A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organismos Internacionais:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organismos Internacionais:"— Transcrição da apresentação:

1 Organismos Internacionais:
ALCA , ALALC E ALADI Aluna: Luana Antunes da Luz

2 ALCA Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é um projeto de bloco econômico que reúne países da América, tanto do sul, central e do norte. Ao longo das reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles e no fim de 2005, as negociações pararam. A proposta foi feita pelos Estados Unidos. A criação desse bloco não agradou a todos no continente, especialmente os latino-americanos. Englobaria todos os países da América, com exceção de Cuba.

3 Objetivos da ALCA Um dos principais objetivos da ALCA é a área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias seriam reduzidas. Isso possibilitaria a passagem de mercadorias

4 História da ALCA Foi proposto durante a Cúpula das Américas, em Miami, nos Estados Unidos, em Participaram dessa reunião, chefes de Estado e de Governo de 34 países das Américas, exceto de Cuba. A partir da reunião surgiu a ideia de criar uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Essas decisões foram consolidadas na Declaração de Princípios e no Plano de Ação aprovados na época. O objetivo do bloco era ser uma área de livre comércio de produtos, dinheiro e até mesmo serviços Após isso, várias reuniões aconteceram, tanto é que entre 1994 a 1998, esses países se reuniram formando doze grupos que identificariam e examinariam medidas relativas ao comércio e suas áreas. Os líderes estabeleceram um compromisso único, de que seriam transparentes, considerando os níveis de desenvolvimento e a economia dos países das Américas. Além de garantir a elevação da qualidade de vida, melhores condições de trabalho e proteção ao meio ambiente.

5 Depois disso, ocorreram várias outras reuniões até que no ano de 2005 a proposta foi ”esquecida”. Os países latinos que consideravam a Alca como um “truque” dos Estados Unidos para controlar o mercado das Américas. Já para alguns norte-americanos, o bloco teria uma má influencia em seu países, já que nesses casos, havia o receio de que as empresas pudessem sair de lá e buscar mão de obra barata, e com isso, diminuir a quantidade de empregos dentro do pais. Se a ALCA existisse, seria o bloco econômico com maior espaço físico do mundo, além de englobar economias crescentes (como Brasil e Argentina), além dos Estados Unidos e Canadá

6

7 ALALC A Associação Latino-Americana de Livre Comércio foi uma tentativa de integração comercial da América Latina no ano de1960. Os membros eram Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru, e Uruguai.Com o objetivo de criar uma área de livre comércio na América Latina. Em 1970 entraram: Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Em 1980, se tornando então Associação Latino-Americana de Desenvolvimento de Integração (ALADI). Permaneceu com essa composição até 1999, quando Cuba passou a ser membro.

8 História Em 1960, pelo Tratado de Montevidéu, a ALALC foi criada para implantar um mercado comum regional com a formação de uma zona de livre comércio, em até doze anos. Foi de inicio em regimes autoritários pelos dos Estados-partes que fizeram com que a sua unidade fosse se disseminando, a ponto de a Associação estagnar-se. Mas, antes de alcançar esse estágio irreversível, diversas foram as tentativas de manter a coesão tendo sido proposta em 1967, na reunião de Chefes de Estado e de Governo americanos, em Punta del Este, no Uruguai, a constituição do Mercado Comum Latino-Americano no prazo máximo de quinze anos, a partir de 1970, para acelerar tal integração. Porém, não obteve êxito tal projeto, pois Bolívia, Chile, Colômbia, Equador ,Peru e Venezuela (1973)decidiram constituir um subgrupo regional andino, sem que se retirassem formalmente da ALALC, pelo Acordo de Integração Subregional de Cartegena de

9 A década de 70 com a crise do petróleo, que atingiu a economia mundial, gerou uma recessão nos países latino-americanos, alem do ultranacionalismo dos regimes ditatoriais na América Latina. Foi assim que os Estados-partes, diante do insucesso dessa Associação, resolveram reestruturá-la, criando a ALADI - Associação Latino- Americana de Integração. O problema fundamental na América Latino do pós-guerra não era o de reconstruir um mercado interno, nem o de simplesmente retomar os vínculos materiais de um comércio regional despedaçado por anos de crise e de guerra. Mas a formação do mercado interno com a criação e expansão. Entre 1960 e 1980, o comércio intra-regional cresceu 20 vezes, contra apenas 10 vezes com o resto do mundo. Ao cabo de 10 anos, porém, o impulso ‘livre-cambista’ já dava sinais de desgravações tarifárias perderam progressivamente o fôlego, até praticamente desaparecer da mesa de negociações. Ao ser substituída pela ALADI, em 1980.

10 ALADI Foi criada em 1980 para promover o desenvolvimento econômico e social da região, em processo de integração que visa um mercado comum latino- americano. O conjunto dos 13 membros da ALADI abrange uma área de 20 milhões de km² (quase cinco vezes maior que a União Europeia). ALADI – trouxe consigo um importante elemento de flexibilização: a possibilidade da assinatura de acordos entre apenas dois ou mais países- membros. Dessa forma, os compromissos não mais precisaram ser assumidos por todos os países. Isso fez com que o número de acordos assinados no âmbito da ALADI aumentasse de forma significativa. Embora o Tratado constitutivo do MERCOSUL não tenha sido protocolizado na ALADI, muitas normas comerciais do MERCOSUL são registradas na ALADI, como Protocolos Adicionais entre outros.

11 Atualmente, cerca de 70% do comércio entre os países da ALADI é totalmente desgravado – ou seja, conta com 100% de preferência tarifária. Para o Brasil, o valor do comércio liberado é de aproximadamente 75% do total das nossas exportações e quase 90% do total das nossas importações. Graças à rede de acordos da ALADI, prevê-se que a América do Sul se torne uma área de livre comércio em 2019. A ALADI também facilita o comércio por meio de outras iniciativas para além de sua rede de acordos. Uma delas é o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR), que funciona como um sistema de compensação de pagamentos derivados do comércio dos países membros entre os bancos centrais participantes. O CCR permite economia de divisas e a diminuição de risco de exportações aos demais países-membros. Além disso, a ALADI implementa a Certificação de Origem Digital, sistema que permite a emissão de documentos de origem por meio eletrônico, em substituição ao papel – modernizando, agilizando e reduzindo os custos dos trâmites nas operações comerciais. Outra importante iniciativa é a EXPO ALADI, voltada para pequenas e médias empresas. A EXPO ALADI é uma grande rodada de negócios que reúne representantes de entidades governamentais e empresariais para a divulgação de oferta exportável e das preferências proporcionadas pela rede de acordos comerciais da ALADI.

12

13 Grata pela atenção ! Fonte: www.megatimes.com.br www.itamaraty.gov.br
blocos-economicos.info


Carregar ppt "Organismos Internacionais:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google