A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,"— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar, se divertir. Que tal conduzir seus alunos numa investigação diferente? Nesta atividade a idéia é que eles aprendam um fator natural que influencia diretamente nas atividades humanas: a duração do dia. Primeiramente os alunos vão pesquisar sobre o horário em que o sol nasce e se põe na cidade natal deles. A partir desses dados vão montar uma planilha para analisar o processo no período de um ano. Depois vão investigar e escrever as possibilidades e descobertas sobre o assunto e finalmente aprenderão como os movimentos do planeta Terra interfere neste processo. Siga os passos da atividade Investigando a luz do Sol e tenha certeza que suas aulas vão brilhar! Público alvo: A partir do 6º ano do ensino fundamental Disciplina: Ciências, Geografia e Matemática Tema transversal: Espaço e Estações do ano Softwares necessários: Internet Explorer, Excel e Word Tempo previsto: 5 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar! This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour.

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Investigando a luz do Sol está dividida em 2 partes. Na sala de aula os alunos são introduzidos ao tema e será apresentada a proposta de trabalho. Já no laboratório de informática eles vão seguir um roteiro de investigação, assim poderão montar as planilhas e fazer uma análise reflexiva sobre o assunto. A aula termina com um grande debate, no qual cada aluno vai expor o que descobriu e a que conclusão chegou. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao tema NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem da planilha e análise Etapa 3 – Dissertação Etapa 4 – Debate e conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 NA SALA DE AULA DICA A Primavera, do latim prima verna, ou primeiro verão, é a primeira das quatro estações. Ela tem um significado especial: é o momento da natureza desabrochar, florescer. Cores, cheiros, beleza, brilho, muitas possibilidades, diversidade de formas. O pólen das flores convida abelhas, borboletas, beija-flores a se aproximarem – é um convite à aproximação, ao encontro. ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Escreva bem grande na lousa: Seja bem-vindo a Primavera! Inicie a aula solicitando aos alunos que citem palavras que remetem a esta estação do ano. Vá anotando na lousa. Pare quando alguém comentar a respeito da duração dos dias. Em seguida, explique que este será o foco das próximas aulas: investigar a luz do Sol e saber o porquê a partir da Primavera os dias ficam mais longos, por exemplo. Explique como será a atividade e as partes a ser desenvolvidas no laboratório de informática: montagem de planilha de dados a partir da pesquisa da luz do sol durante um ano, análise dos dados, dissertação e debate sobre o assunto. Então aproveite para questioná-los: - Você consegue imaginar a que horas o Sol nasceu hoje e que horas ele vai se pôr? - Este horário será diferente daqui a seis meses? Por quê? - Se a Terra sempre gira 24 horas por dia, porque alguns dias são mais longos que outros? Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

5 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Distribua a Folha de atividade, nela o aluno encontra um roteiro do que será desenvolvido nesta etapa da atividade: pesquisa dos horários de sol nascente e poente, dados necessários para a montagem da planilha. Peça para que os alunos trabalhem em pares. Como se trata de uma investigação, deixe-os bem soltos para buscar informações onde desejarem. Estipule aproximadamente 25 minutos. ETAPA 2 – MONTAGEM DA PLANILHA E ANÁLISE Conforme os alunos forem coletando os dados, estes devem ser inseridos na planilha. Interrompa a aula e exija a atenção de todos para iniciar a montagem da estrutura no programa Excel. Siga o arquivo Passo a passo Excel; Em seguida, as duplas devem preencher a planilha e iniciar as análises seguindo o roteiro presente na folha de atividade; Folha de atividade Passo a passo Excel

6 ! NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA Visite alguns sites que falam sobre o assunto: Ambiente Brasil Observatório UFMG ETAPA 3 – DISSERTAÇÃO Agora chegou a hora dos alunos dissertarem sobre as probabilidades e conclusões a que chegaram. Faça um breve comentário do que foi visto. Solicite que os alunos exponham quais foram as primeiras observações. Então, apresente um resumo sobre o processo de translação e rotação da Terra. Exiba animações e gráficos para que eles entendam como funciona a chegada da luz solar até o planeta Terra. Em seguida, eles devem começar a produção dos textos. Na folha de atividade os alunos encontram um roteiro com os pontos mais importantes para ser comentado. Estipule aproximadamente 40 minutos. ETAPA 4 – DEBATE E CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para a apresentação de cada dupla. Eles devem comentar rapidamente quais foram os resultados da investigação. Então finalize a atividade explicando os benefícios das Estações do ano e como ela contribui para vários setores, como na agricultura ou mesmo na moda. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

7 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google