não existem fronteiras entre países, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas. As redes interconectam pessoas para os mais variados fins e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barreiras como distância, fronteiras, fuso horário, etc.

5 O que é navegador? Navegadores (também conhecidos pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser) são a porta de entrada para tudo que há na internet – o que não é pouco. Devido à popularidade da grande rede na vida contemporânea, os navegadores ganharam importância para qualquer usuário. Os navegadores mais conhecidos e utilizados são: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

6 Navegador Opera O Opera, desenvolvido por uma empresa de mesmo nome, apesar de não ser adotado por nenhum sistema operacional como padrão logo após a instalação, é um navegador de internet de grande expressividade. Este navegador pode ser utilizado tanto no Mac, como no Linux ou no Windows.  Ele agrega várias funções em um só: é obviamente o navegador, mas também é um aplicativo de s (como o Outlook), um gerenciador de downloads, além de possuir uma versão portátil para pequenos dispositivos, como tablets ou smartphones.

7 Navegador Chrome O Chrome, mais novo desta geração de navegadores, é a aposta do Google como navegador de internet. Também roda em Mac, Windows e Linux, e implementa diversas inovações quanto à interpretação de sites e vantagens no quesito velocidade. Possui um visual inovador, com poucos botões à vista e é extremamente usual, no melhor "estilo Google". O programa é muito leve, por isso roda com poucos travamentos mesmo em computadores de configuração básica, sendo esse o seu principal diferencial.

8 Navegador Firefox O Firefox, da Mozilla, é o adotado por padrão em sistemas Linux, é um dos navegadores de internet mais utilizados atualmente devido à facilidade de uso. Foi um dos primeiros a disputar espaço com o Internet Explorer, por isso cresceu muito rapidamente. É um navegador bem versátil que se entende bem com praticamente todos os formatos de páginas e sites, tendo poucas restrições. Disponível para Mac, Windows e Linux.

9 Navegador Internet Explorer
O Internet Explorer é o utilizado por padrão em computadores Windows. É o navegador de internet mais conhecido, justamente por já vir instalado no sistema operacional mais vendido e conhecido entre os consumidores. Até por isso, proporcionalmente, é o navegador mais vulnerável à vírus e um dos mais pesados também. Porém, está disponível apenas para computadores com o Windows instalado.

10 Navegador Safari Safari é o navegador da Apple, portanto é o programa que vem instalado nos Macs, Ipads e IPhones. É um navegador com alta velocidade de interpretação de sites e extremamente intuitivo. Além disso, é muito pouco suscetível à vírus, uma das grandes qualidades dos sistemas da Apple. Seu único porém é a incompatibilidade com o programa flash, que o prejudica de abrir algumas páginas na internet que contenham esse programa. De qualquer forma, a maioria dos sites hoje já abandona gradativamente o flash, principalmente em função do crescimento da Apple.

11 Qual é o melhor navegador?
Atividade 3.1: Uma pesquisa realizada pelo Baixaki em 2009, informa qual é o melhor navegador, acesse: navegador-o-baixaki-fez-a-analise-.htm Uma pesquisa realizada em 2011, informa qual é o melhor navegador, acesse: Qual é o seu ponto de vista em relação ao melhor navegador?

12 Qual é o melhor navegador? (2009)
1º lugar: Firefox com um total de 243 pontos. 2º lugar: Opera, com 229,7 pontos. 3º lugar: Google Chrome, com 203,9 pontos. 4º lugar: Safari, com 193,5 pontos. 5º lugar: Internet Explorer, com 191,5 pontos. Este resultado indica que o Firefox é um navegador que pode ser indicado para qualquer tipo de usuário, uma vez que ele sempre manteve uma média alta em todos os tipos de teste. É claro que tais conclusões não visam impor qual deles é melhor, pois também deve-se levar em consideração a praticidade e afinidade que cada usuário tem com seu navegador.

13 Qual é o melhor navegador? (2011)

14 Dica!!! Experimente todos eles e decida pelo mais amigável ou que lhe pareça mais adequado às suas necessidades pessoais. No caso de sua utilização no ambiente de trabalho, verifique os procedimentos recomendados pela cooperativa, que poderá ter restrições de uso, conforme você verá logo a seguir.

15 Debate: O que pensam as empresas e o que significa para os empregados, em termos de segurança, crescimento pessoal e empresarial, o uso da internet?

16 Dicionário Dicionário Atividade de pesquisa:
Buscar um dicionário de termos relacionados à Informática e Internet e salve em sua pasta de trabalho.

17 Segurança na internet Apresentação de vídeos: 1. Navegar é preciso
2. Os invasores 3. Spam 4. Defesa Debate: Apresente os tipos de invasores e apresente as dicas de como se defender desses invasores.

18 Sinais de alerta Os crimes mais usuais na rede são:
s com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (crime, aliás, também tentado através de telefonemas); s que afirmam que o internauta consta de uma lista negra de devedores; s que anunciam que o usuário foi contemplado com um prêmio; s com arquivos anexados.

19 Sinais de alerta O melhor a fazer é não abrir arquivos com extensões como “.exe”, “.scr”, ou qualquer outra extensão desconhecida. São as portas de entrada para vírus em computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários. No entanto, é de senso comum que os chamados cookies são inofensivos, uma vez que o objetivo deles é reunir dados estatísticos.

20 O uso responsável da internet
Apresentação do vídeo: O uso responsável da internet Debate: Apresente as dicas sugeridas pelo vídeo quanto ao uso responsável da internet.


Carregar ppt "Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google