Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArthur Amador Alterado mais de 11 anos atrás
1
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE Letramentus - consultoria em linguagem e educação
2
Inspirada pelos dizeres teóricos já apresentados, esta apresentação versará sobre a prática fonoaudiológica em Oficinas de Linguagem com crianças; Formação de Educadores, de Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA.
3
OBJETIVOS Problematizar as ações tradicionalmente desenvolvidas pela Fonoaudiologia para o acolhimento ao problema em questão; Ressignificar o fazer profissional, com base nas propostas de oficinas de linguagem e formação de educadores, de modo a destacar a promoção da saúde.
4
OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoques
Enfoque histórico da ação: foco = curativo/reabilitador – preventivo; surgiram como forma de organização da demanda na UBS e modalidade de atendimento na escola; critérios para agrupamento = idade e caracterização da patologia/sistematicidade do distúrbio.
5
OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoques
Enfoque atual (em destaque nesta proposta): foco = promoção da saúde; surgem como alternativa de otimização da linguagem, envolvendo a seleção de gêneros do discurso e a constituição da fala letrada; critérios para formação de grupos = história de letramento, grau de letramento, necessidades de aprimoramento e idade.
6
OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoque atual
Definição: “espaços privilegiados de interlocução que, embora não contemplem a instância terapêutica, produzem efeitos significativos na relação entre o sujeito e a linguagem” (Calheta, 2006); Objetivo: “possibilitar o estabelecimento de heterogêneas parcerias discursivas, do ponto de vista do repertório lingüístico, que promovam a (re)inserção do sujeito em práticas letradas”.
7
OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoque atual
Oficina com crianças: desenvolvimento da proposta, com base em entrevistas com pais/responsáveis; formação de grupos; projeto “Sala de Espera”.
8
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoques
Enfoque histórico da ação: foco 1 = curativo (orientação guiada pela presença de crianças com diversos distúrbios da comunicação); Foco 2 = preventivo (encontros com professores, cujos alunos apresentam ou não distúrbios, para evitar ou minimizar os efeitos das patologias).
9
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoques
Enfoque atual: Foco = promoção da saúde; encontros reflexivos com educadores, guiados pelos dados do perfil institucional; Ênfases = perfil institucional seleção de temáticas de interesse configuração da freqüência e duração.
10
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual
Definição: “ação caracterizada pelo foco na promoção da saúde, de forma a possibilitar o estabelecimento de relações discursivas qualitativas entre educadores e o fonoaudiólogo” (Calheta, 2005); Objetivo: “promover encontros reflexivos, com destaque ao desenvolvimento dos sujeitos inseridos na escola, que possam contribuir para o fazer do educador”.
11
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual / diretrizes
modalidades – presencial e à distância; focos da formação - produção textual capacidades de leitura análise lingüística; educadores envolvidos – Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio EJA.
12
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual
Etapa de formação escolar dos alunos/temas: Educação Infantil = desenvolvimento da linguagem e eventos de letramento; Ensino Fundamental = alfabetização e práticas sociais de leitura e escrita; Ensino Médio = articulação das capacidades de leitura / produção de textos e gramática; EJA = relação entre histórias de letramento e modos de apropriação do conhecimento.
13
Contatos:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.