A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso Eficiente dos Serviços da Água, Saneamento e Energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso Eficiente dos Serviços da Água, Saneamento e Energia"— Transcrição da apresentação:

1 Uso Eficiente dos Serviços da Água, Saneamento e Energia
EFICIÊNCIA: UM OBJECTIVO EM PERMANÊNCIA António Santos Silva 22 de Setembro de 2009

2 O DESAFIO: TEMOS QUE FAZER BEM O QUE DEVE SER FEITO

3 Puzzle da Eficiência

4 A Concepção do Sistema Lógica de Bacia Hidrográfica
Integração de vários Municípios Dimensionamento das Infra-estruturas População servida, taxas de atendimento; Ociosidade; Localização. Massa crítica

5 Mapa do Sistema Multimunicipal

6 A Gestão das Pessoas Trabalho em equipa Organização clara
Correcta atribuição de funções Conhecimento, competência, mérito Motivação, incentivo, justiça e equidade

7 Estrutura organizativa da SANEST

8 A Gestão dos Activos Operação e Manutenção
Acções de intervenção rápida; Monitorização recorrente do funcionamento do Sistema; Telegestão e Telemetria de caudais; Plano de Manutenção preventiva; Manutenção Correctiva.

9 A Gestão dos Activos Renovação, Ampliação e Reabilitação
Perspectiva de longo prazo; Avaliação das condições funcionais; Avaliação do estado de conservação; Valoração e Inventário das Infraestrutras; Decisão sobre prioridades; Planeamento e execução.

10 Inspecção CCTV 2 Exemplos: juntas imperfeitas, ligações mal acabadas, deformações ligeiras em colectores cujo material é plástico, erosão ligeira.

11 Estado de conservação dos colectores
Avaliado numa escala de 1 a 5, em função das anomalias detectadas, com base na Norma Europeia (EN :2003): 1 Sem necessidade de intervenção. 2 Planificar a reabilitação a longo prazo. Reabilitação necessária a médio prazo e executada no prazo de 3 a 5 anos. 3 Manutenção executada com urgência e no prazo de 1 a 2 anos. 4 5 Manutenção executada urgentemente e a curto prazo.

12 Melhoria Contínua Objectivos e Indicadores de Gestão
Indicadores de Desempenho (IRAR) Qualidade do Serviço; Económico-financeiro; Sustentabilidade ambiental. Certificação no âmbito da Qualidade, Ambiente e Segurança

13 OBJECTIVO FINAL: A EXCELÊNCIA!
O FUTURO: FAZER BEM HOJE NÃO CHEGA! É PRECISO FAZER, SEMPRE, CADA VEZ MELHOR… OBJECTIVO FINAL: A EXCELÊNCIA!


Carregar ppt "Uso Eficiente dos Serviços da Água, Saneamento e Energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google