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Mulher, Formação e Carreira
Oportunidades e Constrangimentos Maputo, 15 de Setembro 2004 Dra. Telmina Paixão
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Estrutura da Apresentação
Introdução Dados da população moçambicana Oportunidades para a mulher Constrangimentos Educação e formação: a porta para uma carreira profissional Mulher e carreira (alguns exemplos) Considerações finais: desafios
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Introdução Sugestão para a abordagem do tema Situação geral da mulher
Luta da mulher no mundo e em Moçambique
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Dados sobre a população, 2004
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Oportunidades Para a Mulher
A luta pela emancipação da mulher moçambicana A luta de libertação nacional OMM e outras organizações que lutam pelo desenvolvimento da mulher Consciência social sobre o papel da mulher Políticas deliberadas de equidade de género Disposições legais (Constituição, Lei do Trabalho, Lei do SNE, EGFE) Igualdade da mulher perante a lei Igualdade de oportunidades
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Constrangimentos Relações de género na sociedade moçambicana: divisão de responsbilidades entre o homem e a mulher Responsabilidade social da mulher: esposa, mãe, dona de casa Acesso às oportunidades de educação e formação Acesso às profissões “masculinas”
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Mulher e Carreira O papel da educação e formação
Mulher na carreira: no aparelho do Estado (os casos do MINED e do MIREME); Na empresa (EDM) Promoção e exercício de cargos de direcção ou chefia Desenvolvimento profissional Capacitação profissional, actualização, reciclagem
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Educação e Formação: a Porta para uma Carreira
Educação e formação da rapariga/mulher nos últimos 10 anos: Geral Técnico-Profissional Superior
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Ensino Geral: EP1, EP2, ESG1, ESG2 – Efectivos de Alunos
Total em 1993: (raparigas: – 41%) Total em 2004: (raparigas: – 46%) EP2 Total em 1993: (raparigas: – 40,7%) Total em 2004: (raparigas: – 40,6%) ESG1 Total em 1993: (raparigas: – 38,4%) Total em 2004: (raparigas: – 40%) ESG2 Total em 1993: (raparigas: – 33%) Total em 2004: (raparigas: – 38%)
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ACESSO E EQUIDADE: Ensino Geral
Situação Actual Existe uma grande pressão para a expansão do Ensino Secundário; Feminino Masculino
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Formação de Professores (CFPP, IMAP)
Evolução da proporção de mulheres nos CFPP’s 93-04
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Ensino Técnico-Profissional
Ensino Técnico-Profissional: Evolução da proporção (%) de raparigas por ramos de ensino, Público,
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Ensino Superior Evolução da proporção de mulheres em relação aos estudantes matriculados, novos ingressos e graduados, 99/
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Ensino Superior Evolução da proporção de mulheres em relação aos matriculados, novos ingressos e graduados 99/
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Estudantes Matriculados em 2003
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Evolução dos Matriculados, Homens e Mulheres
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Novos Ingressos, 2003
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Novos Ingressos, Homens e Mulheres
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Graduados, 2003
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Graduados, Homens e Mulheres
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Matriculados por Área Científica e por Sexo, 2003
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Mulher e Carreira O Caso do MINED (Órgão Central)
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Mulher e Carreira Distribuição dos funcionários do MIREME por nível académico
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Desenvolvimento Profissional
Promoção e exercício de cargos de direcção ou chefia Igualdade de oportunidades e respeito pela legislação Capacitação profissional, actualização, reciclagem Estamos num mercado de trabalho em constante mudança Adequação ao posto de trabalho Permanente actualização do conhecimento
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Mulher e Carreira O Caso do MINED (Órgão Central)
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Mulher e Carreira O Caso do MIREME
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Mulher e Carreira O Caso do MIREME
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Considerações Finais Apesar dos ganhos já alcançados e da clareza da legislação laboral, a mulher ainda não usufrui plenamente dos seus direitos O sistema educativo está a dar passos visíveis na promoção de oportunidades de educação e formação da mulher
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Considerações Finais A maioria das mulheres continua com “medo” das carreiras das áreas de Ciências Naturais e Exactas e Tecnológica Ainda parece haver falta de equidade no desenvolvimento profissional e na ocupação de cargos de responsabilidade
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Considerações Finais: Desafios
Continuar a despertar a consciência da mulher sobre os seus direitos e as oportunidades Divulgação de legislação; A mulher também pode realizar objectivos, tem capacidade Manter e consolidar as conquistas da mulher Equidade no acesso à educação e formação de qualidade Formação nas carreiras tidas como tradicionalmente “masculinas”
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Considerações Finais: Desafios
Lutar por suprimir todos os obstáculos De carácter sócio-cultural Criar uma nova consciência social sobre o papel da mulher Acesso ao conhecimento O sistema educativo, a todos os níveis deve pôr em prática estratégias de promoçãao da mulher, em especial na área das ciências naturais e na área tecnológica O que fazer para que mais estudantes de ambos sexos se interessem por esta área? Que pontes estabelecer entre os vários níveis do SNE? Que papel para os empregadores? Que papel para as organizações femininas (OMM, FAWE…)
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