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DIVIDIR A UNIDADE.

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Apresentação em tema: "DIVIDIR A UNIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 DIVIDIR A UNIDADE

2 dividir a unidade em duas partes iguais
Observa uma unidade dividida em duas partes equivalentes. 1 dividir a unidade em duas partes iguais uma unidade 2 partes da unidade Cada uma das duas partes corresponde a metade.

3 Para representar as partes equivalentes de uma unidade, usamos frações.
1 2 1 2 1 2 partes da unidade

4 1 2 Numa fração há dois números: Numerador
O numerador indica as partes da unidade que se tomam. 1 2 Denominador O denominador indica o número total de partes iguais da unidade.

5 1 2 Escrevemos (um meio) para representar uma das 2 partes equivalentes em que foi dividida a unidade. 1 2 1 2 1 2 1 2

6 1 2 1 2 1 2 1 2

7 1 3 (um terço) é uma das 3 partes equivalentes em que foi dividida a unidade. 1 3 1 3 1 3 1 3 1 3

8 1 4 (um quarto) é uma das 4 partes equivalentes em que foi dividida a unidade. 1 4 1 4 1 4 1 4 1 4

9 1 5 (um quinto) é uma das 5 partes equivalentes em que foi dividida a unidade. 1 5 1 5

10 1 3 1 4 1 4 1 2 Proposta de exercícios.
Representa sob a forma de fração a parte pintada de cada figura: 1 3 1 4 1 4 1 2

11 1 4 1 3 1 5 1 2 Proposta de exercícios.
Representa sob a forma de fração a parte pintada de cada figura: 1 4 1 3 1 5 1 2

12 A unidade representa o percurso todo.
Podemos utilizar a reta numérica para representar medidas de comprimento ou distâncias percorridas. A unidade representa o percurso todo.

13 Se dividirmos o percurso em duas partes iguais e só percorrermos uma parte, percorremos metade do percurso.

14 Se dividirmos o percurso em três partes iguais e só percorrermos uma parte, percorremos um terço do percurso.

15 Se dividirmos o percurso em quatro partes iguais e só percorrermos uma parte, percorremos um quarto do percurso.

16 Se dividirmos o percurso em cinco partes iguais e só percorrermos uma parte, percorremos um quinto do percurso.

17 Proposta de exercícios.
Vários alunos fizeram um concurso de salto em comprimento. O segmento de reta que liga os pontos 0 e 1 representa a distância que o João saltou. A Maria fez um quinto da distância e a Joana, um quarto. Qual das duas fez o salto mais longo? R: Quem fez o salto mais longo foi a Joana.

18 Proposta de exercícios.
Já o Diogo fez um terço e o Santiago um meio. Qual dos dois fez o salto mais curto? R: Quem fez o salto mais curto foi o Diogo.

19 DIVIDIR A UNIDADE


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