Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
2
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO. NORMALMENTE NÃO TEM NARRADOR E NELE PREDOMINA O DISCURSO NA SEGUNDA PESSOA (TU/VÓS). ALÉM DESTE TIPO DE DISCURSO, O TEXTO DRAMÁTICO PRESSUPÕE O RECURSO À LINGUAGEM GESTUAL, À SONOPLASTIA E À LUMINOTÉCNICA.
3
FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO
O TEXTO DRAMÁTICO PODE SURGIR SOB A FORMA DE • TRAGÉDIA • COMÉDIA • DRAMA • TEATRO ÉPICO • TEATRO MODERNO
4
O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: 1
O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: 1. TEXTO PRINCIPAL - AS FALAS DOS ACTORES, CONSTITUÍDAS POR • MONÓLOGO – UMA PERSONAGEM, FALANDO CONSIGO MESMA, EXPÕE PERANTE O PÚBLICO OS SEUS PENSAMENTOS E/OU SENTIMENTOS; • DIÁLOGO – FALAS ENTRE DUAS OU MAIS PERSONAGENS; • APARTES – COMENTÁRIOS DE UMA PERSONAGEM PARA O PÚBLICO, PRESSUPONDO QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO SEU INTERLOCUTOR.
5
2. TEXTO SECUNDÁRIO (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES. É COMPOSTO POR: - PELA LISTAGEM INICIAL DAS PERSONAGENS; - PELAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA EXTERNA DA PEÇA (DIVISÃO EM ACTOS, CENAS OU QUADROS); - PELAS INDICAÇÕES SOBRE O CENÁRIO E GUARDA-ROUPA DAS PERSONAGENS; - PELAS INDICAÇÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM PALCO, AS ATITUDES QUE DEVEM TOMAR, OS GESTOS QUE DEVEM FAZER OU A ENTOAÇÃO DE VOZ COM QUE DEVEM PROFERIR AS PALAVRAS…
6
ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA ESTRUTURA EXTERNA – O TEATRO TRADICIONAL E CLÁSSICO PRESSUPUNHA DIVISÕES EM : * ACTOS - CORRESPONDENTES À MUDANÇA DE CENÁRIOS * CENAS - EQUIVALENTES À MUDANÇA DE PERSONAGENS EM CENA ESTRUTURA INTERNA – UMA PEÇA DE TEATRO DIVIDE-SE EM: * EXPOSIÇÃO – APRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS E DOS ANTECEDENTES DA ACÇÃO * CONFLITO – CONJUNTO DE PERIPÉCIAS QUE FAZEM A ACÇÃO PROGREDIR * DESENLACE – DESFECHO DA ACÇÃO DRAMÁTICA
7
PERSONAGENS CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO:
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SUA CONCEPÇÃO: * PLANAS OU PERSONAGENS-TIPO – NÃO ALTERAM O SEU COMPORTAMENTO AO LONGO DA ACÇÃO. REPRESENTAM UM GRUPO SOCIAL, PROFISSIONAL OU PSICOLÓGICO * MODELADAS OU REDONDAS – EVOLUEM AO LONGO DA ACÇÃO, AS SUAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS VÃO-SE ALTERANDO E, POR ISSO MESMO, PODEM SURPREENDER O ESPECTADOR. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO: * PROTAGONISTA OU PERSONAGEM PRINCIPAL * PERSONAGENS SECUNDÁRIAS * FIGURANTES
8
PERSONAGENS TIPOS DE CARACTERIZAÇÃO:
* DIRECTA – A PARTIR DOS ELEMENTOS PRESENTES NAS DIDASCÁLIAS, DA DESCRIÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS, DAS PALAVRAS DE OUTRAS PERSONAGENS, DAS PALAVRAS DA PERSONAGEM A PROPÓSITO DE SI PRÓPRIA. * INDIRECTA – A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS, ATITUDES E GESTOS QUE LEVAM O ESPECTADOR A TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.
9
ESPAÇO ESPAÇO – O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS
DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM. COEXISTEM NORMALMENTE DOIS TIPOS DE ESPAÇO: * ESPAÇO REPRESENTADO – CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO * ESPAÇO ALUDIDO – CORRESPONDE ÀS REFERÊNCIAS A OUTROS ESPAÇOS QUE NÃO O REPRESENTADO.
10
TEMPO * TEMPO DA REPRESENTAÇÃO – DURAÇÃO DO CONFLITO EM PALCO * TEMPO DA ACÇÃO OU DA HISTÓRIA – O(S) ANO(S) OU A ÉPOCA EM QUE SE DESENROLA O CONFLITO DRAMÁTICO * TEMPO DA ESCRITA OU DA PRODUÇÃO DA OBRA – ALTURA EM QUE O AUTOR CONCEBEU A PEÇA
11
INTENÇÕES DO AUTOR QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO * MORALIZADORA - DISTINGUIR O BEM DO MAL, PARA MOSTRAR QUE O BEM VENCE SEMPRE * LÚDICA OU DE EVASÃO - DE ENTRETENIMENTO, DE DIVERSÃO, DE RISO * CRÍTICA EM RELAÇÃO À SOCIEDADE DO SEU TEMPO * DIDÁCTICA - TRANSMITIR UM ENSINAMENTO
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.