A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."— Transcrição da apresentação:

1 Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e congregações para efetuarem estudos sobre a Mordomia Cristã.

2 Série Mordomia Cristã Tema: Introdução geral Estudo 01

3

4 INTRODUÇÃO O estudo sobre a Mordomia Cristã destina-se aos cristãos, objetivando o aperfeiçoamento da vida de santificação, vida de consagração ao Senhor, à sua Igreja e ao seu semelhante.

5 JUSTIFICADO - pela graça de Deus e acolhido como filho
A pessoa que confessa os seus pecados e crê em Jesus Cristo é perdoada e salva gratuitamente pela graça de Deus (Ler: Ef 2.8-9). JUSTIFICADO - pela graça de Deus e acolhido como filho pelo PAI, o cristão quer desenvolver, por amor e gratidão, uma vida de: SANTIFICAÇÃO. Tarefa - Ler e comentar: 1. Rm 2. Jo

6 Conceito da palavra MORDOMIA
A palavra MORDOMIA se refere à função de um MORDOMO. Mordomo é o ECÔNOMO, uma pessoa incumbida de administrar (governar) a casa do proprietário, que lhe entregou esta tarefa em confiança.

7 “Ecônomo” - Deriva da junção dos termos gregos:
“oikos” (casa) “nomos” (lei, costumes) Resulta daí que o Mordomo administra a casa de acordo com os interesses e as orientações do proprietário da casa.

8 Onde ele encontra estas orientações?
Debate: Qual é a orientação que o cristão segue na sua função de Mordomo de Deus? Onde ele encontra estas orientações? Ler e debater: Sl Sl 1.1-3 Sl Pv 2.6-9 Tg 1.5 Fp 2.13

9 Então: Mordomo cristão é um Cuja cabeça é Cristo (Ef 5.23)

10 O que é SER um bom Mordomo Cristão?
(O grupo responde)

11 Santificação Somos santificados pelo Espírito Santo que age através dos meios da graça (Palavra e Sacramentos). É Ele que nos leva a crer em Cristo Jesus e nos capacita a viver de modo digno do Senhor. Tarefa: Ler e comentar o que o apóstolo Paulo escreve: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz” (Cl )

12 Motivação Tarefa O que nos motiva ou impulsiona para
servirmos a Deus e ao próximo em uma vida de santificação (como Mordomo)? Analisar: a) Jo 4.19 b) 2 Co 5.14 c) 1 Jo 3.16 d) Rm 5.5

13 Tarefa Ler e comentar: a) “Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor” (1 Co NTLH). b) “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl ARA).

14 Salmo “Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O Senhor fez grandes coisas por eles!” Este texto lembra a alegria e a gratidão do povo de Israel que foi liberto, por intervenção divina, do cativeiro Babilônico e voltou para Jerusalém.

15 Nós fomos libertos do “cativeiro” da escravidão do pecado e da condenação, por graça de Jesus Cristo. Também dizemos: “O Senhor fez grandes coisas por nós”! Além de nos criar e salvar, nos deu a vida, o evangelho, a fé, tempo, talentos, dons, bens e muitas bênçãos. Agora: Queremos servi-lo – para a honra e glória do seu Santo Nome.

16 A palavra “mordomia” mostra uma relação entre o homem e Deus.
O cristão usa as dádivas confiadas por Deus para promover os interesses de Deus no mundo.

17 É com temor, amor e com regozijo em nossos corações que assumimos nossa responsabilidade de mordomos de Deus. Também somos gratos a Ele por nos ter confiado tantas oportunidades para servi-lo e glorificar seu santo nome.

18

19 “Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos”. (Rm )

20 Que Deus abençoe a todos nós, por graça de Jesus Cristo. Amém.
O presente estudo poderá ser adaptado para uso conforme as necessidades das congregações. Aguarde novo estudo no próximo mês, com o tema: “Educando para a Mordomia”, enfatizando a educação no lar. Que Deus abençoe a todos nós, por graça de Jesus Cristo. Amém. Pastor Geraldo Schüler (VPEM) Pastor Martinho Sonntag (VPEC)


Carregar ppt "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google