Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarolina Silveira Pedroso Alterado mais de 7 anos atrás
1
TEORIA HIPODÉRMICA OU TEORIA DA BALA MÁGICA
Por: Cristina Zanellatto, Murilo da Matta e Nathieli Rodrigues
2
A Sociedade de Massa A comunicação passou por diversas etapas.
Cada uma dessas etapas teve um efeito significativo na sociedade. Com a chegada da mídia impressa, dos filmes e do rádio, passou a ser necessário realizar estudos sobre a comunicação de massa.
3
A Teoria Hipodérmica Período entre guerras (década 20 e 30) e com isso a difusão da comunicação de massa; Foi desenvolvida pela escola norte-americana Pode ser descrita também como uma teoria da propaganda e sobre a propaganda; Behavorismo e sociedade de massa.
4
Teoria baseada no esquema do E R, onde os meios estimulam e os indivíduos reagem de forma semelhante, mecanicamente. “Cada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem” (Wright, 197,79) Os indivíduos estão isolados, são anônimos, estão separados, atomizados.
5
Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele sem dificuldade. A passividade do receptor é ressaltada nesta teoria.
6
OBJETIVO Compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para a partir disto, ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre as pessoas.
7
A propaganda era utilizada com o objetivo de influenciar as pessoas a serem adeptas a regimes políticos e consequentemente as guerras Muitos estudiosos dizem que a razão pra Alemanha ter perdido a primeira guerra, foi pela grande influencia da mídia. Na época os meios de comunicação e todos os programas e propagandas eram pensadas para o bem o governo .
9
Hitler propagava o nazismo através do rádio
10
A teoria hipodérmica foi a base para todas as outras teorias da comunicações
ela logo foi descartada por ser considerada muito simplista, já que não levava em conta as resistências que a mensagem sofria antes de chegar ao individuo
11
A teoria hipodérmica não pode ser considerada extinta, já que todas as teorias são baseadas nela, mas se levarmos em conta a facilidade que somos influenciados, seja pelas mídias ou pelas pessoas, perceberemos que ela ainda reside e é utilizada por todos os meios, com o objetivo de vender algo ou alguma ideia como também para nos fazer acreditar/aceitar, a vida e a sociedade em que vivemos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.