Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
(Re)Construir olhares 2009-2011
Apresentação do Projecto TEIP2
2
(Re)Construir olhares 2009-2011
Agrupamento de Escolas de Marrazes
3
A génese do Projecto Identificação das principais situações problema
Definição de objectivos e prioridades Elaboração de propostas de intervenção, metodologias e plano de acção Identificação dos recursos humanos , materiais e equipamentos necessários Definição de um Plano de Actividades, especificando as metas, forma de acompanhamento e avaliação
4
Situações Problema Dimensão do Agrupamento Comportamentos de risco
Projecção da imagem das escolas na comunidade Degradação do equipamento escolar Meio socioeconómico e cultural desfavorecido Número significativo de alunos com PLNM Indisciplina e violência Insucesso escolar e qualidade do sucesso educativo
5
Objectivos do Projecto
Reduzir o insucesso educativo Promover a qualidade do sucesso Minimizar ocorrências de indisciplina e violência Reduzir o absentismo e o abandono escolar precoce Fomentar a aceitação das diferenças e a integração plena de todos os alunos
6
Objectivos do Projecto
Promover o desenvolvimento vocacional e orientação escolar e profissional dos alunos Criar condições facilitadoras para a prevenção e redução de comportamentos de risco Promover a participação e colaboração dos pais e encarregados de educação e da comunidade educativa no desenvolvimento socioeducativo dos alunos Enriquecer as opções formativas do Agrupamento Criar respostas no âmbito da Educação e Formação para Adultos
7
Objectivos do Projecto
Eliminar situações de insegurança na escola Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Criar mecanismos funcionais de informação e comunicação escola – família – comunidade Projectar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade Melhorar a qualidade dos serviços prestados
8
Potencialidades do Projecto
melhoria das condições de ensino aprendizagem desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular melhoria da qualidade do percurso educativo
9
Potencialidades do Projecto
diminuição de comportamentos e situações de risco envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo educativo envolvimento da comunidade no processo educativo
10
Potencialidades do Projecto
criar e manter uma Bolsa de Mediadores Escolares rentabilizar recursos humanos, espaços e equipamentos projectar positivamente na comunidade projectos desenvolvidos no Agrupamento
11
35% de insucesso a LP no 3º Ciclo
Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Língua Portuguesa Desenvolvimento das técnicas de leitura e escrita, pelo prof. de LP da turma, aproveitando 45 min da Área de Projecto (7-º ano ) Apoio aos alunos, pelo prof. de LP, durante o Estudo Acompanhado no 7.º e 8.º anos, juntamente c/ o prof. de Matemática Oficina de Leitura/Escrita Apoio a grupos de alunos de duas turmas, do 7.º e 8.º anos, pelos seus prof de LP em 45 min da componente não lectiva 35% de insucesso a LP no 3º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 28% de insucesso no final do projecto Meta
12
Existência de 28 alunos com PLNM
Acções a desenvolver Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Apoio específico em Língua Portuguesa Existência de 28 alunos com PLNM - níveis de prof.A1,A2 e B1 1º CEB Actividade(s) Situação problema Meta Domínio da Língua Portuguesa
13
Diversidade de alunos com PLNM
Acções a desenvolver Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Centralização dos alunos com PLNM nas turmas de acordo com o seu nível de proficiência, para facilitar o apoio com o professor especializado durante as horas de Estudo Acompanhado Diversidade de alunos com PLNM EB Actividade(s) Situação problema Proporcionar apoio adequado à aprendizagem da Língua Portuguesa Meta
14
Insucesso nas Línguas Estrangeiras
Acções a desenvolver Combate ao insucesso nas Línguas Estrangeiras Desdobramento do Inglês e do Francês (ambos com 3h), no bloco de 90 min, no 7.º ano Insucesso nas Línguas Estrangeiras Actividade(s) Situação problema Reduzir o insucesso no 7º ano a Inglês (de 33% para 20%) Reduzir o insucesso no 8º ano a Francês (de 39% para 25%) Metas
15
Acções a desenvolver Metas
Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Marrazes (12,5% retenções no 2º ano e 18,4% nas provas de aferição) Actividade(s) Situação problema Reduzir para 6,5% o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas
16
Acções a desenvolver Metas
Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Regueira de Pontes (44,4 % nas provas de aferição) Actividade(s) Situação problema Reduzir para 11,1 % o insucesso nas provas de aferição em Regueira de Pontes Reduzir para 11,1 % o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas
17
14% de insucesso a Matemática no 2º Ciclo
Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Desdobramento das aulas de Matemática no 5º ano no bloco de 90 min. com a disciplina de CN Par pedagógico no 6º ano ( 45 min.) em 5 turmas a indicar pela escola 14% de insucesso a Matemática no 2º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 10% de insucesso no final do projecto Metas
18
41% de insucesso a Matemática no 3º Ciclo
Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Utilização dos 45 min. da oferta de escola para consolidação e sistematização de conteúdos Par pedagógico no 7º e 8º anos a Matemática (45 min.) Estudo Acompanhado do 7º e 8º ano (dado pelo prof. de LP e de Matemática da turma) Clube da Matemática 41% de insucesso a Matemática no 3º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 30% de insucesso no final do projecto Metas
19
Fragilidade nas competências educativas familiares e relação
Acções a desenvolver Cooperar para melhor educar Mensagem na Hora: envio de SMS ou imediatamente a seguir a comportamentos inadequados ou faltas Acções formativas sobre Acompanhamento Educativo Familiar e Escolar Fragilidade nas competências educativas familiares e relação Escola/Família Actividade(s) Situação problema Prevenir e combater - indisciplina e violência - insucesso escolar e absentismo Melhorar as relações de cooperação Escola-Família Objectivos
20
Multiculturali-dade dos alunos
Acções a desenvolver Escola Sem Fronteiras Dinamização de actividades de educação intercultural Projecto Capoeira Multiculturali-dade dos alunos Actividade(s) Situação Estimular comportamentos e atitudes de tolerância e de partilha; Promover o conhecimento do outro; Objectivos
21
Fraca qualificação escolar e profissional dos pais e EE
Acções a desenvolver Cursos de Educação e Formação de Adultos Promoção de Curso EFA; Articulação com Centros RVCC Fraca qualificação escolar e profissional dos pais e EE Actividade(s) Situação problema Melhorar as habilitações escolares e as competências profissionais Promover a inserção/progressão no mercado de trabalho Objectivos
22
Reduzir a indisciplina e a violência
Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Promover a criação de clubes temáticos: Clube Jardins d’Àgua Clube do Ambiente EducArte Falta de actividades lúdico pedagógicas para ocupação dos tempos livres Actividade(s) Situação problema Reduzir a indisciplina e a violência Objectivo
23
Indisciplina e Violência
Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Criação de Clube para Mediação de Conflitos na Escola Indisciplina e Violência Actividade(s) Situação problema Reduzir a violência escolar, as faltas disciplinares e o número de castigos e suspensões Objectivos
24
Meio sociocultural desfavorecido
Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Meio sociocultural desfavorecido Actividade(s) Situação problema Diminuir problemas de indisciplina e agressividade interpessoal Objectivo
25
Ausência de competências e hábitos de leitura.
Acções a desenvolver Reorganização da Biblioteca Escolar Dinamização e animação do serviço de biblioteca itinerante Formação para alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Actividade(s) – 1º Ciclo Situação problema Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo
26
Ausência de competências e hábitos de leitura.
Acções a desenvolver Reorganização da Biblioteca Escolar Reorganização dos espaços, equipamentos e recursos documentais Promoção da leitura e da literacia centrado nas ACND. Formação para utilizadores destinada a alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Actividade(s) – 2º e 3º Ciclos Situação problema Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo
27
Projecção deficiente das actividades do Agrupamento na comunidade
Acções a desenvolver A Minha Escola Criar um Laboratório Multimédia Criar o Jornal on-line do agrupamento Estabelecer parceria com jornal local para divulgação de actividades do agrupamento Projecção deficiente das actividades do Agrupamento na comunidade Actividade(s) Situação problema Melhorar a imagem da escola junto da comunidade Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Objectivos
28
Deficiência nos equipamentos escolares e recursos didácticos
Acções a desenvolver A Minha Escola Apetrechar as salas de aula com carteiras adequadas à estatura e idade dos alunos. Colocar persianas adequadas nas janelas (criar condições de projecção). Investir nas condições de trabalho/estudo da Sala de Estudo Acompanhado. Deficiência nos equipamentos escolares e recursos didácticos Actividade(s) Situação problema Melhorar as condições de estudo e trabalho Facilitar a concentração nas tarefas educativas Objectivos
29
Fraco envolvimento dos pais e da comunidade na vida da Escola
Acções a desenvolver Escola Aberta Desporto na Escola (numa perspectiva de envolvimento parental) Abertura do espaço escolar para a realização de iniciativas da comunidade educativa Fraco envolvimento dos pais e da comunidade na vida da Escola Actividade(s) Situação problema Estimular a participação dos pais e da comunidade educativa na vida da escola Potenciar a utilização de materiais e equipamentos da escola Objectivos
30
Divulgação de Boas Práticas
Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Criação de Portfólio online das Boas Práticas Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Analisar e Reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2 na escola e na comunidade Promover a partilha de saberes e experiências Objectivos
31
Divulgação de Boas Práticas
Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Promoção da imagem do Projecto TEIP 2 na comunidade escolar e extra escolar Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Promover o Agrupamento junto da comunidade Criar uma representação positiva do TEIP Objectivos
32
Divulgação de Boas Práticas
Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Organização das Jornadas TEIP Marrazes (Maio 2011) Intercâmbio com outras escolas TEIP 2 Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2; Promover a partilha de saberes e experiências; Objectivos
33
Acções a desenvolver Monitorização do Projecto Objectivos
Avaliação e monitorização do Projecto com acompanhamento de perito externo Avaliação Actividade(s) Situação Planear e tomar de decisões Reflectir e regular as práticas Efectuar recomendações e reorientação da acção. Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2. Promover a partilha de saberes e experiências. Objectivos
34
Recursos atribuídos ao TEIP2
Docentes 2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 1º ciclo 1/2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 2º e 3º ciclos 1 Prof. Matemática - (Variante) 1º e 2º ciclos 1 Professor TIC - 8h-Horário 300 LP - 11h Prof. PLNM - 2º e 3º ciclos - 4h-Horário h horário 330 - 7h-Horário Matemática e CN - 6º ano - 16h-Horário Matemática e CN - 5º ano
35
Recursos atribuídos ao TEIP2
Técnicos 1 Técnico Serviço Social 2 Animadores Culturais
36
Recursos atribuídos ao TEIP2
Serviços a contratar 1 Monitor de Capoeira Monitores do ambiente Monitores de actividades desportivas Formador em Mediação de Conflitos Perito externo (Professora Doutora Antónia Barreto)
37
Acompanhamento e avaliação
Equipa TEIP2 Titular do órgão de direcção executiva do agrupamento Psicólogo do SPO Coordenador do Projecto Representante do conselho pedagógico Três docentes e um representante de uma instituição local de referência
38
Acompanhamento e avaliação
Instrumentos Análise dos resultados da avaliação dos alunos Relatórios de Prof. e Técnicos Grelhas de participação e assiduidade Grelhas de avaliação da satisfação Questionários Fichas de recolha de informação Listas de verificação Análise dos resultados da avaliação dos alunos
39
(Re)Construir olhares 2009-2011
Marrazes
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.