A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

iniciar a apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "iniciar a apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 iniciar a apresentação
Tema: Salvador Dali Contribuição de: Maria de Lourdes Oliveira Martins Consultora e professora em graduação e pós-graduação Pitágoras e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) Enviado em: 19/03/2004 Veja o texto “Frases de Dali” que foi enviado em anexo a apresentação Clique aqui para iniciar a apresentação

2

3

4

5

6

7

8 Este texto é um pouco longo mas você irá descobrir imagens e fatos encantadores sobre este grande pintor espanhol. Vale a pena ler! Salvador Dalí foi um grande artista que era também um grande promotor de si mesmo e showman. A combinação foi uma fórmula irresistível para o sucesso. Dalí, com os bigodes arrogantemente arrebitados, tornou-se uma figura familiar para milhões de pessoas que nunca tinham chegado perto de uma galeria de arte. Dalí era espanhol, nascido em 11 de maio de 1904, na pequena cidade catalã de Figueiras.

9 Proveniente de uma família sólida de classe média, amigos ricos e cultos incentivavam o jovem Dalí e o mantinham extraordinariamente bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes. Ele já tinha uma bagagem artística muito boa quando foi estudar pintura em Madri (1921-6), e o período teve mais importância pelas amizades que fez com o poeta Lorca e o diretor de cinema Luis Buñuel, com quem filmou o famoso Un Chien Andalou (1929). A partir de 1929, Dalí foi sendo cada vez mais atraído pelo Surrealismo. Este movimento sediado em Paris, influenciado pelas teorias relativamente novas de Sigmund Freud, criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática e outros procedimentos voltados para libertar o artista da tirania da racionalidade.

10 Em 1929, com a ajuda da mulher que seria sua amante, esposa, "zeladora" e musa, Gala Eluard, o pintor se estabeleceu como membro do grupo. Gala parece ter salvo Dalí de uma grave crise mental, e sem a sua ajuda e fé no gênio dele, talvez ele não tivesse tido tanto sucesso; por outro lado, foi Gala, cada vez mais gananciosa e extravagante, que o incentivou a comercializar e freqüentemente banalizar sua arte. Dalí pintou suas obras mais famosas, e provavelmente as melhores, na década de , usando um "método crítico-paranóico" que ele mesmo imaginou. Este método envolvia várias formas de associações irracionais, notadamente imagens que variavam conforme a percepção do observador, de tal maneira que um grupo de soldados guerreando pudesse de repente ser visto como o rosto de uma mulher.

11 Uma característica distintiva da arte de Dalí é que, além de serem fantásticas, elas eram sempre pintadas com uma técnica "acadêmica" impecável e precisão "fotográfica" que a maioria dos artistas de vanguarda contemporâneos considerava fora de moda. No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes em relação às novidades artísticas eram menos conservadoras do que no Velho Mundo. O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalí a fugir para os EUA, onde ficou oito anos. A América proporcionou inúmeras oportunidades para ele usar seu talento e também despertou deu lado exibicionista.

12 Tornou-se uma super-celebridade, encenando happenings muito antes da invenção deste termo, e eventualmente até aparecendo em comerciais de TV. Entretanto, Dalí também continuava trabalhando muito e com seriedade, mantendo-se prolífero como artista, projetista e escritor. Viveu o bastante para se tornar um ícone da geração hippie e criar um monumento pessoal fantástico na forma do Museu Dalí em Figueiras, todo um ambiente repleto de objetos e murais bizarramente criativos. Gala, morre em 1982, e Dalí nunca se recupera, virando um espectro vivo até sua morte, em 20 de janeiro de 1989. Está enterrado no Museu Dalí em sua terra natal.

13 FRASES DE SALVADOR DALÍ

14 “O Segredo, o segredo mais bem guardado do mundo, que sou eu, ainda não sabe como começar a trabalhar um quadro.”

15 “Os maiores psicopatologistas não sabem onde a loucura começa ou onde acaba o gênio.”

16 “... Não apenas um instigador mas também um simulador.
Brinco seriamente? Digo verdades extraordinárias? As piadas se tornam realidades? Não são as verdades apenas criancice intimidadora?

17 “Não é necessário que o público saiba se estou brincando ou se sou sério, assim como não é necessário que eu próprio o saiba...”

18 “... uma vez que as ciências especializadas de nosso tempo se concentram no estudo de três constantes da vida: o instinto sexual o sentimento da morte e a angustia do espaço-tempo.”

19 IREMOS OBSERVAR ALGUMAS IMAGENS DO ARTISTA PLÁSTICO SALVADOR DALÍ.

20

21

22 DETALHES

23 DETALHE

24

25 GALA Leda Atômica 1949 DALÍ fala: “A Leda Atômica é o quadro chave da nossa vida. Tudo aí está suspenso no espaço, sem que nada toque em nada. A própria morte se eleva à distância da terra.”

26 Galateia de Esferas 1952 Para DALÍ é o “paroxismo da alegria”, uma “monarquia anárquica”, a “unidade do universo”... Julgamos ouvir, tal como Mazart a “música das esferas onde se movem as sereias”.

27

28 Casa onde Dalí morou com Gala

29

30 Espaço e Tempo

31

32 A Persistência da Memória

33

34

35

36

37 DETALHES

38

39

40

41

42

43 MISTICISMO

44

45

46

47

48

49

50 Construção Mole com Feijões Cozidos- Premonição da Guerra Civil,
1936

51

52

53

54 GAVETAS E MULETAS Sempre presentes na obra de DALÍ

55 Retrato de Picasso, 1947 Segundo Dalí, Picasso não trata da beleza, mas da feiura...O seu intelectualismo furioso é, por outro lado denunciado por este cérebro que lhe sai pelo nariz para se transformar em colher que apanha tudo...

56 Cabeça Rafaelesca Rebentada, 1951
Dalí abre as portas do conhecimento: “Mais forte do que os ciclotrons e os computadores cibernéticos, posso num instante, penetrar nos segredos do real... Venha à mim o êxtase!...Venha a mim Santa Teresa de Ávila!... Eu, Dalí realizando o misticismo espanhol, vou provar pela minha obra a unidade do Universo mostrando a espiritualidade de toda substância”

57

58

59 O Sono, 1937 “O sono é um verdadeiro monstro <crisálico> cuja metamorfose e nostalgia são apoiadas por onze muletas principais, igualmente” <crisálicas> e a estudar separadamente.”

60

61 DETALHES

62 Exemplo notável da forma como Dalí chega a conferir uma dimensão épica aos elementos mais quotidianos. As imagens do pão ocupam um lugar considerável na obra de Dalí”que não sabe o que faz, mas sabe o que come”. “O meu objetivo” explica Dalí, “foi recuperar a técnica perdida pelos antigos, de chegar a uma imobilidade do objeto pré-explosivo”. O PÃO

63 TELAS QUE VAMOS OBSERVAR

64 VEJA ALGUNS DETALHES

65 1943 Poesia da América -Os Atletas Cósmicos,
O PRÓPRIO QUADRO DESCRITO POR DALÍ Poesia da América -Os Atletas Cósmicos, 1943 A mistura de recordações catalãs e de descobertas americanas, tendo em primeiro plano a premonição da vitória dos Negros sobre os Brancos e do declínio da África reduzida ao seu invólucro vazio. Primeira aparição de uma garrafa de Coca-Cola em obra de arte, vinte anos antes da POP ART e Warhol.

66 Essa imagem lhe desperta lembranças e associações
Essa imagem lhe desperta lembranças e associações? Em caso afirmativo, quais são elas? Veja os detalhes.

67 Relógio É um mapa... De qual continente? Garrafa de Coca-Cola Gaveta

68 Aponte elementos contidos na imagem, os quais, na sua opinião, revelam exemplos e/ou contra exemplos dos temas coragem e prudência? Explique porque você percebe essa relação.

69

70

71 DETALHE

72

73 Busto de Mulher Retrospectivo, 1933 Agora observe esta segunda tela. Faça as mesmas observações que você fez para a primeira imagem.

74 Bélgica, Coleção Particular
Pão e tinteiro, porcelana, espiga de milho, formiga e tira zootrópica sobre cartão. Bélgica, Coleção Particular

75

76

77 Formigas

78

79 Bibliografia: Mais informações na Internet Livro do Programa de Ética do Grupo Pitágoras Autores: Angélica Sátiro e Paulo Volker.

80


Carregar ppt "iniciar a apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google